Ao menos é o que sugere o blog Tech Drive-in, baseando-se em estimativas do Google Insights (que compara padrões de pesquisas no mundo todo ou em regiões específicas, e tem uma função que permite “prever” resultados alguns meses no futuro). A comparação abaixo mostra que no release 11.04 do sistema o termo “Ubuntu” já será mais popular que “Linux”, subindo para o infinito e além a partir daí.

Percebam que a previsão não passa de 2012

Obviamente, o Google Insights não é o polvo Paul, portanto a previsão pode estar errada. Mas o que essa mudança poderia significar para o mundo do Software Livre?

Possivelmente, pouca coisa. O usuário comum não tem a obrigação de saber o que é Linux, quer apenas usar um sistema operacional estável e que faça tudo o que ele precisa sem complicações. Se o Ubuntu cresceu a ponto de ultrapassar o sistema base no qual se originou, o mérito é todo da Canonical que soube ouvir os usuários.

E de qualquer forma, os heavy-users não devem ficar preocupados. Sempre haverá uma distro menos famosa para eles usarem. 🙂

Com informações: Tech Drive-in.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tarcísio de Oliveira Moura Júnior
Estou usando o 11.10 com o Unity e consegui configura muito bem, está perfeito.
Oggy
Eu sou old school, uso o Debian, com muito orgulho.. Não que eu não goste do Ubuntu, admiro muito.. mas gosto de simplicidade, e adoro o meu terminal..
vandeco
Manjas português? Conjugação presente, passado, pretérito, futuro??? Onde diz "11.04 será", pode ficar bem entendido!!!
@paulodias
Legal, queria ver uma comparação entre umas 5 distros GNU/Linux, só por curiosidade mesmo.
Bruno Gall
Bom, se o Ubuntu evoluir o linux ganha vantagem, com o Ubuntu crescido todo mundo vai prefirir derivados do Debian, ou seja, evolução do apt-get, dpkg e aptitude
JoseRenan
correção p/ Daniel não sei pq, mas isso acontece com a maioria das distros, quando o browser PADRÃO não é o usado, elas não são identificadas e então só aparece GNU/Linux.
Francklin
O Ubuntu sem dúvidas é um S.O que pelo menos ao meu ver, atende aos meus padrões de um sistema simples/limpo/estável e seguro. Acho que essa "competição" com o Linux não leva a nada, mesmo porque...são do mesmo saco.
Daniel Drumond
Bom, creio que estatisticamente falando, pelo que entendi, mostra que "Ubuntu" tem crescido em relação a "Linux". Por qual quer que seja o método. Mas não que um termo realmente esteja ou venha a ser mais popular que o outro termo.
Paulo
Pois é exatamente isso que quis dizer: "...o número é basicamente uma porcentagem entre o uso termo e o TOTAL em computação e sei lá o que..." Ou seja, é uma comparação entre coisas que não se tem certeza, por isso não dizem nada. Não tem nem como validar os dados porque não se tem acesso a eles. Resumindo: é muito bonitinho pra colocar em blogs, mas não significam nada estatística e cientificamente falando.
Daniel Drumond
Ok, também não é bem assim. Em testes com dois termos Ubuntu tava dando sempre os mesmos números entre 2004 e 2005 (se não me engano 80 e 81). Mas com 5, dá menos.
Daniel Drumond
Discordo, acho que o gráfico diz muito. Na verdade eu pensava que era uma porcentagem entre um e outro (e a soma dos dois em cada época daria 100, mas fui ver direito e vi que não dá 100). Dá uma olhada: http://www.google.com/support/insights//bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=87285 Ou seja, o número é basicamente uma porcentagem entre o uso termo e o TOTAL em computação e sei lá o que (não lembro a categoria). E, realmente, muita coisa surgiu desde 2004 e veio pegando "espaço" do Linux nas pesquisas. Inclusive o Ubuntu. =) (Talvez eu esteja errado, mas foi o que entendi após ler o "Saiba o que os números significam" lá na página)
Paulo
Tem alguma coisa muito errada com esse gráfico... Por ele, a "popularidade" do termo Linux decresce, ao mesmo tempo que a do termo "Ubuntu" cresce, o que não é lógico, uma vez que a disseminação do termo Linux é, como sabemos, crescente a cada ano. Isso se o eixo vertical do gráfico for mesmo o nível de popularidade, já que não está explicitamente declarado. Na verdade, esse gráfico é muito bonito, colorido, cheio de linhas que sobem e descem, mas não diz absolutamente nada.
kylefurtado
Sempre quis ver a diferença também.
Daniel Drumond
José, não entendi, mas aqui no FF aparece normal "ubuntu", @[email protected]'.
Eduardo Andrade
O Ubuntu é mais conhecido do que o Linux, mas Linux é o Ubuntu, estranho
Exibir mais comentários