Como baixar temas no PS4

Veja como encontrar temas gratuitos para PS4, conheça as diferenças entre os tipos de tema, aprenda a instalar e personalizar a sua experiência

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Imagem tema PS4 - The Last of Us àrt II
Tema The Last of Us Part II (Imagem: André Leonardo/ Tecnoblog)

Os temas do PS4 são a junção de elementos como imagens, textos e sons que compõem a parte visual e sonora do sistema operacional do console para que a interação do usuário fique mais amigável. Veja como baixar temas do PS4 e personalizar a sua experiência com o console.

Tempo necessário: 2 minutos

Você pode adquirir uma grande variedade de temas na PSN, embora também existam temas pagos por lá. Para baixar os temas, faça o seguinte:

  1. Acesse a PS Store

    No menu principal do Playstation 4, acesse a aba “Playstation Store”, a loja digital do console, onde você pode baixar os temas;

  2. Pesquise por um tema

    Na barra de menu lateral, clique no campo “Expansões”, selecione “Temas”. O resultado vai exibir diversas opções. Para otimizar sua busca, utilize a opção “Adicionar Filtro”, em que você pode escolher opções como o gênero do jogo e até mesmo a exclusividade de um tema.imagem como baixar temas ps4

  3. Baixe um tema

    Após encontrar o tema que deseja, marque a opção “baixar”/ “download”

Como colocar um tema no PS4

Para mudar um tema no PS4 é preciso fazer a instalação no console. Processo é simples. Faça o seguinte:

  1. Acesse o menu “Configurações”;
  2. Escolha a opção “Temas”;
    imagem como baixar temas ps4 002
  3. Depois, “Selecionar tema”;
    imagem como baixar temas ps4 003
  4. Isso vai abrir a galeria de temas que você baixou. Basta selecionar um deles e instalar.

Você pode alterar aspectos dos temas, como a opção “Sombra de texto”, que permite mudar os contornos dos textos dos menus. Algo que pode melhorar a legibilidade para algumas pessoas.

Para quem deseja usar suas próprias imagens no console é possível colocar papéis de parede personalizados no Playstation 4.

Tipos de temas disponíveis para PS4

Os temas disponíveis para Playstation 4 são divididos em duas categorias:

  • Temas estáticos
  • Temas dinâmicos

Os temas estáticos funcionam de maneira parecida com arquivos de imagem e quando aplicados, apenas preenchem o fundo da tela com a uma imagem escolhida. Em alguns casos, temas estáticos podem ter mais de uma imagem e mudar de figura a cada menu acessado. 

Os temas dinâmicos podem ter efeitos visuais, sonoros e trocas de imagem entre elementos dos menus. Alguns usam recursos interessantes, como o tema comemorativo de The Last of Us Part II, que utiliza o relógio do console para alternar visuais diferentes entre dia e noite.

Neste tema, Ellie aparece tocando violão durante o dia. No entanto, se o relógio do console estiver configurado para um horário noturno, o tema muda para uma cena de noite, onde Ellie é perseguida. São coisas simples, mas que acabam chamando atenção.

Como encontrar temas gratuitos para PS4

Já falamos o que são e como baixar temas do PS4. Agora, veja como descobrir temas gratuitos para você colocar no Playstation 4.

  1. Abra a PS Store no Playstation 4;
  2. Selecione “Expansões”;
  3. Depois marque a opção “Temas”;
  4. Utilize a opção “Adicionar Filtro“;
  5. Nas opções, selecione filtro, “Preço” e depois “Gratuito” para obter os resultados.

Há mais de 200 temas gratuitos na PS Store. Há opções que englobam desde o remake de Final Fantasy 7, passando por Sekiro, Cyberpunk 2077 e mais um montão de temas relacionados a outros jogos, portanto, divirta-se.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados