Início » Brasil » Conheça os aparelhinhos do Censo 2010

Conheça os aparelhinhos do Censo 2010

Avatar Por

A essa altura do campeonato, é possível que algum agente do Censo 2010 tenha visitado a sua casa, a fim de saber quantas pessoas são, quanto ganham, quais produtos e serviços consomem. A cada dez anos é assim, o IBGE põe um batalhão de funcionários na rua para descobrir a nova face do povo brasileiro.

Nesse ano, no entanto, eles têm ajuda da tecnologia.

Para fazer o questionário de perguntas, o IBGE optou nesse ano por adotar dispositivos móveis que auxiliam bastante no serviço. Fornecidos pela LG, 150 mil unidades do aparelho foram distribuídas, para que o Censo 2010 seja bastante rápido. Acho que já podemos considerá-lo, inclusive, o censo mais tecnológico de todos os tempos.

Os computadores de mão produzidos pela LG atendem a todos os requisitos do IGBE. Na verdade, ele é baseado no smartphone LG Smart GM750, mas passou por modificações para que pudesse ser usado efetivamente. Por exemplo, todos os aparelhos estão bloqueados e não podem acessar a internet, muito menos os serviços de telefonia.

Não foi informado o preço de cada unidade do aparelho, mas temos por base o preço do LG GM750 no mercado: R$ 1.200 desbloqueado. Como o IBGE fez a compra em grande quantidade, é provável que cada unidade tenha custado menos que isso.

O visor do aparelho é de 3 polegadas, sensível ao toque. Nada melhor do que um visor amplo para que os funcionários do IBGE insiram novos dados. Além disso, podemos destacar que o aparelho tem GPS embutido. O sistema operacional é Windows Mobile 6.5. Ou seja, torçamos para que não haja um crash em massa desses aparelhos e o Censo tenha que ser recomeçado do zero.

Todos os aparelhos ganharam uma capa emborrachada, imagino eu que para evitar danos em casos de queda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juliana
Embora muitos do problemas ditos acima sejam reais.. tenho certeza de que não acontece na maior parte dos PDA's. O outro modelo usado para a coleta são os PDA Mio, que foram utilizados no Censo Agropecuário de 2007. Realizar uma pesquisa em ambito nacional e que tem a obrigação de atingir todos os domicílios do país, em todo e qualquer canto, dá um trabalho imenso. Com a informatização do Censo com certeza estamos agilizando muito o processo, mas isso não quer dizer que não tenha problemas, é o 1º ano que é feito dessa forma, acho que deveriamos dar um pouco mais de crédito a todo esse processo. E responder a pesquisa sem reclamar tanto (afinal brasileiro só sabe reclamar.. NADA nada tá perfeito!!!)
Charles
Como recenseador, vou acrescentar algumas informações. - A maioria de nós usa um aparelho adaptado do LG [email protected] GM750 com uma capa azul emborrachada. - Contudo, alguns usam máquinas mais antigas, apelidada de "azulão". - Apesar de ser montado sobre o [email protected] nosso PDA não é um smartphone. Aproveita-se a carcaça, o processador, botão de ligar, tela e parte do hardware. O sistema não tem conexão wi-fi, não funciona como telefone e só roda (após a carga de parte do sistema operacional Windows Mobile 6.5) o aplicativo proprietário do próprio IBGE. - Ao aparelho foi acrescentado um GPS específico, que serve para atualizarmos as localizações no mapa do aplicativo e para rastrearem em caso de roubo. Se bem que, roubar esse aparelho não serve pra nada, só pro Censo mesmo. - O bom dele é que cabe no bolso. Mas trabalhar por horas seguidas, de pé, com uma telinha dessas e um software cuja fonte é Arial 8 é terrível. - Não sei quanto o governo pagou. Mas o leilão foi vencido por uma parceria entre duas empresas. A LG (que fabrica o aparelho) e a Daruma (que pelo visto só instala o software e adiciona a capa de borracha). - Usabilidade do software: nota zero. O pessoal de informática do IBGE adicionou procedimentos totalmente improdutivos para quem faz a coleta. Nem sequer há uma opção de "desfazer" quando digitamos errado. E o backup (pasmem) é feito no próprio aparelho (que se for perdido babau para os dados). Se bem que eu faço backup extra para meu PC.
chsolidade
Ou a LG queria se livrar desses smarts. Acho que nunca saberemos! :D
chsolidade
Isso sem falar no treinamento de UMA SEMANA pra uma galera que nunca viu nem computador na vida ! Imaginem a situação.
chsolidade
Véio, eu sou um desses "supervisor do supervisor" e é bem real tudo que tu disse ae ! Ninguém nunca sabe nada mesmo! Pura política! Importante é passar no jornal pra brasileiro ver que a parada é beeeem cool e tals ! Mas nem é. Puta enrolação burocrática e SUJA, pra variar. O governo NÃO SABE lidar com tecnologia, taí o SISU pra quem duvidar! |) E o outro PDA é um ... esqueci ! uahsuahsuahs Mas consegue ser melhor que esses LG's ae ! Aliás, acho que a LG pensou assim: "já que esse smart é tão ruim e lento que não vende, vamos fazer um BIG acordo com o governo e nos livrar-mos dessa porcaria!" hihihi
Bruno Gall
Eu vi quando o cara veio aqui em casa, tava doido para abrir o gadget
Hernani
Já diziam alguns economistas, o melhor cliente de uma empresa é o Governo
Hernani
Será que todos vão utilizar mesmo? Será que lugares como Rôndonia vai ter esses smartphones para o censo?
Hernani
verdade, ainda mais que ele cita "civilização brasileira"
Alex
Minha namorada, que é estudante, está trabalhando de rescenseadora pra ganhar uma grana. Alguns pontos que eu vi sobre o censo: 1. O PDA que ela recebeu não é esse da LG, é bem mais antigo, já está usado (e bem maltratado: stylus com a ponta quebrada, tela afundada na região do scroll). Amanhã eu olho qual é o modelo. 2. O PDA que está com ela não roda WM6.5, acho que é a 6. 3. Um dos motivos para a demora do censo é que após a realização do questionário pelos rescenseadores, os supervisores voltam em algumas casas e refazem o questionário. 4. Existem 2 tipos de questionários: o padrão e o de amostra. O de amostra é o mais completo e chega a incluir perguntas sobre o material de construção da casa. Em média a cada 10 casas visitadas, um questionário é de amostra. 5. Os rescenseadores não visitam só casas, mas também qualquer lugar onde possa morar pessoas: Igrejas, escolas, hospitais, empresas (Ex: tem zeladores que moram no local de trabalho). 6. Existe uma certa "burocracia" no processo: - O rescenseador foi até a casa e não encontrou ninguém. Tem que voltar outra hora. - Voltou e não encontrou novamente. Deixa contato para agendar entrevista. - Conseguiu achar o morador. O morador pode se negar a dar a entrevista. Nesse caso o rescenseador da um envelope contendo instruções para o preenchimento do questionário pela Internet e o moderador tem 7 dias para responde-lo. - Caso o morador não responda nem pela Internet, o rescenseador tem que voltar a casa, com um supervisor e apresentar a lei que obriga as pessoas a responder o censo. - Lembrando que essas foram as instruções recebidas pela minha namorada. A coisa é tão confusa que nem os supervisores dos supervisores muitas vezes não sabem o que fazer. 7. Outro motivo para a demora é que, por exemplo aqui em Caxias do Sul (2ª maior cidade do RS), quase 2 semanas após a data dita como inicio do censo, o posto do IBGE não tinha mesas e os coletes com identificação e os PDAs não haviam chegado. Poderia continuar criticando um monte o processo de rescenseamento brasileiro aqui, mas acho que já me alonguei demais.
Igor P.
okay... em face a isso eu não sei mais sobre meu comentário anterior. Se o passado já foi nesse esquema que que tão falando tanto desse Censo ter Smartphone e o caray?
Igor P.
Mas Hernani, lógico que o Brasil é imenso e não vai ser rápido censear. O cara tá falando que quando terminar de censear os resultados não devem demorar a aparecer. Do último demorou o que pra sair os resultados? 6~8 meses? Com sorte. Esse aí deve demorar uns 2 e olhe lá, sendo mal-humorado.
Lucasdime
Quando eu era pequeno... uns 10 anos... fui visitar minha vó no sítio e taa tendo esse Censo... e tals.. era da LG tbm! Não sabia o que era celular! O cara que fazia o teste deixou eu jogar joguinho no aparelhino! #FAIL ____________________________ Campanha Censo 2012 com iPad! :D
@JoaoPedroSachet
Eu vi esses aí, tem um touchscreen horrivel.
kylefurtado
Não sei porque, me lembra o Milestone.
Exibir mais comentários