LG K41S: mais câmeras, menos desempenho

O LG K41S entrega quatro câmeras, bateria de 4.000 mAh e tela grande, mas o desempenho pode decepcionar

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 11 meses
LG K41S

A LG trouxe o K41S para o Brasil em junho deste ano. O desafio da marca com esse aparelho é atrair o público jovem que busca por um smartphone com recursos avançados a um preço mais acessível. O modelo mais básico da nova família K é uma leve evolução do K40S e do K50S — “leve” porque não houve tantas mudanças assim, sobretudo na parte interna.

Apesar disso, há upgrades a serem destacados aqui: ele recebeu quatro câmeras com Inteligência Artificial (IA), a bateria tem 4.000 mAh de capacidade e a tela também ficou maior em relação aos modelos da geração anterior: agora são 6,5 polegadas. E o preço? R$ 1.300.

Será que vale investir tudo isso no K41S? Será que ele irá manter o sucesso da linha K? Vem comigo que eu respondo essas e outras perguntas neste review.

Análise do LG K41S em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O K41S foi fornecido pela LG por empréstimo. O produto foi devolvido à empresa após os testes.

Design

A repaginada no visual mostra que a LG está evoluindo e atenta às tendências de smartphones de 2020. Eu testei o K51S aqui no Tecnoblog e já tinha aprovado o novo design. Agora, a empresa enviou para nós o K41S na cor preta (brilhante), que me conquistou ainda mais. O único ponto negativo são as marcas de dedo que ficam na traseira.

Parte frontal (tela) do LG K41S

O aparelho é todo trabalhado em plástico tanto na traseira como nas laterais. Ele também é mais “pobrezinho” em relação aos irmãos (K51S e K61), que apresentam uma traseira mais bem elaborada (pelo menos visualmente), que chega a lembrar até vidro.

No mais, os botões são os mesmos das outras versões: o de liga / desliga está na lateral direita próximo da bandeja para inserir chip e o cartão de memória. Enquanto na lateral esquerda estão os botões de volume e o tradicional botão dedicado para o Google Assistente, encontrado também no K40S e no K50S.

LG K41S parte traseira

Na parte traseira, estão as quatro lentes acompanhadas de um flash de LED, e o leitor de impressões digitais, que foi colocado logo abaixo. Encontram-se na parte inferior as entradas para fone de ouvido (padrão, de 3,5 mm) e USB tipo C. A saída de áudio também foi introduzida por ali.

Para os distraídos que vivem deixando o celular cair no chão, o K41S recebeu certificação de resistência militar (MIL-SDT-810G): sendo resistente a impactos, vibração, umidade, alta e baixa temperatura, e choque térmico.

Tela e som

Curiosamente, o K41S é o único aparelho da série K atual a trazer o entalhe em forma de gota para a câmera de selfie. Além disso, as bordas estão bem ressaltadas, não chega a incomodar, mas pode comprometer a experiência de uso em alguns aplicativos de mídia.

LG K41S exibindo vídeo do YouTube

O aparelho tem IPS LCD de 6,5 polegadas e resolução HD+ (720 x 1600 pixels) com formato 20:9. Está claro aqui que a LG se preocupou em entregar ao consumidor uma tela grande, mas esqueceu de aprimorá-la.

As cores não são vivas e a visualização só fica melhor com o brilho quase no máximo. Ler textos com a luminosidade em 50% foi um desafio para os meus olhos, mesmo em ambientes fechados sem muita entrada de luz natural.

O alto-falante mono na parte inferior permite ouvir músicas e assistir filmes com clareza, mas os agudos são realçados quando o volume está no máximo. Nessa condição, as distorções são perceptíveis.

Parte inferior do LG K41S

Volto a elogiar a LG por trazer DTS:X 3D Surround aqui no K41S. Essa tecnologia traz uma experiência de cinema 3D para o fone de ouvido, permitindo, por exemplo, ouvir detalhes de uma explosão em um filme, ou mesmo um sussurrado. E já que falei em fone, a marca envia um modelo bem simples junto do aparelho. Apesar da fragilidade, eles são até que bons e funcionam bem com DTS:X 3D Surround.

Software

O K41S vem rodando Android 9 Pie. Sim, isso gerou críticas, já que muitas pessoas esperavam que ele chegasse com Android 10. É importante explicar que a LG ainda tem receio de comprometer o desempenho do aparelho ao disponibilizar o Android 10. Por isso, teremos que aguardar.

Interface Android 9 Pie

Pelo menos a interface é excelente: fácil de utilizar e bem organizada. Inclusive, lembra a One UI da Samsung. No K41S, a barra de notificações é escura mesmo quando o celular não está com o dark mode ativado e traz recursos como: modo avião, bluetooth, visual confortável, economia de dados, ativação do DTS:X 3D Surround e outros.

Ainda há a função janelas múltiplas, que permite usar dois aplicativos simultaneamente com a tela dividida. E, para ajudar na organização, você pode criar pastas na tela inicial e definir uma cor — recurso útil para quem vive instalando vários aplicativos.

Câmera

Câmeras triplas e quádruplas estão cada vez mais se popularizando em aparelhos mais de entrada. Tudo bem que o preço do K41S não é tão popular assim, mas ele deve cair em alguns meses.

LG K41S câmeras

Por aqui, são quatro lentes, que permitem explorar a criatividade na hora de produzir fotos.

A principal tem 13 megapixels com abertura de f/2,0. Ela é chamada de “Câmera Inteligente”, uma vez que trabalha com tecnologia de Inteligência Artificial. No geral, ela entrega belas fotos e me chamou a atenção a fidelidade das cores, e o nível de detalhamento consistente.

Infelizmente, o conjunto fotográfico não é tão “inteligente” para produzir fotos em ambientes escuros. Nessas circunstâncias, a imagem perde a nitidez e os ruídos prevalecem.

O LG K41S está equipado com uma câmera Super Grande Angular de 5 megapixels e abertura de f/2,2, com campo de visão de 115 graus. Essa é a minha lente preferida aqui: ideal para paisagens sendo capaz de captar mais detalhes. Como de costume, pode haver distorções nas bordas, mas nada exagerado.

Imagem feita com a câmera principal
Imagem feita com a câmera principal
Imagem feita com a Super Grande Angular
Imagem feita com a Super Grande Angular
Foto noturna feita com o LG K41S
Foto de uma mesa com vários itens de escritório

A câmera exclusiva para retratos tem apenas 2 megapixels e abertura de f/2,4. Ela é boa? Olha, senti que ela reduz bastante a saturação e o foco fica bugado em algumas áreas como no braço, na cabeça e no ombro. Portanto, o resultado é ok.

Uma lente que vem ganhando destaque nos aparelhos de 2020 é a macro. No K41S ela tem 2 megapixels e abertura de f/2,4. Evidentemente que não consegui ter belas imagens, já que a qualidade despenca; o resultado pode ser melhor em ambientes com luz natural.

Por fim, a câmera de selfie, de 8 megapixels com abertura de f/2,0, não valoriza as cores da cena, principalmente do rosto. Eu gostei dela por não abusar no pós-processamento e mantém tudo natural. O desfoque não é tão preciso, mas consegue dar uma disfarçada.

Retrato feito com o LG K41S

Por trabalhar com Inteligência Artificial, o app de câmera traz recursos bem legais: ele é capaz de identificar o objeto a ser capturado e oferece ajustes para você aplicar na imagem.

Hardware e bateria

Lembra que no começo deste review eu falei sobre uma leve mudança? É aqui que o K41S pode decepcionar, caso você seja um consumidor muito exigente, claro. Ele está equipado com um octa-core Helio P22, da Mediatek, de até 2,0 GHz, que tem como destaque a eficiência energética. A GPU é a PowerVR GE8320, enquanto a memória RAM é de 3 GB.

Assim como o LG K51S, que recebeu o mesmo processador, o K41S rodou com fluidez aplicativos populares do cotidiano, como redes sociais e serviços de streaming.

Asphalt 9 no LG K41S

Durante os dias em que fiquei com ele, não houve fechamentos inesperados de apps, mas pude notar travamentos na alternância de aplicativos. O leitor de impressões digitais também não é tão preciso e leva alguns segundos para reconhecer a digital e desbloquear a tela.

O K41S não é o aparelho recomendado para você que prioriza games mais complexos. Ele rodou Asphalt 9: Legends, mas o desempenho caía em alguns momentos, mesmo com os gráficos no médio. Já os jogos mais leves funcionaram aqui sem tropeçar.

Agora falando de memória interna, o K41S tem 32 GB de armazenamento e, desse total, o sistema está usando 15 GB, ou seja, você terá cerca de 17 GB para aplicativos, fotos, músicas e outros dados. Ainda que muitas pessoas estejam guardando seus arquivos em nuvens, metade do armazenamento (praticamente) pode ser bem complicado. Felizmente, você pode colocar um microSD de até 2 TB.

Como esperado, a bateria é um ponto forte e gostei do resultado. São 4.000 mAh, possibilitando que você deixe o celular longe da tomada por pelo menos um dia e meio.

LG K41S

Para você ter uma ideia: usei o YouTube por 1 hora, Netflix por 3 horas, Spotify por mais 1 hora, Asphalt 9: Legends por 20 minutos e mais 20 minutos de redes sociais. Resultado: iniciei lá no YouTube com 100% e encerrei o uso com 32%. Ah, importante frisar que usei o aparelho o tempo todo com o brilho no máximo.

Mesmo com uma fonte de 10 watts, a alimentação da bateria teve um resultado satisfatório: com ela zerada, consegui chegar em 50% em 54 minutos; 80% em 1h30 e o aparelho chegou em sua carga total em exatamente 2 horas e 2 minutos.

LG K41S vale a pena?

O LG K41S é aquele aparelho básico que recebeu atualizações pontuais para não ficar ultrapassado diante da concorrência. Eu recomendaria ele para você que está em busca de um smartphone simples e com tela maior. Caso você tenha um LG K de geração anterior, aconselho a olhar o K61, que possui especificações “mais robustas”.

Itens da Caixa do LG K41S

Eu vejo o K41S como um celular equilibrado: ganha pontos positivos pelo conjunto fotográfico, pelo botão dedicado para o Google Assistente e pela tecnologia DTS: X 3D Surround. Entretanto, seu desempenho é triste, a tela é muito escura e ele ficou devendo Android 10.

O preço, confesso, está salgado, porém já é possível encontrá-lo por cerca de R$ 1.100 em alguns e-commerces nacionais. Eu pagaria isso pelo K41S, mas R$ 1.000 é o preço ideal. Considerando o público desse aparelho e a faixa de preço, eu recomendaria você a olhar também o Moto G8 Play ou Moto G8 Power.

LG K41S – ficha técnica

  • Tela: 6,5 polegadas 20:9 HD+ V-Notch Display
  • Processador: MediaTek octa-core de 2,0 GHz
  • RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB + microSD de até 2 TB
  • Câmera frontal: 8 megapixels (com Inteligência Artificial)
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 13 megapixels
    • Grande angular: 5 megapixels
    • Macro: 2 megapixels
    • Sensor de profundidade: 2 megapixels
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Conectividade: Wi-Fi, Bluetooth 5.0, USB Tipo-C
  • Dimensões: 165,7 x 76,4 x 8,2 mm
  • Mais: leitor de digitais e certificados de Resistência Militar (resistência a impactos, umidade, vibração, operação e armazenagem em altas temperaturas, operação e armazenagem em baixas temperaturas, choque térmico)

LG K41S

Prós

  • Conjunto fotográfico permite explorar a criatividade
  • Interface é bonita e organizada
  • Bateria para o dia inteiro

Contras

  • Tela é muito escura
  • Desempenho fraco
  • Leitor de impressões digitais é bem lerdinho
  • Preço sugerido é alto
Nota Final 7.7
Bateria
9
Câmera
9
Conectividade
8
Desempenho
5
Design
9
Software
7
Tela
7

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados