A Microsoft começou a distribuir a primeira versão de testes do Windows 10 com um visual diferente para o menu Iniciar. Ele ainda está lá, mas agora é ainda mais minimalista do que antes e a novidade também altera a forma de exibição das janelas abertas dentro do comando Alt+Tab.
- Windows 10 reduz prazo para adiar atualizações em PCs de empresas
- Google Chrome testa recurso no Windows 10 que reduz uso da RAM
A versão beta do Windows 10 que traz a alteração é a Build 20161 do programa Insider Preview, que já pode ser baixado diretamente do site da Microsoft. A maior mudança está exatamente no menu Iniciar, que perde o fundo de todos os ícones e deixa a exibição deles mais saltada, com efeito de sombra em alguns deles.
Nos blocos dinâmicos o fundo perde contraste, o que também aumenta a facilidade de encontrar um ícone específico, indo até mesmo na melhor leitura de conteúdo de outros – um bloco que não mudou é o de previsão do tempo. Estes novos ícones com sombra e nova cara estão espalhados por toda a suíte de apps do Office, além de programas da Microsoft, como o Edge, Calculadora, Email e Calendário.
O Alt+Tab também recebeu atenção nesta versão do Windows 10, só que de forma mais simples. A partir desta build, o menu de janelas abertas também exibirá todas as abas que estão abertas no Edge. A ideia parece bacana para quem, como eu, utiliza no máximo cinco abas, mas imagino o inferno visual que será para aqueles com dezenas e dezenas de abas. Pensando nestas pessoas, a Microsoft garante que será possível voltar ao Alt+Tab sem as abas de seu navegador.
Outras novidades menores aparecem nesta atualização do sistema operacional, como duas formas diferentes de ícones que aparecem na barra de ferramentas no primeiro uso e que dão preferência para usuários de Xbox ou de Android. Se você vincular um celular Android ao sistema, o Meu Telefone aparece lá e ele troca de lugar com o app do Xbox se o usuário logar com uma conta da Xbox Live – nada foi comentado para quem está em ambas as situações.
Com informações: Microsoft.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Ainda bem que o novo Alt+Tab será ajustável. 47 abas aqui e iria explodir o Windows hehuehuehuheu
Saudades do menu Iniciar do Windows 7…
E preencher a tela Wn+TAB com os programas abertos, nada.
Alt+Tab pra chegar no navegador e ctrl+Tab pra mudar entre as abas do navegador.
E coloca um shift no meio das teclas se quiser ir no sentido oposto de rotação.
Juntar esses dois controles em um só parece meio improdutivo.
E a Microsoft acabou com o Aero e suas transparências e aos poucos a Apple adotando em seu sistema. Acho algo tão elegante, a Microsoft podia voltar também.
mas ao menos tem transparências.
Mas eles voltaram inclusive muito parecido com do iOS/MacOS. A diferença é que essa versão 2020 do conceito parece mais aquele tipo vidro “embaçado” e ma época do Vista/7 era mais brilhante e reflexivo.
Eu gostei de tudo. Hue
Eu detestava aquele ‘glossy’
Será que eles vão trazer a transparência do menu iniciar de volta?
Olá amigo, justamente pelo mesmo sentimento em relação ao menu iniciar do 7 VS 10 que eu acabei encontrando o startisback. Já havia testado outros programas parecidos como Start8 e Classic Shell mas foi esse que me fez esquecer do resto. Realmente recomendo para aqueles que sentem falta do menu iniciar pré-metro.
Alerto apenas que é pago ($4.00) ou grátis na bahia pirata.
Hotcorners Microsoft, queremos hotcorners.
Similar como é no KDE?
Seu comentário me fez lembrar que existia uma variação dos hot corners no Windows 8, pra poder alternar entre apps e para abrir o menu lateral. A Microsoft demorou mas implementou múltiplas áreas de trabalho, acho que hot corners (de verdade) podem vir em breve.
Não sei como funciona no KDE, mas queria um conceito similar ao do macOS.
Verdade, lembrei agora.
Espero que ela traga logo, seria bem útil.
Não entendi, eu uso esse comando hoje e preenche a tela com todas janelas abertas… exatamente o que você está sugerindo?
Acho q ele quis dizer pra retornar com o esquema das janelas enfileiradas em 3D, q nem era no Vista/7. Se não tô enganado, chamavam esse recurso de Flip3D.
Ahhh sim, entendi! Verdade, não estava lembrando dessa forma de visualiação.
Fui ver como era no OSX… Poxa, esse recurso existe faz anos em distribuições linux.
Saudades do Windows 7 como um todo.
A última versão do Windows realmente sem frescuras.
Ainda dá pra usar o Windows 8.1 como se fosse o Windows 7, mas percebe-se que nem tudo é a mesma coisa.
O Wn+TAB atual pra você preenche a tela com poucos programas abertos? Para mim, se eu tiver, por exemplo, dois programas abertos, ao invés de tomar um espaço maior na tela, sempre ocupam o mesmo espaço pequeno a partir do canto superior esquerdo; não é dinâmico. Desse jeito, as janelas aparecem maior no Alt+TAB que no Wn+TAB. O histórico está desabilitado.
Sem dúvidas foi o ápice da linha Windows. Eu só queria que o Windows 7 tivesse os recursos do 10, ninguém merece esses apps UWP lentos e pouco responsivos. Se o 7 ainda tivesse atualizações de segurança, nunca que eu teria trocado pelo 8/8.1 e 10.
Eu acho que tinha que ter a opção de renomear, excluir ou mesmo mudar de lugar os atalhos do Menu Iniciar (igual era antigamente). A gente instala um programa novo e ele cria atalhos para “desinstalar” o programa e atalhos de sites do programa (assim fica acumulando ícones que nem usamos), seria interessante se tivesse como excluir.
Só tem como fazer isso com os atalhos ao lado (os chamados Blocos)
E também poderia ter uma opção para reorganizarmos os Menus de Contexto (aqueles que aparece ao clicar com o botão direito do mouse). Já pesquisei vários programas que promete fazer isso, mas ou é apenas grátis para testes, ou exclui apenas alguns atalhos, não é todos os atalhos que excluem.
Clique com o botão direito no ícone => Mais => Abrir local do arquivo. Você será levado para a pasta do menu Iniciar, qualquer modificação que você fizer nessa pasta refletirá no Iniciar, inclusive se você apagar ou adicionar alguma coisa lá. Vale lembrar que aplicativos UWP não podem ser customizados e seus ícones sempre serão exibidos, caso o aplicativo tenha algum.
Isso já é um pouco mais complicado. Você pode tentar o ShellExView e o ShellMenuView, não é possível reordenar as entradas mas é possível definir se devem aparecer no bloco do topo, do meio ou do fim ou apenas no menu de contexto estendido, que só aparece ao segurar Shift…
Primeiro: Já tentei fazer isso, entrar pelo “abrir local do arquivo”, às vezes vai direto para a pasta onde está instalado o programa e não a pasta oficial do Menu Iniciar. às vezes dá certo, mas não é a pasta onde fica os atalhos geral (ou seja, são atalhos de “usuários” que o Windows cria como “Convidado” e “Administrador” (e que só são acessados caso eu defina nas configurações) e não no meu “Usuário” que acesso sempre.
Segundo: Já tentei usar esses dois programas, mas além de ter a opção de ocultar apenas alguns, muitos outros não dá pra saber de que link se trata pois só tem uns nomes meio estranhos. EU gostaria de ter essa opção de ocultar alguns atalhos do menu de contexto, pois de vez em quando há meus sobrinhos (ainda crianças) que eles mexem no computador, então queria poder ocultar aqueles atalhos, tipo aquele “FORMATAR” que aparece ao clicar sobre a unidade e outros que mudam as configurações e excluir alguns que (mesmo desmarcando a opção) às vezes acaba instalando na hora de instalar alguns programas e outros que ficam lá mesmo depois de desinstalar o programa.
Ah, e outra coisa que seria interessante: ter a opção também de BLOQUEAR os atalhos da área de trabalho (desktop) de modo que não possa ser excluídos, movido de lugar (e só pra saber: Já usei uma vez o programa FENCES, era até legal, tinha gostado dele, porém, depois de algum tempo meu computador deu bug por causa disso e fui obrigado a formatar (pois não conseguia acessar o modo de segurança para desinstalar ele por lá)
Concordo que poderia ter mais customização, mas…
Se você usar o “Abrir local do arquivo” especificamente a partir do ícone do menu Iniciar, você sempre vai cair na pasta do sistema (%ProgramData%\Microsoft\Windows\Start Menu) ou na pasta do seu usuário ( %AppData%\Microsoft\Windows\Start Menu). Esse novo comportamento não existia nas versões anteriores do sistema e foi adicionado especificamente para o menu Iniciar do Windows 10, que com exceção dos aplicativos UWP, nunca mostrará um atalho que não esteja presente em uma dessas duas pastas.
Mudanças feitas na pasta Iniciar do sistema refletirão incondicionalmente em todos os usuários da máquina, enquanto mudanças feitas na pasta do usuário refletem apenas naquele usuário. O que vai determinar se você vai ser redirecionado para a pasta do sistema ou do usuário ao usar o “Abrir local do arquivo” é onde o programa em questão colocou os atalhos dele durante a instalação.
Como eu tinha comentado, modificar o menu de contexto é mais complicado, você só consegue ter algum controle sobre entradas adicionadas por programas de terceiros, entradas de componentes padrões do sistema operacional (como a opção “Formatar” que você mencionou) na maioria dos casos não podem ser modificadas.
O ShellExView vai te mostrar entradas adicionadas nos menus de contexto através de DLLs, uma mesma DLL pode adicionar mais de uma opção e ter um comportamento completamente diferente dependendo do tipo do menu de contexto (arquivo, pasta, disco, etc.), por isso os nomes normalmente são relacionados ao programa da qual aquela DLL pertence e não ao comando que aparece, de fato, no menu de contexto.
Já as entradas mostradas no ShellMenuView foram adicionadas através de chaves no registro do sistema, elas fazem uma única ação e são mais simples, porém são mais limitadas que as entradas adicionadas através de DLLs e são essas que os programas normalmente deixam para trás, mesmo após desinstalá-los.
Acabei de fazer uma organização aqui no Menu Iniciar (usando esse processo de abrir local do arquivo) como disse, não mudou nada no Menu que me aparece (inclusive vi que há várias pastas para o Menu Iniciar (tentei em todas) e nenhuma corresponde ao que queria (antigamente era mais fácil, dava pra arrastar e soltar o ícone onde quisesse no próprio Menu (sem ir em pastas específicas) e também tinha como excluir os ícones indesejados.
Sei que os ícones de “aplicativos” não tem como mudar (excluir, renomear ou mover), mas o que queria mesmo era organizar os ícones dos PROGRAMAS.