Início » Jogos » Guia do DualShock 4 [Botões & Touchpad]

Guia do DualShock 4 [Botões & Touchpad]

Saiba como emparelhar, carregar e conheça algumas funções básicas do controle, como o botão touch pad do PS4

Vivi Werneck Por

O DualShock 4, controle do PlayStation 4, é uma grande evolução do DualShock 3 – joypad do PS3. Os maiores upgrades foram as adições dos botões “Share”, para salvar/compartilhar fotos e vídeos, alto falante embutido no controle (e entrada P2 para fones), e o botão touch pad do PS4 – usado para funções extras nos jogos, como acessar mapas, interações sociais em multiplayers e alguns gestos.

ps4-controle / Vivi Werneck

Emparelhamento e como carregar

Se você acabou de comprar um DualShock 4, separado ou juntamente com o PS4, antes de começar a usá-lo será necessário emparelhar o acessório com o console. O processo é bem simples e basta conectar o controle ao videogame por meio de um cabo USB (na caixa do console já vem um).

Depois, ao ligar o sistema, é só seguir os passos da tela. Para todo novo DualShock 4 que for usar em seu PS4 será necessário repetir esse processo separadamente.

Com o controle já conectado ao sistema, verifique se será necessário carregá-lo pressionando o botão PS. Dessa forma, é possível checar o nível de bateria. Em todos os casos, o próprio PS4 exibirá uma notificação na tela quando o DualShock 4 estiver com a carga no fim.

Para carregar é bem simples também: basta conectar o controle ao PS4 por meio de um cabo USB. É importante que o videogame esteja ligado ou no modo repouso. Neste segundo caso, a barra de luz do joypad ficará na cor laranja, enquanto estiver carregando.

Ao concluir o processo, essa luz se apagará. Em média, serão necessárias duas horas (com a bateria zerada) para o DualShock 4 estar 100% pronto para uso novamente.

Dica: para carregar o controle no modo repouso vá em Configurações > Configurações de economia de energia > Definir os recursos disponíveis no modo de repouso > Fornecer energia para as portas USB.

Funções gerais e botão touch pad do PS4

Os botões de direção (na esquerda do controle), os gatilhos (R1, R2, L1 e L2), os de ação (△,⭘, X, ▢) e os botões de controle (L3 e R3) já são conhecidos desde o PS3, assim como botão PS.

No PS4, as novidades estão nos botões de Share (Compartilhar), Options (Opções), alto falante embutido, entrada P2 para conectar fone ou headset e o touch pad.

PlayStation 4

Operações básicas dos botões exclusivos do DualShock 4:

  • Share: abre uma janela à esquerda da tela com opções para compartilhamento de imagens e vídeos. Também permite que o jogador salve o conteúdo capturado no HD do console;
  • Options: sua função varia de acordo com o jogo. Pode ser um menu, acesso ao mapa, botão para iniciar alguma missão e etc;
  • Alto falante embutido: alguns games, quando o jogador não está usando um headset plugado ao controle, usam esse recurso para emitir sons extras durante o gameplay. Exemplo: sons de radar e conversas entre personagens;
  • Touch Pad: outro recurso com aplicação variada, de acordo com o jogo. Pense nele como um “micro tablet”. Alguns games usam o touch pad para funções in-game diversas. No entanto, a mais comum é ser um atalho para acessar mapas.

Importante: para prolongar a vida útil da bateria do seu DualShock 4, o ideal é deixar o controle carregar primeiro antes de continuar jogando. Evite, sempre que possível, fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação