Início » Aplicativos e Software » Gboard, teclado do Google, testa escrita inteligente no WhatsApp

Gboard, teclado do Google, testa escrita inteligente no WhatsApp

O novo recurso de escrita inteligente do Gboard pode ser utilizado em apps como WhatsApp, Telegram e até mesmo o Mensagens do Google

André Fogaça Por

O Google começou a testar a escrita inteligente em seu teclado para Android, o Gboard. O recurso é basicamente o mesmo que já existe no Gmail e pretende agilizar a escrita ao sugerir palavras, que podem ou não fazer parte da frase que será enviada em apps focados em mensagens instantâneas como o WhatsApp.

gboard teclado google tecnoblog app

A funcionalidade começou a aparecer para alguns usuários que estão com a versão beta do Gboard, que faz parte da versão 9.5.12.317844448 do teclado do gigante das buscas. Ela funciona exatamente como já existe lá no serviço de e-mails do Google, isso significa que basta começar a digitar a frase que você quer enviar e sugestões de palavras vão aparecendo na frente.

Arrastar o dedo para a direita no teclado aceita a sugestão, mas você pode continuar digitando para que outras propostas apareçam no lugar da anterior. Por aqui eu não consegui abrir a escrita inteligente do Gboard em nenhum dos aparelhos Android, seja com Android 9 ou 10 e ambos estão com o teclado instalado em sua versão de testes mais recente.

Alguns relatos de usuários que receberam a novidade falam que o recurso pode ser utilizado em vários apps, mas focados em mensagens instantâneas e não em editores de texto. Exemplos onde a escrita inteligente apareceu são o WhatsApp, Telegram e até mesmo o aplicativo Mensagens do Google, que pode ser o padrão para SMS e suporta RCS, além de MMS até mesmo no Brasil.

Para entrar no programa de testes do Gboard, basta clicar neste link e aceitar os termos. E ai, você conseguiu?

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Tem como desabilitar isso?
Acho péssimo esse recurso.
Eu acabo digitando mais rápido do q a sugestão e às vezes ele preenche um trecho q não é o q eu desejava escrever.

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

Esse pessoal gosta mesmo de previsão no teclado? Para mim, afetava minha cognição. Usava o Swiftkey e ficar arrastando pra escrever afetou meu raciocínio; nunca procurei se tem pesquisas sobre isso. Felizmente conheci o Fleksy há uns bons anos e nunca escrevi tão rápido no smartphone, e sem afetar o raciocínio.

Renato Garcia (@Renato)

Não entendi qual a diferença do que já existe hoje, de sugestões de palavras aparecendo no próprio teclado conforme a digitação.

🤷‍♀️ (@xavier)

@Adriano_Garcez e @Renato na verdade não é a sugestão de palavras e sim a predição de frases, dentro do campo de escrita e não na linha acima dos botões.
No post linkado no final da matéria tem um GIF mostrando o recurso: https://9to5google.com/2020/06/30/gboard-android-smart-compose-google-messages/

Renato Garcia (@Renato)

Opa, valeu!! Com GIF tudo fica mais fácil. Agora lembrei desse recurso!

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

ok, mas a questão é predição, independente de qualquer tipo. Acho não natural.

² (@centauro)

Em tese, quanto mais você usar, mais natural vai ficar porque o algoritmo deve usar o tão falado “machine learning” pra aprender como você escreve e tentar prever com cada vez mais precisão exatamente o que você escreveria.
Quanto menos você usar, menos natural vai ser.