Início » Gadgets » Samsung: carregador esterilizador é homologado pela Anatel

Samsung: carregador esterilizador é homologado pela Anatel

O carregador sem fios com luz ultravioleta da Samsung promete matar 99% dos germes e bactérias, mas não o coronavíruís que causa a COVID-19

André Fogaça Por

No começo de julho a Samsung apresentou ao mercado tailandês um carregador sem fios que promete eliminar germes e bactérias de dispositivos com ajuda de luzes ultravioleta, agora este gadget passou pela homologação da Anatel e isso pode significar que um lançamento está próximo no Brasil.

uv sanitizador samsung

A homologação na Anatel, que aconteceu nesta segunda-feira (13), escreve sem esconder nenhum detalhe que este produto é o carregador ao chamar o gadget de Esterilizador UV, que também tem o código interno de GP-TOU020SABWB – parece nome de modelo de TV.

O carregador é uma espécie de estojo fechado que tem nome de simples e que promete eliminar 99% de todos os germes e bactérias que estão em qualquer coisa que fique do lado de dentro. A arma para limpar os produtos está em dois conjuntos de luzes ultravioleta e todo o processo de limpeza leva 10 minutos, com o carregamento sem fios seguindo seu trabalho mesmo após o tempo das luzes internas.

homologado homologacao uv sanitizador samsung

A caixinha comporta aparelhos grandes como um Galaxy S20 Ultra ou mais grossos, como é o caso do Galaxy Fold dobrado. Como uma função não depende da outra, a própria imagem de divulgação da empresa coreana descreve que um óculos também pode passar pelo processo de desinfecção.

Não elimina o coronavírus, da COVID-19

Em nenhum momento do texto de divulgação a Samsung comenta que este tipo de esterilização é eficaz contra vírus, seja ele qual for. A empresa utiliza o termo “germe” e “bactéria”, dando como exemplo a bactéria Escherichia coli que vive dentro do intestino, mas pode causar infecções alimentares, Staphylococcus aureus que é outra bactéria que vive bem em pessoas e pode causar problemas bem diversos como pneumonia, meningite, endocardite e até acne.

Também menciona o fungo Candida albicans, que pode causar infecção oral e vaginal. A eliminação de vírus com ajuda de luz ultravioleta depende da intensidade da onda que o atinge, já que luz ultravioleta significa que ela passou do comprimento de onda que existe no raio X e é menor do que o da luz visível. Este tipo de onda, na intensidade correta, é capaz de danificar um vírus e assim impede a reprodução dele.

Mesmo com a homologação pela Anatel, não existe previsão de lançamento do carregador da Samsung no Brasil.

Com informações: Insira a Ficha.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação