Início » Jogos » Loja da Nintendo fica fora do ar no Brasil e mais países da América Latina

Loja da Nintendo fica fora do ar no Brasil e mais países da América Latina

"Loja Nintendo está em manutenção no momento", avisa empresa; usuários não recebem código para baixar jogos pela eShop

Felipe Ventura Por

A Nintendo desativou o acesso à loja online para Switch e 3DS no Brasil e em outros países da América Latina desde o último domingo (28): usuários se deparam com a mensagem “a Loja Nintendo está em manutenção no momento; tente novamente mais tarde”. Além disso, os clientes que realizaram compras de jogos não receberam o código para download no console através da eShop. Nesta terça-feira (30), a loja voltou ao ar.

Nintendo Switch Lite

A Loja Nintendo foi lançada no Brasil em 2018 com uma seleção reduzida de jogos e pagamento em reais, apenas via cartão de crédito; no ano seguinte, ela passou a aceitar boleto bancário. Recentemente, teve até fez uma promoção em títulos como Super Mario Party, Donkey Kong Country: Tropical Freeze e Kirby Star Allies.

Loja da Nintendo não envia código da eShop

No entanto, ocorreu algum problema nos últimos dias. Desde sábado (27), diversos usuários relatam no Twitter e no Reclame Aqui que compraram jogos na Loja Nintendo e receberam o e-mail de confirmação de compra, mas sem o código para inserir na eShop do Switch e fazer o download.

Nintendo

Imagem por @joseeql/Twitter

“Não recebi o código para download do jogo, apenas e-mail confirmando a compra com o local do código em branco”, explica um cliente no Reclame Aqui. “Abri pedido de assistência no site e até agora não recebi retorno. O site da Nintendo está em manutenção desde ontem um pouco após o horário da minha compra.”

As outras queixas são semelhantes: a loja desconta o valor do cartão, mas não entrega o código de download. Às vezes o suporte da Nintendo resolve o problema após o usuário abrir um chamado, mas nem sempre eles respondem.

Então, no domingo, a loja saiu do ar. O problema não estava limitado ao Brasil: o Tecnoblog conferiu que a loja Nintendo para a Argentina, Colômbia, Chile e Peru exibiam a mesma mensagem de erro avisando sobre a “manutenção”. Elas já estão de volta.

Caso você não tenha recebido um código de download, o suporte da Nintendo explica o que fazer:

Você pode encaminhar novamente o email de confirmação acessando a página “Minha Conta” no site da Loja Nintendo, e em seguida selecionar “Enviar Email”. Um novo email de confirmação contendo o código para resgate será encaminhado para o endereço eletrônico da conta Nintendo que realizou a compra.

Se isso não der certo, será necessário entrar em contato com o suporte.

Loja Nintendo em manutenção no Brasil

Atualizado em 01/07

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

A Nintendo não merece os fãs que têm, essa empresa asquerosa pisa nos seus clientes de todas as formas possíveis. É o que sempre falo, os jogos são excelentes, o problema é a plataforma pra jogá-los e a empresa por trás deles.

Eu (@Keaton)

Poxa… não sei se fico brabo com a Nintendo ou aliviado por causa do problema que tive ao comprar o Switch antes da pandemia… (veio sem o console, mas ai devolveram a grana)

Edit: Parece que achei o motivo: https://www.nintendolife.com/news/2020/06/nintendo_scraps_the_sale_of_digital_game_download_codes_at_european_retailers

After careful examination of the evolving European marketplace in recent years, Nintendo has decided to end the availability of download codes for its own-published software via retailers, effective 1st July 2020.

Customers will still be able to purchase Nintendo eShop funds, Nintendo Switch Online memberships, and add-on content such as the Pokémon Sword and Pokémon Shield Expansion Pass, at retailers across Europe. Download codes for Nintendo Switch software from other publishers will also still be available.

Apesar de a matéria estar informando sobre algo que a Nintendo inventou de fazer na Europa, acho que isso será global. (Sei lá, a Nintendo parece ter achado que é uma boa idéia forçar as pessoas irem às lojas comprarem os vouchers dos jogos no meio do COVID-19…)

Mas lembro que já tinha visto vouchers de alguns jogos como o Pokémon Let’s Go e Mario Maker 2 na Lojas Americanas já antes da pandemia…