Início » Aplicativos e Software » Google Chrome remove teste que forçava modo escuro nos sites

Google Chrome remove teste que forçava modo escuro nos sites

Modo escuro do Google Chrome é interessante, mas pode quebrar alguns sites ou até mesmo deixar textos inteiros invisíveis

André Fogaça Por

O Google removeu um recurso ainda em testes do Chrome que roda em qualquer plataforma, que forçava todo e qualquer site exibir um modo escuro. A ferramenta estava escondida, no Chrome Canary 86 ela deixa de existir e assim provavelmente não será mais lançada para a versão estável do browser.

Chrome rodando modo noturno forcado

Convenhamos que os amantes de modo escuro, ou modo noturno, como eu, adoram que tudo deixe de ser claro e cheio de brilho. O problema é que poucos sites pensam da mesma forma e mesmo que com uma interface escura, entrar até mesmo na home do Google faz um farol acender no display do smartphone, tablet ou computador.

Para alento destas pessoas, o Chrome permite ativar uma flag chamada #enable-force-dark que força o modo escuro em sites, mas ela está dentro da parte de flags em fase de teste – desde o ano passado. Uma pequena mudança na versão Canary do Chrome 86 removeu esta flag e isso pode ser o sinal de que ela nem passará para as flags fora do campo experimental, além de não chegar nem mesmo em recurso visível para todos na parte de configurações do browser.

Por melhor que fosse a intenção, ativar o modo escuro forçado pode quebrar alguns sites ou até mesmo deixar um texto invisível quando ele já está em um fundo preto. Se a remoção desta flag chegar até o Chrome 86 estável, previsto para ser lançado em setembro, a única escolha para quem precisa deste recurso estará em extensões de terceiros.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Pois vamos de lançar o próprio Dark mode, tecnoblog

João M. (@RonDamon)

O problema é que poucos sites pensam da mesma forma e mesmo que com uma interface escura, entrar até mesmo na home do Google faz um farol acender no display do smartphone, tablet ou computador.

Tecnoblog, é vc?

@ksio89

Tecnoblog podia dar o exemplo, né Ainda bem que existem extensões como o Dark Reader, porque se eu fosse esperar a boa vontade dos sites e navegadores implementarem modo escuro…

Eliézer José (@eliezerjose)

Aprende com o Samsung Internet Google, eles matam a pau com o dark mode em todos os sites.

Marks Duarte (@marksduarte)

A extensão Dark Reader aplica o modo escuro com qualidade e dificilmente quebra o visual das páginas, mas mesmo que isso aconteça, é só desativar o modo escuro na página em questão.

@Comentador

Dark Reader mandou abraços…

@teh

uma pena, eu usava pra nao ter q usar mais uma extensao que nem o dark reader…

Matheus Souza (@Matheus_Souza)

Lembro que no browser do Windows Phone tinha uma opção que era o modo de leitura, aí ele carregava uma versão simplificada do artigo e as imagens somente, usava direto, se não me engano tem no Firefox pra Android, mas prefiro usar o Chrome…