Início » Aplicativos e Software » Windows 10 testa novo menu Iniciar e mudança no Alt+Tab

Windows 10 testa novo menu Iniciar e mudança no Alt+Tab

O menu Iniciar do Windows 10 está começando a mudar, mas nada perto da aberração que foi o mesmo menu Iniciar no Windows 8

André Fogaça Por

A Microsoft começou a distribuir a primeira versão de testes do Windows 10 com um visual diferente para o menu Iniciar. Ele ainda está lá, mas agora é ainda mais minimalista do que antes e a novidade também altera a forma de exibição das janelas abertas dentro do comando Alt+Tab.

novo menu iniciar windows 10

A versão beta do Windows 10 que traz a alteração é a Build 20161 do programa Insider Preview, que já pode ser baixado diretamente do site da Microsoft. A maior mudança está exatamente no menu Iniciar, que perde o fundo de todos os ícones e deixa a exibição deles mais saltada, com efeito de sombra em alguns deles.

windows 10 novo menu iniciar

Nos blocos dinâmicos o fundo perde contraste, o que também aumenta a facilidade de encontrar um ícone específico, indo até mesmo na melhor leitura de conteúdo de outros – um bloco que não mudou é o de previsão do tempo. Estes novos ícones com sombra e nova cara estão espalhados por toda a suíte de apps do Office, além de programas da Microsoft, como o Edge, Calculadora, Email e Calendário.

O Alt+Tab também recebeu atenção nesta versão do Windows 10, só que de forma mais simples. A partir desta build, o menu de janelas abertas também exibirá todas as abas que estão abertas no Edge. A ideia parece bacana para quem, como eu, utiliza no máximo cinco abas, mas imagino o inferno visual que será para aqueles com dezenas e dezenas de abas. Pensando nestas pessoas, a Microsoft garante que será possível voltar ao Alt+Tab sem as abas de seu navegador.

novo alt tab windows 10

Outras novidades menores aparecem nesta atualização do sistema operacional, como duas formas diferentes de ícones que aparecem na barra de ferramentas no primeiro uso e que dão preferência para usuários de Xbox ou de Android. Se você vincular um celular Android ao sistema, o Meu Telefone aparece lá e ele troca de lugar com o app do Xbox se o usuário logar com uma conta da Xbox Live – nada foi comentado para quem está em ambas as situações.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
18 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João M. (@RonDamon)

Ainda bem que o novo Alt+Tab será ajustável. 47 abas aqui e iria explodir o Windows hehuehuehuheu

@ksio89

Saudades do menu Iniciar do Windows 7…

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

E preencher a tela Wn+TAB com os programas abertos, nada.

² (@centauro)

Alt+Tab pra chegar no navegador e ctrl+Tab pra mudar entre as abas do navegador.
E coloca um shift no meio das teclas se quiser ir no sentido oposto de rotação.

Juntar esses dois controles em um só parece meio improdutivo.

Pedro Willyam Calheiros (@pedrowillyam)

E a Microsoft acabou com o Aero e suas transparências e aos poucos a Apple adotando em seu sistema. Acho algo tão elegante, a Microsoft podia voltar também.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

mas ao menos tem transparências.

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Mas eles voltaram inclusive muito parecido com do iOS/MacOS. A diferença é que essa versão 2020 do conceito parece mais aquele tipo vidro “embaçado” e ma época do Vista/7 era mais brilhante e reflexivo.

Vinicius Andrade (@Toloko)

Eu gostei de tudo. Hue

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Eu detestava aquele ‘glossy’

Eu (@Keaton)

Será que eles vão trazer a transparência do menu iniciar de volta?

Arthur Dubeux (@artheux)

Olá amigo, justamente pelo mesmo sentimento em relação ao menu iniciar do 7 VS 10 que eu acabei encontrando o startisback. Já havia testado outros programas parecidos como Start8 e Classic Shell mas foi esse que me fez esquecer do resto. Realmente recomendo para aqueles que sentem falta do menu iniciar pré-metro.
Alerto apenas que é pago ($4.00) ou grátis na bahia pirata.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Hotcorners Microsoft, queremos hotcorners.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Similar como é no KDE?

Felipe Ventura (@felipe)

Seu comentário me fez lembrar que existia uma variação dos hot corners no Windows 8, pra poder alternar entre apps e para abrir o menu lateral. A Microsoft demorou mas implementou múltiplas áreas de trabalho, acho que hot corners (de verdade) podem vir em breve.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Não sei como funciona no KDE, mas queria um conceito similar ao do macOS.

Exibir mais comentários