Início » Aplicativos e Software » Windows 10 avança em migração do antigo Painel de Controle

Windows 10 avança em migração do antigo Painel de Controle

A novidade aparece em uma versão de testes do Windows 10 e bate mais um prego no caixão do antigo Painel de Controle do sistema

André Fogaça Por

A versão mais recente de testes do Windows 10, build 20161, traz mais alguns passos no caminho (aparentemente sem volta) de inserir partes do antigo Painel de Controle, dentro da nova área de Configurações – que não é tão nova assim e está presente no sistema operacional desde o Windows 8.

configuracoes windows 10

Pode parecer estranho, mas o Painel de Controle ainda existe no Windows 10. A Microsoft vem aumentando seus esforços para levar os ajustes que estão apenas lá para o menu de Configurações, o mesmo que já é utilizado para muito do sistema, como alterar resolução do monitor, formatar o Windows, retocar os sons, arrumar parte da internet e até remover programas instalados.

Com a build 20161 do Windows 10, na versão de testes do programa Insider, outra mudança acontece para engordar ainda mais esta área: as informações do sistema. Este tipo de dado era exibido em uma janela com versão do Windows instalada, nome da fabricante do PC, qual processador utiliza, quanto de RAM está instalada, se o sistema é de 32 ou 64 bits e se o conjunto tem suporte para telas de toque ou caneta.

A partir desta build, todos estes dados estão no menu de configurações, em “Sobre” e que está abaixo da categoria “Sistema” na tela inicial. Outra mudança está na possibilidade de copiar informações exibidas por lá. Esta área já existia em versões anteriores, mas a partir desta build os atalhos e links que levavam para a janela antiga redirecionam para a nova.

Se você gosta do visual mais antigo do Painel de Controle, é melhor começar a se acostumar com o fim dele – que não acontecerá tão rápido, mas aos poucos vai morrendo.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Quando isso acontecer eu vou ter que reaprender algumas coisas, pq até hj eu faço algumas coisas no painel de controle antigo

Sérgio (@trovalds)

Tem é muita coisa ainda pra ser migrada do Windows 7 e anteriores. O Painel de Controle é só uma delas. Windows Explorer, Propriedades de Hardware e por aí vai.

Goku SSGSS (@renatodantas)

Ainda acho que tem código do Windows 95 por lá.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Por isso a Microsoft domina o mercado de Sistemas Operacionais, o Legado.

CAV (@cav)

A Microsoft está preocupada demais com uma transição que já está sendo um desastre, e está esquecendo de fazer a lição de casa com o Windows Update.
Chama demais a atenção que já faz pelo menos 1 ano que todo mês tem atualização problemática no Windows 10.
Com o Bill Gates no comando, isso não estaria acontecendo. Ele já mandaria rever todo o processo, como fez em 2002 com o Windows XP.

Tem coisa do Windows 3 lá ainda, que acho que nem a Microsoft sabe que ainda existe.

E a migração infelizmente está deixando a desejar.
Boa parte do que ela tirou do Painel de Controle foi introduzido de forma pior no Windows 10 (seja mais simplificado do que deveria, ou menos completo do que era antes).
Pra piorar, tem coisa que já tinha mudado no Windows 10 que ela está mexendo de novo, porque já percebeu que não ficou bom, ou que não teve a aprovação do público.
E os novos recursos não substituem bem o que se conseguia fazer com ferramentas a parte da própria Microsoft, como o Windows Essentials 2012. o Galeria de Fotos e o Movie Maker ainda são muito melhores que todas as soluções que a Microsoft implantou para sucedê-las de 2012 até agora.