Início » Aplicativos e Software » Como configurar os toques na traseira do iPhone no iOS 14

Como configurar os toques na traseira do iPhone no iOS 14

Veja como ter um atalho rápido para funções do iPhone ao configurar um ou dois toques na traseira; função disponível no iOS 14

Lucas Lima Por
TB Responde

O iOS 14 trouxe os toques na traseira do iPhone, uma nova função para acessar atalhos para outros recursos do sistema mais rapidamente, com um ou dois toques, com o dedo indicador, nas “costas” do aparelho. Veja como configurar a funcionalidade.

Apple iPhone 8

Os toques na traseira do iPhone está entre os recursos de acessibilidade do iOS 14. É uma função possível a partir do acelerômetro do aparelho, para identificar os movimentos e ativar os atalhos configurados.

Como configurar o toque na traseira do iPhone no iOS 14

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque na opção “Acessibilidade”;
  3. Acesse “Toque”;
  4. Role a página até encontrar “Tocar na Traseira”;
  5. Selecione as opções que deseja configurar para tocar duas ou três vezes na traseira e acionar o atalho.

Configurar toques na traseira do iPhone no iOS 14

Como dito, o recurso tem foco em acessibilidade, sendo essas as principais sugestões configuração, como capturar ou bloquear a tela, diminuir ou aumentar o volume, acessar a Central de Notificações ou a busca (Spotlight), voltar à tela inicial, etc.

Contudo, também é possível configurar ações do app Atalhos da Siri, permitindo que os usuários criem outras opções além das pré-definidas na configuração atual. Por exemplo, dá para criar um atalho para acender ou apagar a lanterna com dois toques na traseira ou iniciar a reprodução de uma playlist.

É bem fácil acionar os toques na traseira do iPhone. Em alguns casos, acabei ativando acidentalmente, sem ter dado dois ou três toques. Isso porque o acelerômetro acaba sendo sensível e se engana ao achar que qualquer chacoalhada é uma batida.

Mais recursos de acessibilidade

Outros recursos de acessibilidade do iOS 14 foram:

  • Aprimoramento do VoiceOver: a partir de inteligência artificial, permitirá que o iPhone faça a leitura de textos dentro de imagens e descreva os objetos da foto, além de já ler o conteúdo exibido ao usuário;
  • Reconhecimento de Som: para pessoas surdas, o iPhone poderá enviar um alerta caso reconheça sons de campainha, sirenes, bebês chorando, água pingando, cachorro latindo no ambiente.

Para saber mais sobre a atualização do sistema:

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Nessa bata 1 consta só para o X em diante.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Digita no Spotlight Back tap, ou talvez em português, toque ma traseira. Se não der, tenta acessibilidade, já que é lá que fica.