Sete jogos de terror assustadores [PS4, Xbox One & PC]

Prepare o coração e conheça sete ótimos jogos de terror disponíveis para PS4, Xbox e PC que vão garantir alguns bons sustos

André Leonardo
Por
• Atualizado há 5 meses
Sete jogos de terror mais assustadores

Jogos de terror fazem parte de um nicho que começou a ser popularizado pelo primeiro game de série Alone in Dark, lançado no ano de 1992. Apesar desse game parecer bastante rudimentar nos dias de hoje, é preciso reconhecer que boa parte dos elementos que constituem a fórmula de um jogo de terror e suspense estão lá.

Nestes quase 30 anos, os jogos de terror receberam influências de outros gêneros e até mesmo outras indústrias, como o cinema. Vamos ver uma lista com os sete jogos mais assustadores para Playstation 4, Xbox One e PC para você experimentar.

Sete jogos de terror assustadores

Alien Isolation (PS4, Xbox One, PC e Switch)

O jogo coloca o jogador para sobreviver em uma estação espacial, onde assumimos o papel de Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley. Usa mecânicas de furtividade, onde você deve se esconder para sobreviver e avançar na história, enquanto evita o contato com o xenomorfo, porque se ele te encontrar a morte é certa.

Neste game você terá os save points mais tensos da história dos games, afinal o Alien pode matar Amanda antes da conclusão do processo de save. Alien Isolation é uma boa experiência e digo que é melhor do que os filmes recentes da franquia.

Outlast 1 e 2 (PS4, Xbox One , PC e Switch)

Aqui assumimos o papel do jornalista Miles Upshur que decide investigar uma série de incidentes bizarros que estariam acontecendo em um manicômio.  Durante o jogo, Miles deve sempre se esconder e fugir dos maníacos que habitam o local. A sua visão nos ambientes escuros do game é bem reduzida e usar o modo de visão noturna da câmera é uma opção a ser feita com inteligência, pois baterias são um recurso escasso.

Em 2017, teve uma sequência com uma trama focada em um culto religioso e assim como o antecessor é desafiador, violento, perturbador e não recomendável a pessoas sensíveis. Você pode comprar todos os games na coletânea Outlast Trinity, que traz Outlast 1, 2 e a expansão Outlast: Whistlebower.

Until Dawn (PS4)

Pense em um roteiro de filmes de terror: um grupo de jovens isolado em uma casa na floresta que começam a morrer misteriosamente. Until Dawn é isso. Durante o jogo você explora cenários, procura pistas e leva sustos enquanto tenta manter todos os personagens vivos até o final. Algo que provavelmente não vai acontecer na sua primeira vez com o game.

Você define o destino dos personagens através de escolhas em tempo real, porém nem sempre a decisão mais segura vai garantir a sobrevivência. Essa imprevisibilidade é a graça do game e você vai precisar finalizar algumas vezes para conhecer todos os destinos possíveis.

Resident Evil 2 Remake (PS4, Xbox One e PC )

Em 2019, a Capcom decidiu lançar um remake de Resident Evil 2, um dos games mais clássicos da franquia.

O jogo possui algumas liberdades narrativas se comparado ao original, afinal depois 20 anos a forma de contar histórias em jogos mudou bastante. Porém o importante está lá: Recursos limitados, personagens clássicos e as criaturas assustadoras em um visual mais realista do que nunca. Além disso temos o Mr. X, aquele cara que vai te perseguir e te deixar tenso durante o jogo todo.

The Evil Within(PS4, PS3, Xbox 360, Xbox One e PC)

The Evil Within foi o primeiro projeto do estúdio de Shinji Mikami, um dos criadores de Resident Evil, depois de sair da Capcom.

Aqui assumimos o controle do detetive Sebastian Castellanos que vai investigar um incidente violento em um manicômio, mas coisas se desenrolam de forma inesperada. O jogo dispõe de armas de fogo, mas os recursos são raros e escolher uma estratégia de furtividade pode ser o melhor caminho para progredir.

Existem muitas referências à Resident Evil, combinados com ambientes claustrofóbicos e a insanidade de Outlast, assim como uma atmosfera surreal de Silent Hill.

O game ganhou uma sequência em 2017 e vale conferir.

Resident Evil 7 (PS4, Xbox One e PC)

O jogo gerou desconfiança por mudar a perspectiva para primeira pessoa, parecer inspirado em Outlast e por não ter nenhum personagem conhecido como protagonista. Mas sua jornada na casa da família Baker é algo que traz de volta o espírito de jogos de terror com elementos como: escassez de itens, exploração de cenários e a sensação que você será surpreendido em cada cômodo.

Se você gosta de filmes de terror vai ver referências de alguns filmes como “O Massacre da Serra Elétrica”, afinal os Bakers são uma família bastante peculiar.

The Last of Us Remastered (PS4)

A Naughty Dog pegou a temática desgastada de “apocalipse zumbi” e criou uma narrativa densa sobre relacionamentos em um jogo que mistura ação, furtividade e terror.

A remasterização lançada em 2014 melhorou a fluidez do jogo que agora roda a 60fps, mas outro destaque são seus personagens marcantes e o roteiro emocionante com o desenvolvimento de uma relação paternal entre Joel e Ellie conforme os dois enfrentam as situações adversas em sua jornada.

O game teve sua sequência lançada em 2020 com o título de The Last of Us Part II que possui uma trama mais sombria envolvendo vingança, a jogabilidade evoluiu em diversos aspectos e também é um jogo recomendado.

Sei que muitos jogos bons ficaram fora da lista, mas infelizmente não é possível citar todos. De qualquer forma, vocês podem deixar outras sugestões aí nos comentários!

Os jogos citados nesse texto podem ser encontrados em lojas digitais como:  Xbox Live, Playstation Store, Steam, Nuuvem entre outras.

Receba mais sobre PlayStation 4 (PS4) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados