Tecnoblog
Início » Finanças » O que são ações ordinárias?

O que são ações ordinárias?

Conferir ao investidor o direito de votar nas assembleias de acionistas é o que define em resumo o que são ações ordinárias

As ações ordinárias têm como principal característica garantir ao investidor o direito de votar nas assembleias. Você já sabe que ações são frações de uma empresa. E estas partes, são divididas em duas categorias, de acordo com os direitos que conferem aos acionistas: ordinárias (sigla ON) ou preferenciais (sigla PN). As características de cada tipo de ação são definidas pelo Estatuto Social das Companhias, que é o conjunto de regras que devem ser cumpridas pelos administradores e acionistas da empresa.

Vamos abordar aqui apenas as ações ordinárias.

O que são ações ordinárias?

Sua principal característica é dar ao titular, além dos dividendos, o direito a voto nas assembleias das companhias abertas – aquelas que ofertam ações na Bolsa.

Por que é importante ter direito a voto?

Quem detém ações do tipo ON pode, por exemplo, aprovar ou rejeitar a decisão da empresa de construir uma nova fábrica.

Apesar do direito de voto, o investidor não é responsável pelas dívidas da companhia.

Porém, em geral, acionistas individuais e pequenos não costumam ter muita influência nas decisões, mesmo sendo detentores de ações ordinárias. Isto é, para ter real poder de decisão e controle sobre a S/A é necessário ter uma grande quantidade de papeis.

Qual a vantagem de adquirir ações ON?

Ações ordinárias estão protegidas pela Lei das Sociedades Anônimas com o chamado “tag along”. Isso significa que, se a empresa for vendida, o pequeno investidor deve receber do novo controlador da companhia pelo menos 80% do valor da cotação de mercado.

“Nos casos em que ficar caracterizada a alienação de controle de companhia aberta, o novo controlador tem a obrigação de realizar oferta pública para adquirir as ações pertencentes aos acionistas minoritários titulares de ações com direito a voto”, informa o artigo 254 – A da Lei das S/A.

Como identificar uma ação ON?

Na bolsa de valores brasileira, a B3, ações ordinárias são identificadas com o final 3.

Confira alguns exemplos:

  • Natura: NATU3
  • Petrobras: PETR3
  • Vale: VALE3

Analistas de mercado recomendam que, na dúvida entre comprar ações ordinárias (ON) ou preferenciais (PN), você avalie qual dos papeis tem maior liquidez. Ou seja, é considerado mais fácil de negociar, caso queira ou tenha necessidade de vendê-las.

Com informações de Anbima e CVM

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação