Como cancelar um pagamento no PicPay

Para pagamentos em análise, entre em contato com o PicPay. Nos pagamentos aprovados, terá que falar com o recebedor

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
PicPay (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como cancelar um pagamento no PicPay (Imagem: Vitor Pádua/ Tecnoblog)

O PicPay permite que você peça o cancelamento de certas transações. No entanto, o trâmite não é tão simples e pode depender da boa vontade alheia — ainda que tente solucionar possíveis adversidades nas compras, a fintech informa que as negociações comerciais são responsabilidade do consumidor. Entenda o processo e saiba como cancelar um pagamento na plataforma.

Como cancelar um pagamento em análise

Tempo necessário: 5 minutos

Para cancelar uma transação ainda em andamento, você deve entrar em contato com o atendimento do PicPay via aplicativo. É importante ressaltar também que a plataforma não faz análise de transações entre pessoas, ou seja, o tutorial abaixo só vai funcionar se o pagamento for para empresas via boleto, por exemplo. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o seu perfil no PicPay

    Abra o aplicativo e clique na foto, localizada no canto superior esquerdo;Tela inicial do PicPay; seta indicando "Perfil"

  2. Vá em “Ajuda”

    No canto superior direito, selecione “Ajuda”;Tela de perfil no PicPay; seta indicando a área "Ajuda"

  3. Entre em contato com o atendimento

    Role a tela até a área “Pedidos de ajuda” e, em seguida, toque em “Fale com a gente”;Seta indicando o botão "Fale com a gente" no PicPay

  4. Informe o assunto

    Nas opções da tela, clique em “Compras e pagamentos”, conte o motivo da sua solicitação e toque em “Enviar”.Campo de mensagem para cancelar pagamento no PicPay

Seguindo esses passos, a equipe do PicPay já consegue te ajudar no cancelamento da transação.

Como cancelar um pagamento agendado

O cancelamento só pode ser feito um dia antes da data escolhida por você. Assim, se agendou o pagamento para o dia 5, é possível cancelá-lo até às 23h59 do dia 3. Se ainda está no prazo, siga as instruções abaixo:

  1. Acesse suas atividades
    Role a tela inicial do app até “Atividades” e selecione a aba “Minhas”;Área de atividades no PicPay
  2. Selecione o agendamento desejado
    Localize a transação agendada e clique nela;Seta indicando pagamento agendado no PicPay
  3. Cancele o agendamento
    Clique em “Cancelar o pagamento agendado” e confirme a solicitação.Setas indicando como cancelar pagamento agendado no PicPay

Se você não achar a opção de cancelamento quer dizer que o prazo acabou e o pagamento será feito no dia agendado.

Como cancelar uma transação aprovada

Se o pagamento já foi aprovado, será preciso entrar em contato com quem recebeu o dinheiro. Se foi uma transação entre pessoas e contas do próprio PicPay — e se o recebedor concordar e ainda tiver o saldo disponível na carteira — peça para que ele siga as instruções abaixo:

  1. Vá até o pagamento recebido
    Acesse a aba “Minhas” e identifique o valor depositado na conta;Área de pagamentos recebidos no PicPay
  2. Devolva o pagamento
    Toque em “Opções” (três pontinhos) no canto superior direito da tela; selecione “Devolver pagamento” e confirme a solicitação clicando em “Sim”. Será necessário inserir sua senha para concluir.Setas indicando como devolver um pagamento no PicPay

Como falei, o PicPay não se responsabiliza pelas vendas dentro do app, e por isso você deve estar certo que o vendedor em questão é confiável. Porém, se mesmo assim houver algum problema, como pagar por algo dentro do aplicativo e não receber, peça ajuda à equipe de atendimento da plataforma.

E se eu cancelar um pagamento com cashback?

Se o seu pagamento gerou cashback no PicPay, será preciso ter o valor relativo ao bônus na carteira para conseguir o cancelamento. Do contrário, o recebedor não poderá fazer a devolução. Caso você já tenha usado o valor do cashback para outra transação, basta adicionar a quantia necessária via transferência ou receber um pagamento pelo aplicativo.

Com informações de: PicPay

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PicPay na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados