Início » Negócios » Fora do ar: Nubank não abre no iPhone nesta sexta-feira (10)

Fora do ar: Nubank não abre no iPhone nesta sexta-feira (10)

Aplicativo do Nubank não abre no iOS e dificulta pagamento da fatura do cartão de crédito e acesso à NuConta

Lucas Braga Por

Clientes do Nubank amanheceram nesta sexta-feira (10) com dificuldades para usar o serviço. O aplicativo da instituição financeira parou de funcionar no iPhone: o app fecha imediatamente após a abertura, sendo impossível pagar contas, fazer transferência, consultar o saldo da NuConta e a fatura do cartão de crédito. Nesta semana, o banco apresentou problemas com o saldo das contas digitais e realizou ajustes nos depósitos.

Cartão virtual do Nubank

Atualização às 09:50: O acesso ao aplicativo do Nubank foi restabelecido por volta das 09h45, assim como o Spotify, Waze e Pinterest. A queda foi causada por conta de uma integração com o Facebook.

A plataforma DownDetector registra aumento das queixas no início da madrugada, com pico às 8h da manhã:

Gráfico de relatos de problemas com o Nubank no DownDetector

Falha afeta app do Nubank no iPhone

A falha não atinge o aplicativo para Android. No Twitter, diversos clientes reclamam ao Nubank sobre a indisponibilidade:

Falha no Nubank ocorre por problema no Facebook

No Twitter, o Nubank publicou (e logo depois removeu) um tweet informando que os problemas foram causados pela integração com o Facebook:

O Tecnoblog questionou o Nubank sobre a relação com o Facebook em um aplicativo bancário. A empresa ainda não havia respondido até a última atualização deste artigo. O acesso ao aplicativo do Nubank foi restabelecido por volta das 09h45, assim como o Spotify, Waze e Pinterest.

Atualizado às 09h50.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
23 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raul Amoretti de Souza (@djlito)

A culpa é do Facebook!

Spotify tb não abre!

https://developers.facebook.com/status/issues/1739188102911114/

E muitos outros apps, pode verificar no twitter.

² (@centauro)

Ou seja, o problema afeta os apps que usam o SDK do FB pra lidar com o login nos seus próprios apps?

Se for isso, o Nubank permite fazer login via FB?

seinper capi (@seinper_capi)

Eles só estão noticiando o que está acontecendo no mundo tech. Ninguém na redação tem culpa de que a Nubank está fazendo/envolvida m*rda. Ou vocês acham que eles estão “torcendo contra a empresa, por isso tá dando tudo errado”?

Daniel Alencar (@daniel-asilva)

Inacreditável. Acho bem desnecessário. Vi uns comentários que apps que não usam o analytics do SDK do fb está normal. Então se for isso mesmo, ou o Nubank usa pra login ou pra analytics
Pra nenhuma forma eu acho aceitável a área de finanças estar envolvida com coisa do fb.

Mas veja bem: da pra fugir 100% do fb? Deve ter tanta coisa escondida aí que não sabemos sobre eles ainda…

Welington Souza™ (@WelingtonSouza)

Não é o Tecnoblog falando mal do Nubank, notícias estão aí para serem publicadas. E outra, aí é uma questão complexa, porque o Spotify ou Pinterest deixarem de funcionar é uma coisa, agora o aplicativo que você movimenta seu dinheiro ou paga suas contas não dá para acontecer! Além do que o Nubank não permite que você acesse nem o site sem autenticação do App. Então já é hora de outras soluções!

² (@centauro)

Acabei de checar aqui, no Android o Nubank conecta ao graph.facebook com.
Não sei exatamente o que é esse domínio, mas segundo um post no reddit, é um API do FB pra rastrear a atividade de usuários do FB e uma forma de fingerprinting.

Imagino que no iOS tenha isso também.

Bruno Who? (@brunossn)

Porque o nubank é mais uma empresa de tecnologia do que financeira.

Imagina se o tecnoblog fosse noticiar toda vez que o app do Bradesco para de funcionar, não teria outra pauta no site.

Bruno (@Unknown)

Pessoal aí tentando passar pano para o Nubank, quando na verdade o próprio Nubank é o culpado por usar API do Facebook.
O Nubank que deveria explicar porque essa dependência do Facebook em um aplicativo considerado critico, apresentar falhas desse tipo da vontade de pular fora desse barco, imagina o que mais não tem no backend.

Esses engenheiros de software…

Jean (@jeanmichel)

Por que raios o Nubank utiliza API do Facebook? Todo mundo tirando o dinheiro de lá em 3, 2, 1…

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Fanboy de banco é tenso, hein amigo… Nada foi inventado. Ocorreu um problema sério no app (quer problema pior que nem abrir?) e tem que ser noticiado mesmo. Até pra quem tem conta poder se precaver e pensar numa alternativa antes de acontecer de precisar usar.

Adriano Angelo (@Angelo)

Onde lê: “Fora do ar: Nubank não abre no iPhone nesta sexta-feira (10)”;

Leia-se: “Problema na API do Facebook faz os aplicativos do Nubank, Spotify e Pinterest ficarem fora do ar nesta sexta-feira (10)”.

🤷‍♀️ (@xavier)

@seinper_capi @brunossn @Enyawbruce

A mesma falha existia em vários aplicativos, de empresas de tecnologia, mas até então haviam noticiado apenas no Nubank. Na matéria “irmã”, inclusive, a forma como reportam dá a entender que a falha não era a mesma no Nubank e nos outros aplicativos, mas misteriosamente foram todas resolvidas ao mesmo tempo.

Não foi a primeira vez: https://tecnoblog.net/349140/exclusivo-clientes-nubank-denunciam-fraude-compras-cartao-credito/
Na discussão dessa matéria aqui na Comunidade, vários usuários de outros bancos, outros cartões reportaram o mesmo problema, inclusive é o PRIMEIRO comentário de um usuário do Itaú, mas somente dois dias depois falaram de “Nubank e Itaú” https://tecnoblog.net/349644/exclusivo-clientes-nubank-itau-itaucard-credicard-apontam-fraude-compras-cartao-credito/

Eu concordo plenamente que por ser uma fintech e por ser uma instituição financeira tá completamente certo noticiar, meu ponto é: a forma como está sendo noticiado, e se eu não puder questionar, não faz sentido existir a Comunidade.

É exatamente isso daqui.

Rodrigo (@rodrigo1)

O Nubank removeu esse tweet que faz menção ao componente do Facebook e colocou outro, omitindo esse tal componente. Muito estranho isso. Se não existisse problema algum usar esse componente, porque remover o tweet?

ya G (@ya_G)

Agora fiquei curioso porque o Nubank usa uma API de terceiro? Principalmente do Facebook! Ficar dependente de terceiros e muito arriscado pra um banco e se um cliente tivesse precisando bloquear o cartão por roubo e o app não abre?

Ultimamente o Nubank tá tendo atitudes de no mínimo duvidosas.

Matheus Silva Santos (@Matheus95)

Sou cliente desde dezembro de 2014 e vi o Nubank lentamente criar o conceito de fã otário de instituição financeira. Agora é o “meu precioso” da “juventude” que nunca erra e não deve ser julgado conforme se espera das responsabilidades de um banco (se tivessem ficado só com o cartão…). É pra cabar cos pequi do Goiás, viu?

Exibir mais comentários