Início » Finanças » Caixa Tem apresenta erros e Caixa fica fora do ar nesta segunda (6)

Caixa Tem apresenta erros e Caixa fica fora do ar nesta segunda (6)

Caixa Tem não deixa pagar boleto ou consultar auxílio e FGTS emergencial; app e internet banking da Caixa têm "serviço indisponível"

Felipe Ventura Por

Os clientes do Caixa Tem estão com problemas no acesso desde semana passada, e a falha continua nesta segunda-feira (6): o app da Poupança Social Digital exibe mensagens de erro 403, não deixa pagar boletos e impede consultas ao auxílio de R$ 600 e ao FGTS emergencial. O app e o internet banking da Caixa, por sua vez, estão fora do ar. A recomendação do banco é “tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde”.

Caixa Tem

As queixas no DownDetector vêm se acumulando desde as 7h da manhã. Um dos problemas mais mencionados é que o app do Caixa Tem não deixa pagar boletos mesmo dentro do horário permitido. “Estou tentando pagar uma conta e está falando que o horário permitido para este serviço é de segunda a sexta das 7h até 21h, e hoje é segunda 9h18”, explica um cliente.

“Não consigo pagar conta”, reclama outro cliente no Twitter, “ou dá erro, ou pede pra tentar mais tarde, ou diz que o serviço é disponível das 7h às 21h de segunda a sexta, mas hoje é segunda e já passa das 7”.

O Caixa Tem também passa por outros tipos de falha. O usuário pode se deparar com o erro 403 que impede acesso ao app; ou com a mensagem “Não existe cadastro para o CPF informado” mesmo se você já tiver uma conta. (Ao tentar fazer um novo cadastro, você verá o aviso “CPF já existe”.)

Caixa Tem

Há ainda as mensagens de erro “Sua sessão expirou” durante a fila de espera; ou “Houve um problema ao consultar seu saldo”; ou “Transação recusada” ao utilizar o cartão virtual em compras; ou “Nenhuma informação disponível” ao consultar o extrato. As possibilidades são infinitas.

Caixa tem falha no aplicativo e internet banking

Os sistemas de outras contas da Caixa também estão com problema. Ao tentar acesso pelo app, o Tecnoblog encontrou o seguinte aviso: “Não foi possível estabelecer a conexão, verifique seu acesso à internet VU-STI”. (Nossa conexão está funcionando normalmente.)

O site para internet banking da Caixa, por sua vez, exibe a mensagem “Serviço temporariamente indisponível”:

Caixa fora do ar

Essas dores de cabeça vêm ocorrendo desde a semana passada, à medida que o auxílio emergencial de R$ 600 foi depositado em contas da Poupança Social Digital. Este é o único meio de recebimento oferecido pela Caixa, como forma de controlar saques e transferências a fim de evitar aglomerações em agências. A alta demanda acaba criando instabilidade nos sistemas e impedindo o acesso ao Caixa Tem.

Caixa recomenda tentar de novo mais tarde

Em comunicado ao Tecnoblog, a Caixa explica que alguns serviços podem apresentar intermitência e recomenda tentar acesso novamente mais tarde. O banco também afirma que “os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações apesar das intermitências”.

Este é o posicionamento na íntegra:

A Caixa esclarece que nesta primeira semana de julho, em que ocorrem os processamentos de fechamento e início de mês, somados aos lançamentos dos créditos dos benefícios emergenciais, INSS e folhas de pagamento mensais, alguns serviços podem apresentar intermitência momentânea. A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde.

O banco informa, ainda, que os clientes e beneficiários estão conseguindo concluir as operações, apesar das intermitências. Neste sentido, registramos que o Caixa Tem acumulou até 30/06 mais de 1 bilhão de consultas de saldo e extrato e 17 milhões de pagamentos de boleto. Somente ontem (02/07) foram realizados cerca de 20 milhões de acessos ao aplicativo.

Colaborou: Lucas Lima. Atualizado às 10h49.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Willian M. (@willmarq)

Chega a ser cômico prestarem um serviço e não terem estrutura pra mantê-lo no ar… Mas acho que isso não é novidade, então blz…

Giovani (@Giovani)

Segundo a Caixa e seus executivos, está tudo bem, nós é que somos mentirosos!

external-content.duckduckgo.com1200×600 680 KB

@LeandroCSC

Uma coisa que eu não consigo entender é o porque desses auxílios da caixa não serem creditados diretamente na conta poupança ou corrente da caixa para quem é correntista ,óbvio! Seria garantia de uma prestação de serviço 100% sem falhas? Não. Mas sem dúvidas os problemas seriam bem menos. Uma conta corrente digital pra quem não é correntista caixa? Ok. Não é tão absurdo. O absurdo é ele ser completamente inoperante durante a maior parte do tempo. Agora usar outra conta que não seja a corrente ou poupança pra depositar auxilio FGTS pra mim é querer ter problemas e dificultar ainda mais a situação. Além da burrice- marca registrada desse governo- isso tbm é proposital. Vamos dificultar ao máximo e eles desistem de ficarem indo atrás do benefício.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Hoje de madrugada, consegui fazer a transferência para o MP. Já fiz pagamento da fatura do cartão de crédito. O problema que estamos enfrentando com o sistema da Caixa não é só exclusivo dela. O problema é que o sistema do Governo Federal é uma merda!! Isso também acontece com o Enem, em dias de inscrições.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

O governo fez o depósito para o Caixa Tem porque não tem dinheiro físico suficiente para saque. Lógico que 100% não iria sacar, mas a grande maioria, sim. O problema é que o sistema deles é uma merda!

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Faça como eu: transfira seu dinheiro para o mercado pagoe faça o pagamento. É a mesma coisa!

Sérgio (@trovalds)

E quem nem consegue acessar a conta (eu incluído), faz como?

@LeandroCSC

Seria possível fazer um escalonamento quanto a saques e demais procedimentos tal qual no app caixa tem. Só que isso dentro da conta corrente ou poupança. Traria bem menos problemas,penso eu.

@ksio89

Isso é que dá ter banco estatal, qualidade no mesmo nível dos serviços públicos, ou seja: zero.

Djalma Moreira (@TheJalma)

Leio os comentários e não acredito que ninguém pensa o mesmo que eu.

Não se trata de incompetência da caixa ou do governo pura e simplesmente. Se trata de ganhar tempo. Eles pagam a conta cotas, seguram o dinheiro o máximo que podem.

Se vc insistir pode ser que consiga até pegar a grana, se não, vai ter o dinheiro mas não vai poder usar, logo o dinheiro continua com o governo rendendo uns jurinhos pra pagar os outros que conseguem agora e etc.

Por isso mesmo concentraram tudo na caixa e não nos demais bancos privados. O governo não teria controle e os bancos privados logo diriam “a culpa não é nossa, o dinheiro não chegou”.

“ah mas eu tenho conta na caixa ao invés de depositarem na minha conta, depositam em uma nova no caixa tem”.

Mesma coisa. Se cai na sua conta vc vai num caixa eletrônico saca e já era (no caixa eletrônico pq pelo internet banking só com reza nesses dias).

Ao menos eu pessoalmente não vejo outra explicação.

Josué Junior (@Josue.Jr)

A decisão de concentrar o envio do dinheiro no Caixa Tem e liberar 3 lotes do auxílio e o dinheiro do FGTS foi muito equivocada, já que desde a época de quando eles enviavam o dinheiro do auxílio pra quem tinha conta em outros bancos, o Caixa Tem já se mostrava muito instável pra quem precisava. Tô a mais de uma semana tentando obter a autorização pra usar o app e a Caixa fala que tá analisando, sendo que quando fui ontem tentar refazer o cadastro, já dizia que eu tava aprovado pra usar o app. É uma irresponsabilidade sem tamanho com a população

Daniel Plácido (@Daniel_Placido)

Essa é a charada, eles “dão” um dinheiro que o povo não consegue usar, o dinheiro é seu, ta na sua conta, mas você não consegue sacar, pagar contas, transferir, desse jeito governo pode dar até dez mil pra cada cidadão.

Nathalie Santos (@NathalieNBN)

Tentei fazer a transferência por meio do cartão de débito pro mercado pago e também pro picpay. Nenhum dos dois foi autorizado. Fiz várias tentativas mas não consegui.

Alexandre Silva (@Alexandre_Silva2)

É inadmissível uma instituição como a caixa, deixar que esse tipo de instabilidade perdure por tanto tempo, pois hoje já é dia 13 de julho 2020 e as pessoas não conseguem realizar pagamentos, ou qualquer outra opção. Além de passar horas para conseguir entrar no aplicativo. Quando liga para o suporte da caixa eles dizem que não sabem como resolver, e as contas não esperam. Parece até proposital por parte da caixa. Um auxílio que é posto na conta digital no início de julho mas que muita gente só poderá sacar em meados de agosto ou até começo de setembro.