Receita apreende R$ 8 milhões em celulares da Xiaomi e outras marcas em SP

4 mil celulares foram levados pela Receita Federal em São Paulo, incluindo Xiaomi Mi Note 10 Lite, Redmi Note 8 e Redmi 7A

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Receita Federal apreende celulares Xiaomi

A Receita Federal apreendeu mais de 4 mil celulares na última quinta-feira (25) em um shopping popular da cidade de São Paulo, em ação conjunta com a Prefeitura. Foram levados diversos smartphones da Xiaomi como o Mi Note 10 Lite, Redmi Note 8 e Redmi 7A; além de dispositivos baratos de outras marcas, com valor total estimado em R$ 8 milhões.

A operação “De onde fala”, com foco em celulares novos sem origem lícita, foi realizada pela Direp (Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho) da Receita Federal em São Paulo, com apoio da subprefeitura da Sé na capital paulista.

“A prática identificada lesa os importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal e os recursos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos”, argumenta a Receita em comunicado.

Receita Federal apreende celulares Xiaomi

Receita Federal apreende celulares Xiaomi

As fotos da operação divulgadas pela Receita mostram diversos modelos da Xiaomi à venda no shopping popular, incluindo o Redmi Note 8, Redmi Note 9, Mi Note 10 Lite, Redmi 7A, Redmi 8, Redmi 8A e Redmi Go.

Em uma das imagens, encontramos até mesmo o mascote da Xiaomi, chamado Mi Bunny ou MiTu, no teto da loja. Havia também diversas unidades do Semp Go, smartphone barato que roda Android Go; e tablets Androids como o RCA Coolpad 3G 7″.

Os eletrônicos apreendidos pela Receita provavelmente serão leiloados em algum momento. Os responsáveis, por sua vez, devem responder pelo crime de descaminho, que significa vender “mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente”.

Receita Federal apreende celulares Xiaomi

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados