Início » Aplicativos e Software » Falha no Facebook faz Spotify, Waze, Pinterest e mais apps fecharem no iPhone

Falha no Facebook faz Spotify, Waze, Pinterest e mais apps fecharem no iPhone

Falha é causada por integração dos aplicativos com API do Facebook; Spotify, Waze, Pinterest e Viber fecham sozinhos

Lucas Braga Por

Usuários do iPhone e iPad de todo o mundo estão com dificuldade para abrir alguns apps. Por conta de uma falha do Facebook, serviços como Spotify, Waze, Pinterest e Viber estão fechando sozinhos nesta sexta-feira (10). A indisponibilidade não afeta os aplicativos para Android, nem o acesso por meio de PCs. Um problema semelhante também afeta o Nubank.

spotify nova interface

Atualização às 09:50: a falha parece ter sido corrigida e os apps do Nubank, Spotify, Waze, Pinterest e Viber já voltaram a funcionar.

No DownDetector, que mensura reclamações de serviços indisponíveis, as queixas registram pico a partir de 8h da manhã:

Por se tratar de uma API do Facebook, outros aplicativos também podem apresentar falha similar. A rede social já está ciente dos problemas e investiga os erros causados pela integração. O Tecnoblog procurou a assessoria de imprensa do Spotify, mas não recebeu posicionamento até a publicação da matéria.

Como usar o Spotify para ouvir músicas offline

Caso você possua playlists offline, ainda é possível ouvir músicas durante a pane. O app encerra automaticamente apenas quando há conexão com à internet, mas há formas de acessar a biblioteca local.

A melhor alternativa para continuar usando internet e não perder ligações é desativar os dados móveis. Para isso, vá em Ajustes > Spotify e desmarque a opção Dados Celulares. Isso irá impedir conexões do app com as redes 3G e 4G e permitirá ouvir todo o conteúdo disponível offline. Vale lembrar que o Wi-Fi não pode ficar ligado, caso contrário o app continuará fechando sozinho.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel (@gabrieIz)

Meio injusto fazer um post separado para o Nubank sendo que é exatamente o mesmo problema, não?

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Acho que o ponto aí é a importância do app. Uma coisa é não conseguir ouvir música, outra é não conseguir movimentar uma conta bancária. Se é bem mais importante não vejo problemas em destacar dos demais. Além disso, se vermos o histórico, eles fazem matérias tanto sobre fatos positivos quanto negativos sobre todos os bancos e empresas.

Andre Costa (@mr.luizandre)

De início também achei meio injusto falar só do Nubank, mas pensando bem, ele é um banco, não pode parar o app por um problema de uma API não essencial de terceiro como foi hoje o caso com o SDK do Facebook.

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Bom, mas é um problema do próprio no banco no sentido de eles dependerem de um serviço de terceiros para fornecer um serviço básico.

É uma decisão técnica estranha e evitável, estamos falando de um banco, corroborando a questão do @Enyawbruce: a exigência é outro em relação a confiabilidade e segurança do que para um Spotify da vida.

Sherlock (@Holmes)

Sem contar que é bem complicado um banco entregar informações tão sensíveis ao Facebook que é uma empresa que não passa confiança e está cheia de problemas quanto a desrespeito com a privacidade do usuário e problemas de segurança.