Claro ativa rede 5G em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro

Claro demonstra 5G com velocidades ultrapassando 400 Mb/s; serviço utiliza mesmas frequências usadas com 2G, 3G e 4G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 7 meses
Loja da Claro

A Claro terá uma adoção prematura do 5G no Brasil, sem esperar o próximo leilão da Anatel. Utilizando a capacidade atual das tecnologias 2G, 3G e 4G, a operadora inicia a operação comercial do 5G com compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). A empresa demonstrou em evento velocidades na casa dos 400 megabits por segundo; a cobertura será restrita a alguns bairros de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os testes foram demonstrados pela operadora no estádio Allianz Parque, com a comparação das velocidades alcançadas nas tecnologias 4G, 4,5G e 5G. Além disso, tivemos uma prévia das possíveis velocidades do 5G no país após aquisição de capacidade em 3,5 GHz no próximo leilão de frequências. A rede foi construída em parceria com Ericsson, e o único smartphone inicialmente compatível é o Motorola Edge.

A Claro diz que seu serviço de quinta geração é até 12 vezes mais rápido que a rede 4G tradicional. Confira os números:

TecnologiaVelocidade de downloadLatência (ping)
4G21,1 Mb/s21 ms
4,5G (LTE Advanced Pro)210 Mb/s26 ms
5G414,6 Mb/s15 ms
5G após o leilão1,27 Gb/s12 ms

O 5G DSS da Claro utilizará a frequência de 2.600 MHz (banda n7), com até 20 MHz de capacidade para download e outros 20 MHz para upload. O arranjo utilizado foi MIMO 4×4, e será possível utilizar agregação de portadora com as faixas de 700 MHz e 1.800 MHz.

Uma boa notícia é que não será necessário pagar mais para usar o 5G, sem a necessidade de aderir a planos específicos com acesso à tecnologia. No entanto, a companhia recomenda o Claro Pós de 50 GB para quem comprar o Motorola Edge, por conta da quantidade de dados adequada para uma melhor experiência.

Bairros de São Paulo e Rio de Janeiro terão 5G

A princípio, a banda larga móvel de quinta geração terá cobertura restrita apenas a algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. A operadora não revelou detalhes sobre expansão para outras regiões e afirma que a escolha dos municípios foi feita baseada no volume de tráfego de dados.

Cobertura em São Paulo
Cobertura no Rio de Janeiro

Além disso, vale destacar a cobertura 5G em Paraisópolis: a Claro oferece um hotspot nesta comunidade de São Paulo para utilização da internet em projetos de saúde e educação.

Receba mais sobre Claro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados