Início » Legislação » Fabricantes de LCD processadas por formação de cartel

Fabricantes de LCD processadas por formação de cartel

Avatar Por
9 anos atrás

Quatro fabricantes de painéis de LCD estão sendo processados pelo estado de Nova York por conta de um possível oligopólio que "há pelo menos dez anos" estaria fixando preços de telas para computadores e televisores no mercado norte-americano, encarecendo o produto final para o consumidor.

O processo foi aberto pelo procurador geral Andrew Cuomo contra Hitashi, Sharp, LG e Samsung, que afirma que as companhias "eliminaram a competição no setor tomando decisões secretas e mantendo os preços de seus produtos altos" para fabricantes de computadores como Dell e IBM. Entre outras coisas, essas empresas vendem seus computadores para repartições públicas como escolas, hospitais e delegacias, o que de quebra também tornaria a prática um crime contra o estado.

De acordo com o processo, protocolado na corte de Manhattan, "a prática fez com que dinheiro dos contribuintes fosse gasto de maneira desnecessária ao financiar estas compras, prejudicando os cofres públicos. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, caso sejam consideradas culpadas as empresas podem pagar mais de US$ 860 milhões (R$ 1,5 bilhões) em multas.

Com informações: Wall Street Journal

Mais sobre: , , , , ,