Google Chrome 86 tem modo lite para economizar dados em vídeos

Recurso LiteVideos do Google Chrome 86 prioriza reprodução de vídeos em baixa resolução (SD) para não consumir sua franquia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube / Baixa resolução

A versão 86 do Google Chrome, ainda em fase de testes, estreará com um recurso para economizar sua franquia de dados. O modo LiteVideos, como está sendo chamado pelos desenvolvedores, força a reprodução de vídeos em baixa resolução (SD) ao simular uma conexão de baixa velocidade.

O modo lite deverá ser útil especialmente se você tiver uma conexão rápida, como um 4G+, mas um limite de dados baixo. Ele funcionará com os sites que adotam o padrão Media Source Extensions (MSE), responsável por fornecer vídeos adaptativos com resolução compatível com a velocidade de internet do usuário, como o YouTube.

Quando o LiteVideos estiver habilitado, o Google Chrome passará a “simular condições de baixa largura de banda, limitando as solicitações de mídia, para permitir que players de vídeo adaptáveis com MSE reduzam a solução e consumam menos dados”, explica um desenvolvedor do Chromium.

Google Chrome LiteVideos

Pela descrição do recurso, que já está disponível no canal Canary do Google Chrome 86, o LiteVideos será compatível com macOS, Windows, Linux, Chrome OS e Android. A versão final do navegador, que está programada para ser lançada entre setembro e outubro, pode fazer a bateria do seu notebook durar até duas horas a mais.

Se quiser testar a novidade, basta fazer o download do Chrome Canary nesta página e ativar a opção manualmente em chrome://flags; elas estão nomeadas como “Enable LiteVideos” e “Force LiteVideos decision”. Cabe lembrar que o canal Canary é o mais instável de todos, então falhas estranhas podem (e devem) acontecer.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados