Início » Internet » Streaming derrota canais de TV aberta e só perde para Globo

Streaming derrota canais de TV aberta e só perde para Globo

Record, SBT, RedeTV e Band registram menos audiência que YouTube, Netflix, Globoplay e outros serviços

Por

A gente já sabe que os serviços de streaming estão cada vez mais populares, e a competição chegou até mesmo na TV aberta. Dados do Ibope revelam que a audiência somada de conteúdos online — incluindo Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay — é maior que da Record, SBT, Band e RedeTV, ficando atrás apenas da TV Globo. No mês passado, as transmissões por internet já haviam ultrapassado canais de TV por assinatura.

TV 4K Samsung TU8000 Crystal UHD - Review

Os dados foram revelados por Ricardo Feltrin, colunista do UOL. O aparelho do Ibope (peoplemeter) considera serviços como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, Globoplay, PlayPlus, sites de conteúdo adulto, entre outros, desde que sejam assistidos por uma televisão.

Streamings feitos por computadores, tablets ou celulares não são registrados. A pesquisa também não mensura transmissões piratas de TV, com estimativa de 4 milhões de decodificadores ilegais.

Esse é o ranking de audiência entre 7h da manhã e meia-noite. Cada ponto corresponde a 250 mil domicílios das maiores 15 regiões metropolitanas do Brasil, e o share representa o total de televisores sintonizados:

Ranking Pontuação Share
1º lugar: Globo 15 pontos 32,6%
2º lugar: Streaming 7 pontos 15,1%
3º lugar: TV paga 6,3 pontos 13,7%
4º lugar: Record 5,5 pontos 12%
5º lugar: SBT 5 pontos 10,8%
6º lugar: Band 1,5 pontos 3,2%
7º lugar: RedeTV 0,6 pontos 1,4%

TV por assinatura tem queda nos acessos

O Brasil possuía 15,2 milhões de acessos de TV paga em maio de 2020, de acordo com a Anatel. São cerca de 100 mil assinaturas a menos que no mês anterior e retração de 1,7 milhão que o mesmo período de 2019.

A popularização de acessos de banda larga (sobretudo com o crescimento de pequenos provedores) acaba impulsionando o aumento na audiência do streaming. Já não faz mais tanto sentido pagar centenas de reais por pacotes com canais indesejados e programação repetida.

Com informações: UOL