Google Fotos desativa backup de fotos e vídeos do WhatsApp

A mudança no backup do Google Fotos tem o objetivo de evitar a sobrecarga da internet durante a pandemia do novo coronavírus

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google Fotos vai desativar o backup de fotos e vídeos enviados pelo WhatsApp. O objetivo é evitar a sobrecarga da internet durante a pandemia do novo coronavírus. Além do aplicativo de mensagens, a medida vale para arquivos de Facebook, Instagram, Messenger, Twitter, Snapchat, Mensagens (iOS), Line, Viber, Helo e Kik.

A mudança foi anunciada no fórum do Google. A empresa explica que, como as pessoas estão compartilhando mais fotos e vídeos durante a pandemia, o recurso “backup e sincronização” será desabilitado por padrão para aplicativos como WhatsApp, Mensagens e Kik. O XDA Developers informa que a decisão também vale para os outros aplicativos mencionados anteriormente.

Ainda não há informações sobre por quanto tempo a opção permanecerá desativada, mas ela deverá ser implementada a partir desta segunda-feira (29). A mudança também será informada aos usuários por meio de um alerta no aplicativo. Enquanto a medida valer, o Google sugere que as pessoas passem a fazer backup de fotos específicas, e não mais de tudo o que é recebido nos aplicativos.

Para voltar a ter o backup automático de fotos e vídeos, será preciso fazer ajustes nas configurações do Google Fotos. A área permite fazer backup de pastas do dispositivo, incluindo as que são criadas por outros aplicativos.

O Google tem adotado desde março medidas para evitar congestionamentos da rede na pandemia. A empresa reduziu a qualidade de exibição de fotos no Chromecast e de vídeos no YouTube. Outros serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay também adotaram medidas semelhantes.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados