Início » Aplicativos e Software » Google lança Android 11 Beta 2 com melhorias de estabilidade

Google lança Android 11 Beta 2 com melhorias de estabilidade

Android 11 Beta 2 traz versão final de APIs do Google; atualização exibe chats em bolhas e adiciona melhorias de privacidade

Felipe Ventura Por

O Android 11 está quase pronto: o Beta 2 chegou para desenvolvedores nesta quarta-feira (8) com a versão final das APIs do Google. A atualização para celulares e tablets prioriza conversas na lista de notificações; exibe chats em bolhas flutuantes na interface; facilita o acesso a controles de música; e adiciona algumas melhorias de privacidade. Ela deve ser lançada em 8 de setembro de 2020.

Android 11

Para instalar o Android 11 de forma nativa, é necessário ter um Pixel 2, 3, 3a ou 4. Também é possível testá-lo através da emulação no Android Studio em seu PC, ou experimentar uma imagem GSI em dispositivos compatíveis com o Project Treble. Confira as instruções do Google neste link.

O Android 11 Beta 2 representa um marco chamado “estabilidade de plataforma”. É o estágio em que as APIs e os comportamentos são finalizados, permitindo que desenvolvedores façam testes e publiquem apps compatíveis antes do lançamento.

“Isso inclui não apenas as APIs finais do SDK [kit de desenvolvimento de software] e NDK [kit de desenvolvimento nativo], como também os comportamentos finais do sistema e as restrições nas interfaces não-SDK que podem afetar os aplicativos”, explica Dave Burke, do Google, em comunicado. “Portanto, a partir do Beta 2, você pode lançar atualizações de compatibilidade com a certeza de que a plataforma não mudará.”

Android 11 traz melhorias de privacidade

Android 11

Entre as principais mudanças na nova versão do Android, está a permissão única: os usuários podem liberar acesso ao local, microfone ou câmera apenas uma vez (em vez de “sempre” ou “nunca”). Além disso, apps não podem mais acessar arquivos de outros aplicativos no armazenamento externo. São melhorias de privacidade que afetam o comportamento dos apps, daí a necessidade de realizar testes.

Um vídeo do Google menciona quando deve ser lançada a versão final do Android 11: a diretora sênior Michele Turner mostra um slide com o título “checklist para lançamento do Android 11 em 8 de setembro”, e afirma que “vamos lançar em todos os lugares em 8 de setembro”.

Claro, essa data de lançamento vale somente para a linha Pixel e para alguns modelos de celular: a maioria terá que esperar alguns meses até receber a versão mais recente (se ela vier).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Estou usando o Beta 1 no Pixel 2 XL. Rodando beleza. As notificações que já era organizada, ficou melhor ainda. Houve mudança nos gestos com a abertura da gaveta de apps, agora não exibi mais os apps abertos recentemente, só se ativar, o que achei legal. E agora o tema escuro ativa de acordo com o horário definido, ou do amanhecer/anoitecer, mudanças que achei muito bem vindo.