Início » Aplicativos e Software » Google lança Nearby Sharing, AirDrop do Android, em beta

Google lança Nearby Sharing, AirDrop do Android, em beta

O Google exigirá apenas o Play Services instaldo em um Android 6 ou superior para poder utilizar o Nearby Sharing em seu dispositivo

André Fogaça Por

O Google finalmente liberou os primeiros testes do Nearby Sharing para alguns usuários selecionados. O recurso promete ser a solução do gigante das buscas para o compartilhamento de arquivos entre dispositivos próximos, nos moldes do AirDrop que a Apple utiliza nos iPhones, iPads, iPods Touch e Macs.

google nearby sharing share

Assim como acontece no lado da maçã, o Nearby Sharing pode ser ativado ou não no dispositivo e ele fica mais aparente dentro das opções de compartilhamento de uma foto, vídeo, link ou mesmo um tweet. Além de ativado ou desativado, o recurso do Google pode ser utilizado com todos os contatos que estão no aparelho, para alguns contatos selecionados ou então para ninguém.

Além de ser limitado apenas para contatos, outra diferença para o AirDrop da Apple é que quem recebe o compartilhamento de conteúdo recebe uma notificação para aceitar ou não que seu celular fique disponível para então poder receber o arquivo. É um passo extra no consentimento de ambos os lados da conexão, que pode ser via Wi-Fi ou dados de operadora mesmo – Bluetooth é utilizado apenas para um gadget encontrar o outro.

Um detalhe importante é que o Google, sabendo da fragmentação do sistema, apenas exige o Play Services instalado e atualizado para que o Android esteja pronto para utilizar o Nearby Sharing. Este limite elimina basicamente apenas os aparelhos que não contam com os serviços e apps do Google instalados. Em versão do Android, o Google diz que basta ter ao menos o Android 6 Marshmallow (lançado em 2015) instalado para ter o recurso.

Neste momento a versão 20.26.12 beta do Play Services é necessária para o teste e o dispositivo precisa estar na lista do Google, que ativa algum botão lá do lado do servidor deles. Eu testei aqui em três aparelhos diferentes e em nenhum deles o Nearby Sharing apareceu.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ecliptor (@ecliptor)

Bem vindo a 2011, Android!

² (@centauro)

Se é limitado para contatos, significa que eu não consigo enviar um arquivo do meu celular pro meu tablet com o AirDrop, por exemplo?

João Claudio (@jcl301)

tb fiquei com essa dúvida

João Claudio (@jcl301)

vai ser a versão oficial do WiFi Direct, que a Samsung ja usa há alguns anos?

gbcrls (@gabrielcarlos)

Essa função de Wi-Fi direct não é prática. Não tem como deixar o Wi-Fi direct ligado ou visível o tempo todo, seja para todos, apenas para contatos ou para dispositivos logados com a minha conta. Para um dispositivo aparecer na lista de disponíveis é necessário que ele esteja na tela de Wi-Fi direct, e ainda assim obrigatoriamente tem que tocar em aceitar para cada envio (único ou em lote). Muitas vezes eu até prefiro subir o(s) arquivo(s) no Google Drive temporariamente e compartilhar o link. Eu queria praticidade!

anon31878329 (@anon31878329)

Bem, mesma coisa que a Apple copiando somente AGORA a gaveta de aplicativos, Widgets, chamada em pop ups e assim por diante.

anon31878329 (@anon31878329)

Já foi dito que o recurso será suportado pelo Google Chrome para permitir que o envio ocorra também para desktop’s. Neste caso, provavelmente, ocorrerá tal qual o Duo (Em dispositivos Google Home pela casa), você pode enviar para si mesmo e escolher o dispositivo que irá receber.

anon31878329 (@anon31878329)

A Samsung conta com o “Compartilhamento de link” que apesar de depender da internet, é muito simples e intuitivo. Você apenas clica em compartilhar no arquivo desejado e seleciona a opção “Compartilhamento de link”, ele já faz o upload e te entrega o link de compartilhamento sem sair da tela do arquivo, aí é só enviar o link para a pessoa.

DovahShy (@JustMonika)

O Android já possuía o Android Beam, só que ninguém ligava pra ele. https://en.wikipedia.org/wiki/Android_Beam

gbcrls (@gabrielcarlos)

Não só isso, mas o NFC sempre foi vítima dos cortes de custos em intermediários e de entrada. Em 2017 eu até tive esperanças de o NFC finalmente se popularizar após o lançamento dos J5 e J7 2017/Pro, mas infelizmente isso não virou tendência e até a própria Samsung desistiu da ideia.

João Almeida (@Joao_Almeida)

quem recebe o compartilhamento de conteúdo recebe uma notificação para aceitar ou não que seu celular fique disponível para então poder receber o arquivo.

mas isso também tem no AirDrop, se vc não quiser aceitar receber o arquivo ou não

David (@Rabelo)

O app Files, da google, tem uma opção de “Fast file sharing without internet”.