Amazon pede para funcionários removerem TikTok por “segurança”

Funcionários terão que desinstalar TikTok de celulares que acessam serviço de e-mail da Amazon

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok no iPhone (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

Funcionários da Amazon foram surpreendidos nesta sexta-feira (10) com uma exigência inusitada: via e-mail, a companhia pediu para que eles removam o TikTok de seus celulares. O motivo alegado? Evitar problemas de segurança.

Não de qualquer celular. O TikTok deve ser removido de todo aparelho que tiver acesso ao serviço de e-mail da Amazon. Se a remoção não for feita, o funcionário simplesmente não poderá acessar as suas mensagens a partir do aparelho. O acesso ao TikTok passa a ser permitido apenas via laptop, no navegador de internet.

No comunicado, a empresa afirma que a decisão é uma medida de segurança. Não ficou claro exatamente quais riscos a Amazon quer evitar com o banimento do TikTok, mas chama atenção o fato de a decisão ter sido tomada na mesma semana em que o governo dos Estados Unidos admitiu ter intenção de banir o serviço.

No mês passado, o TikTok foi incluído em uma lista de 59 aplicativos chineses banidos pela Índia: oficialmente, o país acredita que esses apps estejam sendo usados como ferramentas de espionagem do governo chinês. O governo dos Estados Unidos manifestou preocupação semelhante.

Não é de hoje que o TikTok é alvo de preocupações ou acusações relacionadas à segurança. No final de 2019, por exemplo, o aplicativo foi banido pela Marinha dos Estados Unidos.

Em uma tentativa de evitar que as tensões políticas entre China e Estados Unidos prejudiquem o boom de usuários que o TikTok vem experimentando, a chinesa ByteDance (empresa responsável pelo serviço) adotou uma série de medidas no decorrer do ano. Entre elas está a contratação do americano Kevin Mayer, executivo que liderou a criação do Disney+, como CEO da plataforma.

Amazon

Mesmo com essas medidas e as recorrentes afirmações de que o TikTok não fornece dados para o governo chinês, a ByteDance vem enfrentando dificuldades para diminuir as “hostilidades” contra a plataforma. A decisão da Amazon surge como mais um capítulo dessa novela.

Procurada pelo The Verge, um representante do TikTok se mostrou surpreso com a medida, mas disse que a empresa está disposta a prestar esclarecimentos: “apesar de a Amazon não ter se comunicado conosco antes de enviar o e-mail [aos funcionários] e de não entendermos quais são suas preocupações, estamos abertos ao diálogo para tratar do problema”.

Com informações: The New York Times.

Atualização em 11/07/2020 às 11:00: horas depois da publicação da notícia, a Amazon divulgou uma nota confirmando o envio do e-mail aos funcionários. No entanto, a companhia declarou que a mensagem foi emitida por engano: “não há mudanças em nossas políticas com relação ao TikTok no momento”.

Se foi mesmo um engano, que engano curioso, não?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados