Início » Celular » CRLV Digital está disponível em todo o Brasil

CRLV Digital está disponível em todo o Brasil

Versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV digital) chega a todos os estados e Distrito Federal

Bruno Gall De BlasiPor

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo está disponível em todo o país. A partir desta quarta-feira (1), o CRLV Digital pode ser acessado por donos de automóveis do Brasil inteiro com a mesma validade jurídica do papel. De acordo com a Serpro, mais de 4 milhões de pessoas já utilizam o recurso.

CRLV digital

Lançado em 2018, o CRLV Digital permite que o proprietário do veículo porte o documento em seu celular com o mesmo valor legal do papel. O certificado pode ser acessado pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados (Serpro), junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O aplicativo ainda permite o compartilhamento do certificado com até cinco pessoas ao mesmo tempo. Para isso, é preciso que os demais condutores tenham o aplicativo instalado em seus celulares. A emissão do documento em outros smartphones também pode ser cancelada a qualquer momento pelo proprietário do automóvel.

A garantia de autenticidade do documento é realizada pelas autoridades com o auxílio de um QR Code. Além disso, o acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo requer a autenticação do usuário por meio de uma senha de quatro dígitos ou biometria, caso seja feito por um celular com o recurso.

Outro serviço oferecido digitalmente é a impressão do certificado em casa. Segundo o Serpro, o documento pode ser emitido pelo proprietário do veículo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br) com a mesma validade jurídica da versão eletrônica.

O CRLV Digital está disponível para os 26 estados e Distrito Federal pelo app Carteira Digital de Trânsito (CDT) para celulares Android (play.google.com) ou iPhone (apps.apple.com). Para emitir o documento digital, é preciso que o veículo esteja com o licenciamento anual em dia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro Alves (@KILLME)

O interessante de tudo isso, pelo menos aqui no estado de São Paulo, não sei se foi falado na matéria, mas é que parece que o documento impresso em papel moeda foi descontinuado, ou seja, agora somente por APP ou impressão comum mesmo.

Thiago Sabaia (@thiago)

Eu comprei meu carro no CNPJ da minha empresa, não consigo emitir o documento por esse app, pois como ele não está vinculado ao meu CPF e sim ao CNPJ, não lista dentro da opção Veiculos. Eles precisam corrigir isso.

Reinaldo Boson (@Ticano)

Faz sentido, até porque, se quiser um papel, pode imprimir em casa

@teh

Sim, aqui fiz isso pro meu vô. Nao tem mais o verdinho…

@teh

Ja nem ando mais com carteira. só celular. CNH e documento do carro estao nesse app e conta pago com NFC. maravilha…

Leandro Alves (@KILLME)

Mesmo você adicionando ele por renavam e código de segurança no CRV?

Thiago Sabaia (@thiago)

No app não existe essa opção, e no site, naquele formulario de Baixar CRLV, não funciona.

Captura de Tela 2020-07-02 às 13.55.091014×230 18.4 KB

@ksio89

Bom que aqui no Ceará o Detran cobrava 22 reais de taxa de postagem do documento, agora o órgão não têm mais esse custo mas não reduziu o valor do licenciamento. Em resumo, esse CRLV digital só serviu pro governo do estado arrecadar ainda mais.

Cesar Nunes (@Cesar_Nunes)

Só tem 2 problemas. E para os veículos registrados em CNPJ? E veículos que estão no nome de Banco/Leasing? Até hoje nenhuma reportagem respondeu como obter o CRLV digital desses dois tipos.

Vinícius (@wyne)

Exato, se o carro não está no seu CPF aparentemente não tem como usar o documento digital!