Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Aguardando a mensagem… Pode demorar; o que WhatsApp quer dizer?

Aguardando a mensagem… Pode demorar; o que WhatsApp quer dizer?

Aviso aparece no lugar da mensagem enviada pelo aplicativo e pode acontecer quando o WhatsApp for reinstalado no smartphone

Aguardando a mensagem, isso pode demorar um pouco” é um aviso que o WhatsApp exibe quando o recado enviado ainda não foi criptografado para ser entregue ao destinatário. Segundo o aplicativo, cada mensagem compartilhada por meio da plataforma é protegida por criptografia de ponta a ponta.

Esse aviso pode aparecer no lugar da mensagem enviada por um amigo e, geralmente, acontece quando faz pouco tempo que o WhatsApp foi reinstalado no seu aparelho ou no celular da pessoa na qual você está conversando.

Criptografia de ponta a ponta

Para ver o recado em vez do aviso “aguardando a mensagem… isso pode demorar um pouco”, é necessário que a pessoa que enviou o texto abra o aplicativo no próprio smartphone. Ou seja, é preciso que o contato fique online para que a criptografia seja feita “em uma ponta” — no app de quem começou a conversa.

Logo após, a mensagem é enviada, criptografada “na outra ponta” e fica disponível para ser visualizada normalmente no aplicativo.

De acordo com o WhatsApp, é como se apenas você e o seu contato tivessem chaves especiais para abrir os cadeados que protegem cada mensagem enviada. Todo esse processo é automático. Isto é, não depende de configurações feitas pelo usuário.

Segundo a empresa, todas as mensagens de texto ou de voz, fotos, vídeos, atualizações de status, documentos e chamadas são protegidos por criptografia de ponta a ponta. O recurso de segurança está sempre ativado e não há forma de desativá-lo.

A intenção é garantir que terceiros não tenham acesso às mensagens trocadas em uma conversa entre você e seus contatos.

No app, ainda é possível confirmar que a ferramenta de segurança está ativa. Cada conversa tem um código de segurança único, que pode ser visto como uma sequência de 60 dígitos ou no formato QR code.

Essa informação é uma versão visível da chave compartilhada, entre os participantes da conversa, e fica na opção “criptografia”, dentro dos dados do usuário — que são exibidos ao tocar no nome do contato. Segundo o WhatsApp, a correspondência dos códigos indica que ninguém está interceptando as mensagens.

Com informações de: WhatsApp 1 e WhatsApp 2

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação