Google vai proibir anúncios de software espião e stalkerware

Google Ads não permitirá anúncios que ofereçam serviços e tecnologias de espionagem, como stalkerwares, a partir de agosto

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google / Codigos Reserva Alternativos Google - Google Fotos

O Google passará a proibir anúncios de softwares e serviços de espionagem a partir de agosto. A companhia anunciou nesta semana mudanças na política de permissão de comportamento desonesto do Google Ads “para esclarecer as restrições de publicidade referentes a spyware e tecnologia de vigilância”.

A atualização nas normas do Google Ads visa dar fim à divulgação de tecnologias para espionagem, como stalkerwares. Segundo o Google, a nova versão das regras “proibirá a divulgação de produtos ou serviços comercializados ou segmentados com o objetivo explícito de rastrear ou monitorar outra pessoa ou as atividades dela sem autorização.”

Serão proibidos anúncios de recursos para monitorar informações de terceiros como mensagens de texto, chamadas telefônicas, históricos de navegação na internet, localização, câmeras, microfones e afins sem o consentimento da vítima. Serviços de investigação particular e de controle parental permanecerão liberados.

Em caso de violação da nova regra, o Google não irá suspender a conta imediatamente sem aviso prévio. A companhia explica que o responsável pelo anúncio será notificado com sete dias de antecedência. A atualização da política do Google Ads será aplicada em todos os países a partir de 11 de agosto de 2020.

Há um ano, o Google realizou ação similar na Google Play Store. A companhia removeu aplicativos de espionagem da loja de aplicativos para celulares Android, incluindo softwares que são utilizados para monitorar e perseguir parceiros em relacionamentos abusivos.

Com informações: Bleeping Computer e Google Ads

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados