Exclusivo: clientes do Nubank denunciam fraude em compras no crédito

Nubank autorizou compras indevidas no crédito feitas para "Katia"; fintech realizará troca do cartão físico

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 7 meses
Nubank
Imagem por windowsxpel/Twitter

Diversos clientes do Nubank se queixaram nesta terça-feira (30) sobre compras indevidas no cartão de crédito, envolvendo diversas transações não-autorizadas em nome de uma pessoa chamada Katia. Em alguns casos, a empresa avisa que vai trocar o cartão. A fintech garante ao Tecnoblog que não houve vazamento de dados.

“Acordei com uma cobrança de R$ 8,29 no meu cartão de uma loja de vestuário; a compra foi feita às 0h29 e eu estava bem dormindo”, explica uma cliente do Nubank no Twitter. “Aqui teve a mesma tentativa de compra, às 1h29 no valor de 8,79”, afirma outro. O Tecnoblog encontrou outros dez relatos semelhantes na rede social.

No geral, os valores das compras eram baixos, talvez como uma forma de testar se o cartão estava ativo e se estava bloqueando transações. Não há informações sobre o local em que os pagamentos foram realizados; eles foram categorizados pelo Nubank como “vestuário” e estavam em nome de Katia. Vale lembrar que existem diversas pessoas no Brasil com o mesmo nome; além disso, criminosos podem usar nomes de laranjas em fraudes desse tipo, o que dificulta identificar a origem do golpe.

Nubank
Imagem por rafpastro/Twitter

Nubank menciona “cartão físico” em compras indevidas

“Surgiu uma compra no meu cartão (que só eu tenho acesso) numa tal de Katia num horário em que eu estava dormindo e agora vou ter que pedir outro cartão, mandar foto com documento”, reclama um cliente no Twitter.

No app, cada transação indevida menciona o termo “cartão físico”. É algo que pode aparecer até mesmo em compras online (sem maquininha), indicando que o número usado foi o do cartão de plástico, em vez do cartão virtual gerado no aplicativo.

As transações indevidas foram aceitas na maioria dos casos relatados; e algumas já foram estornadas de forma automática. Desde 2017, o Nubank usa a localização do celular para evitar fraudes no cartão de crédito: é uma forma de detectar se você está no mesmo lugar em que seu cartão está sendo utilizado.

Nubank

Nubank diz que não houve vazamento de dados

O Tecnoblog entrou em contato com o Nubank para obter mais detalhes. A fintech diz que “os casos reportados de compras não reconhecidas no estabelecimento em questão não têm origem na empresa; nossa estrutura de segurança permanece protegida e nenhum dado foi obtido diretamente de nossa base ou por vazamento”.

A empresa tem sistemas de detecção de risco para identificar estabelecimentos suspeitos: no geral, as compras são imediatamente negadas e o cartão é bloqueado. “Para transações já identificadas e confirmadas no estabelecimento suspeito, o Nubank está adotando as medidas cabíveis”, afirma o comunicado.

Os clientes que tiverem compras não reconhecidas neste ou em qualquer outro estabelecimento podem iniciar o processo de contestação direto no aplicativo, ou através da central de atendimento via chat ou telefone. “O reembolso será efetuado após a conclusão da análise do caso”, segundo a empresa.

Atualizado em 02/07

Receba mais sobre Nubank na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados