Início » Telecomunicações » Vivo promete 5G para até oito capitais ainda em julho

Vivo promete 5G para até oito capitais ainda em julho

Vivo utilizará 5G com tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro, que permite usar frequências do 4G, 3G e 2G

Lucas Braga Por

Além da Claro e TIM, a Vivo também terá 5G no Brasil antes do leilão da Anatel. Utilizando a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), a operadora deverá ativar a rede em “sete ou oito capitais” até o final de julho. A novidade foi revelada em um evento virtual pelo CEO Christian Gebara, que aponta gargalo pela falta de smartphones compatíveis.

O executivo afirma que a operadora está “provando” a tecnologia e deverá lançar o serviço em até oito capitais até o final do mês, mas destaca que as frequências atuais não são “ideais” para 5G por não trazerem benefícios na latência (ping).

Essas são as localidades com cobertura 5G até o final de julho:

  • São Paulo (regiões da Av. Paulista, Vila Olímpia e Berrini)
  • Brasília (regiões do Eixo Monumental, Esplanada do Ministérios e Shoppings)
  • Belo Horizonte (regiões de Savassi e Afonso Pena)
  • Salvador (regiões de Pituba e Itaigara)
  • Rio de Janeiro (Copacabana, Ipanema e Leblon)
  • Goiânia (região central da cidade)
  • Curitiba (regiões do Centro Cívico/Alto da Glória e Batel/Água Verde)
  • Porto Alegre (regiões do Moinhos de Vento, Av. Carlos Gomes e Shopping Iguatemi)

Gebara defende que as frequências a serem leiloadas serão importantes para funcionamento pleno da nova tecnologia, e que é preciso ter maior flexibilização das legislações municipais para instalação de antenas. As faixas maiores, de 2,3 GHz, 3,5 GHz e especialmente as ondas milimétricas exigem maior número de torres devido ao alcance reduzido.

Na ocasião, o executivo destacou que a disponibilidade de aparelhos compatíveis com 5G ainda é um gargalo. No Brasil, apenas o Motorola Edge e Edge+ são compatíveis com a nova geração, e mesmo o Motorola Edge+ não suporta algumas das frequências utilizadas no Brasil, conforme explicamos no review. A Vivo também informa que nos próximos meses serão lançados dois dispositivos da Samsung compatíveis com a rede.

Claro e TIM também anunciam 5G

A Claro já ativou a operação comercial em 5G. A tecnologia está disponível apenas em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro e utiliza a tecnologia DSS com compartilhamento da frequência de 2,6 GHz. O serviço atinge velocidades na casa dos 400 Mb/s e é compatível apenas com o Motorola Edge. Entre a concorrência, a Claro tem maior vantagem competitiva para lançar o 5G antes do leilão da Anatel por conta do espectro acumulado com a compra da Nextel.

Já a TIM anunciou a utilização de 5G antes do leilão da Anatel em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). O serviço será ativado até setembro para conexões de banda larga fixa, complementando a rede de fibra óptica da TIM Live. A companhia ainda não revelou detalhes de velocidades e planos.

Com informações: Teletime. Atualizado às 18h02.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato Garcia (@Renato)

Fico me perguntando quais serão os benefícios reais do 5G, nestes moldes (de compartilhamento dinâmico de espectro), para uso no dia-a-dia. Será que vai ter alguma mudança pra melhor ou esse anúncio de 5G está mais para marketing?

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Só acho que as operadoras deveria investir melhor no 4G. Cobrir melhor mais regiões, oferecer velocidade decente no download e upload. Na questão de velocidade a Claro é ótima, mais saiu da região metropolitana ja cá para o 3G, além de ficar com sinal indisponível. Se for viajar e precisa utilizar o GPS, é fundamental baixar o mapa pelo Google maps, porque se for esperar pela operadora é prejuízo

Josicler Leme Silva (@Josicler)

Muito bom excelente conteúdo