A GOL anunciou nesta sexta-feira (3) que os clientes com voos marcados pela companhia aérea poderão realizar o check-in pelo WhatsApp. A novidade faz parte das ações da empresa para diminuir a necessidade de atendimento pessoal nos balcões dentro dos aeroportos.
- 10 dicas do WhatsApp para ONGs e governos locais
- 10 dicas do WhatsApp para pequenos negócios e empresas locais
Este check-in é o mesmo que já é utilizado pela GOL dentro de seu site, onde o cliente pode escolher assento, adicionar serviços extras, preencher dados pessoais e emitir o cartão de embarque virtual. No WhatsApp o serviço será feito de forma automatizada com bot, que também permitirá ao usuário receber informações sobre como gerenciar o voo marcado.
Diferente do atendimento de outras empresas pelo WhatsApp, o contato só é enviado ao cliente quando a data da viagem está próxima e se ele escolheu este tipo de aproximação no momento da compra da passagem.
O check-in antecipado, como é conhecido, não elimina por completo a necessidade de ir até o balcão de atendimento, principalmente para os clientes da GOL que precisam despachar as malas. Ele entrega o recurso que existe no site para mais usuários que não estão tão familiarizados na busca deste tipo de check-in, que permite que o viajante vá direto para a área de embarque assim que chega no aeroporto.
O Tecnoblog entrou em contato com a GOL para saber se o número do atendimento pelo WhatsApp será disponibilizado para mais opções de atendimento da empresa, mas não recebemos resposta até a finalização deste artigo. Ele será atualizado com a resposta.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
A galera “tecnofóbica” vai continuar lotando fila de checkin. Vão começar a usar essas coisas que facilitam a vida de todo mundo só quando as companhias brasileiras começarem a fazer como as low cost da Europa: cobrar caro pelo checkin no balcão.
Aquele check-in da Gol por reconhecimento facial não decolou, né?
É muito mais prático fazer o check-in pelo smartphone e ir direto pro embarque, caso não vá despachar bagagem.
A Gol tb já tinha o check-in por Twitter, mas tb não decolou…
O problema da Gol (e da Latam e da Azul) são os apps ruins q eles desenvolveram. Pra ser um app só pra essa finalidade (principal), são bugados, pesados, cheios de erros.
Eu acabo fazendo o check-in e dou um print na tela com o QR Code, pra evitar problemas…
Nesses casos, o Wallet do iOS faz falta no Android…
Eu sendo meio receoso de reconhecimento facial por causa de questões de privacidade, dou graças se desencanarem.
E fato, se não tem bagagem pra despachar, fazer check-in online é bem mais fácil.
Na verdade, mesmo se tiver bagagem pra despachar, eu acho que tem empresa que deixa fazer check-in online e eles deixam um balcão específico só pra despachar a bagagem.
Não ia fazer diferença pra vc, pois não é a única opção de check in. É só mais uma opção para o cliente.
Até popularizar o suficiente pra virar a principal opção.
Ou não, sei lá.