Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Spotify cria lista dos podcasts mais ouvidos em cada país

Spotify cria lista dos podcasts mais ouvidos em cada país

Listas Top Podcasts e Trending Podcasts do Spotify mostram os programas mais populares em 26 países (incluindo o Brasil)

Já faz algum tempo que o Spotify dá atenção especial aos podcasts. A partir desta terça-feira (14), esse tipo de mídia vai ter ainda mais destaque na plataforma: o serviço irá listar os episódios mais ouvidos ou os podcasts populares de cada região.

A proposta é simples: permitir que o usuário descubra rapidamente quais podcasts estão em alta na plataforma. Para tanto, o serviço exibirá os episódios em rankings regionais: as listas serão mostradas para usuários de 26 países, incluindo o Brasil. Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido estão entre os demais mercados incluídos.

São dois tipos de rankings: Top Podcasts e Trending Podcasts. O primeiro mostra quais são os podcasts mais populares do momento. O segundo indica quais os episódios mais ouvidos. Ambos são atualizados diariamente e, por padrão, exibem classificações regionais, apesar de ser possível gerar listas por assunto.

Os dois rankings podem até parecer iguais, mas não são. A lista Top Podcasts exibe até 200 podcasts e considera para a classificação aqueles que têm influência mais duradoura. Já a lista Trending Podcasts, composta por até 50 indicações, considera os episódios mais recentes que registram uma rápida escalada de audiência.

As listas Top Podcasts e Trending Podcasts estão sendo disponibilizadas nas versões do Spotify para iOS e Android. A liberação é gradativa, portanto, se nada apareceu para você, basta esperar.

Também há novidades para os podcasters: eles receberão uma notificação sempre que o seu podcast aparecer em um dos rankings. A partir daí, eles terão acesso a uma função que permite comunicar rapidamente o crescimento do podcast nas redes sociais.

Tecnocast e Hit Kill

Vale lembrar que o Tecnocast, o podcast do Tecnoblog, também está no Spotify e em outras plataformas. Atualmente, o programa libera um episódio por semana.

Para os gamers de plantão, a dica é o Hit Kill, podcast comandado por Vivi Werneck que aborda tudo sobre o universo dos jogos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação