Uber desiste de patinetes elétricos em São Paulo

Os patinetes da Uber estavam disponíveis na cidade de São Paulo desde março e, com a crise, a empresa resolveu encerrar o serviço

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Patinetes elétricos da Uber em São Paulo
Patinetes elétricos da Uber em São Paulo

A Uber encerrou o aluguel de patinetes elétricos na cidade de São Paulo. A empresa já os havia retirado da cidade devido à pandemia de coronavírus e confirmou à Folha de S.Paulo que não pretende voltar a oferecer o serviço na capital paulista.

Os patinetes elétricos da Uber começaram a ser disponibilizados em São Paulo poucos dias antes do agravamento da crise em decorrência do novo coronavírus — em março. As viagens custavam R$ 0,90 por minuto e não havia taxa para desbloquear o patinete.

Durante a fase inicial, o serviço estava disponível na região do Ibirapuera, marginal Pinheiros, avenida Cidade Jardim, Vila Olímpia e em apenas uma área da avenida Brigadeiro Faria Lima, famosa por concentrar muitos usuários.

A Uber, assim como outras empresas do setor, vem deixando de atuar no aluguel de bicicletas e patinetes; e não é só no Brasil. A companhia vem dando prioridade para os outros serviços já consolidados no país: Uber (transporte por aplicativo) e Uber Eats.

No mês de maio, a Uber passou os serviços de patinetes e bicicletas para a Lime, que também não conseguiu vigorar no Brasil: começou a operar em 2019 e encerrou as atividades no começo deste ano. Fora do nosso território, a Lime segue operando em outras regiões que são mais “lucrativas” e, nesses lugares, os usuários poderão solicitar patinete ou bicicleta através do aplicativo da Uber.

Vale lembrar que a Uber vem passando por momentos difíceis com entregadores de delivery insatisfeitos com a modalidade de trabalhado. Além disso, a crise causada pelo novo coronavírus afetou fortemente a receita da empresa. Ainda no mês de maio, a Uber anunciou a demissão de 3.500 funcionários e também pretende fechar ao menos 45 escritórios no mundo.

Atualizado às 12h07.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados