Como funciona o uso remoto do PS4

Descubra como ativar o uso remoto do PS4 e controlar seu videogame sem que esteja perto ou com a TV desligada, via Internet

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
uso remoto ps4 / Sony / Divulgação

O PS4 permite que seus usuários joguem no aparelho mesmo sem estar próximos do console. O chamado Remote Play é uma função que expande a jogabilidade para outros dispositivos. Saiba como ativar o uso remoto do PS4.

Aparelhos compatíveis

O uso remoto foi feito para quem quer jogar no videogame sem utilizar a TV. Hoje é possível jogar remotamente no PS4 em alguns dispositivos atuais e modernos.

O Remote Play do PS4 está disponível nos seguintes aparelhos:

  • Dispositivos iOS 12.1 ou superior
  • Dispositivos Android 5.0 ou superior
  • PS Vita
  • PS Vita TV
  • Computadores (Mac/Windows)

No PS Vita ou Vita TV, funciona de forma nativa, via sistema do videogame portátil. Para computadores e dispositivos móveis, porém, é necessário baixar um aplicativo oficial da Sony.

Uso remoto PS4 / Felipe Vinha / Reprodução

Usuários de Windows e Mac devem baixar no site oficial da Sony: Uso remoto PS4

Já quem prefere utilizar por celulares ou tablets deve procurar por PS4 Remote Play na loja online de seu dispositivo de preferência, seja iOS (Apple Store) ou Android (Google Play). A instalação é gratuita.

Como é o uso remoto do PS4

É claro que, para usar o Remote Play, é necessário ter um PS4 e uma conta registrada e conectada com a PSN, a PlayStation Network. O uso remoto é apenas um streaming, ele não tira a necessidade de ter o console.

O primeiro passo para configurar é ter o PS4 e o aparelho onde você deseja ativar o uso remoto ligados na mesma rede Wi-Fi. Se o aparelho estiver conectado em 4G ou qualquer outra rede que não seja o mesmo Wi-Fi ligado no console, o processo não funciona.

A partir daí, siga os passos no PC ou dispositivos móveis:

  1. No PS4, escolha “Configurações”;
  2. Depois, selecione “Configurações de conexão para uso remoto”;
  3. Marque a caixa “Habilitar uso remoto”;
  4. Vá em “Adicionar aparelho”;
  5. Abra o aplicativo de uso remoto no seu dispositivo de escolha e digite o número que aparece na tela do PS4;
  6. A partir daí, aguarde a conexão.
Uso remoto PS4 / Felipe Vinha / Reprodução

Para PS Vita e PS Vita TV, basta escolher, no menu, o software “Link com PS4”. A conexão é quase automática, desde que os dois aparelhos estejam ligados na mesma rede e na mesma conta do usuário no PS4.

A partir daí basta usar o PS4 por meio do aparelho no qual foi feita a conexão. No caso do PS Vita, é só usar os controles nativos. Nos computadores é possível ligar um controle Bluetooth, assim como nos celulares – estes últimos também têm a opção de usar comandos na tela sensível ao toque.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados