Início » Internet » Planilhas Google terá preenchimento automático como no Excel

Planilhas Google terá preenchimento automático como no Excel

Planilhas Google terá ferramenta para preenchimento automático inteligente de listas similar ao Microsoft Excel com Smart Fill

Bruno Gall De Blasi Por

O Planilhas Google irá receber uma nova ferramenta para preenchimento automático nos próximos meses. Conforme anunciado nesta terça-feira (30), o Sheets passará a contar com um recurso similar ao Preenchimento Relâmpago, do Excel, para agilizar e facilitar a adição de informações em listas no serviço do Google Docs.

Google Planilhas (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Conhecido como Smart Fill (“Preenchimento Inteligente”, em tradução livre), o novo recurso do Google Sheets sugere o preenchimento de células de acordo com informações já presentes no documento. O funcionamento é similar ao Preenchimento Relâmpago (Flash Fill) do Excel 2013 e versões mais recentes.

“Digamos que você tenha uma coluna de nomes completos, mas deseja dividi-la em duas colunas (nome e sobrenome, por exemplo). Quando você começa a digitar os nomes em uma coluna, o Sheets detecta automaticamente o padrão, gera a fórmula correspondente e preenche automaticamente o restante da coluna para você”, explica o Google.

É o caso de uma planilha para administrar os participantes de um evento apresentada pelo Google. No exemplo, a ferramenta mescla informações automaticamente das colunas “Attendees” (“Participantes”, em tradução livre) e “Hi _____” para criar células com o mesmo padrão em uma lista, como “Hi Gerald” (“Oi, Gerald”).

Planilhas Google terá Smart Fill para preenchimento automático (Foto: Reprodução/Google)

O Google ainda disponibilizou a função Connected Sheets (“Planilhas Conectadas”, em tradução livre) para mais pessoas. O recurso para análise de dados se conecta ao Google BigQuery para que usuários do serviço possam manipular as informações desses bancos de dados diretamente pelo Planilhas do Google.

Segundo o Google, “isso facilita para que mais membros de sua organização entendam, colaborem e gerem insights a partir dos dados. Especificamente, pode ajudar os especialistas no assunto a trabalhar com dados sem depender de analistas, que podem estar menos familiarizados com o contexto dos dados ou sobrecarregados com uma ampla variedade de solicitações de dados”.

O Connected Sheet estará presente no Planilhas para assinantes do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education e G Suite Enterprise Essentials a partir de 30 de junho. A liberação do recurso será realizada gradualmente.

Com informações: TechCrunch e G Suite Updates Blog

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação