Quatro fabricantes de painéis de LCD estão sendo processados pelo estado de Nova York por conta de um possível oligopólio que “há pelo menos dez anos” estaria fixando preços de telas para computadores e televisores no mercado norte-americano, encarecendo o produto final para o consumidor.

O processo foi aberto pelo procurador geral Andrew Cuomo contra Hitashi, Sharp, LG e Samsung, que afirma que as companhias “eliminaram a competição no setor tomando decisões secretas e mantendo os preços de seus produtos altos” para fabricantes de computadores como Dell e IBM. Entre outras coisas, essas empresas vendem seus computadores para repartições públicas como escolas, hospitais e delegacias, o que de quebra também tornaria a prática um crime contra o estado.

De acordo com o processo, protocolado na corte de Manhattan, “a prática fez com que dinheiro dos contribuintes fosse gasto de maneira desnecessária ao financiar estas compras, prejudicando os cofres públicos. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, caso sejam consideradas culpadas as empresas podem pagar mais de US$ 860 milhões (R$ 1,5 bilhões) em multas.

Com informações: Wall Street Journal

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kylefurtado
Que mágico, Isso caiu na minha prova de história. ONTOPIC: Bom, essa prática é comum, raro é ver alguém se dando mal.
Rogerio RK
não acho que veio tarde tal fato. creio que isso poderá intimidar futuras formações de cartéis por parte de grandes empresas. ótimo que esteja acontecendo. espero que dê resultado.
Mateus
Se eles acham os preços nos USA oligopolio, os preços no Brasil é tipo um estelionato , tentativa de estorção algo assim ? hehhehehe
Alexandre
Acho que nao vai dar em nada. É bem dificil provar olipolio com 5 industrias. E de se pensar que isso é uma pratica comum aqui no pais. O pessoal do cimento, que sao 3,4 industrias acordam os precos em reunioes ultra secreta, ainda mais agora com esse boom imobiliario.
Hernani
E a justiça sempre atrasada, agora que chegam os LEDs no mercado a queda do preço dos LCD já é inevitável, pelo menos segue aquela máxima, tarda mas não falha
Rafael Silva
O texto foi corrigido, obrigado!
Carlos Santos
"monopólio" que eu saiba (como a própria palavra diz - "mono") se refere ao domínio irregular do mercado por uma única empresa, único fornecedor que controla a oferta de um determinado produto. Se ocorre um cartel (um pequeno grupo de empresas fornecedoras de um produto combinam preços), o nome é "oligopólio".
Nanael Soubaim
Duro será provar que houve alguma reunião secreta, será como pedir a nota fiscal da cocaína comprada pelo traficante.