Início » Aplicativos e Software » Gmail terá mudança no visual do app e imagens vazam na internet

Gmail terá mudança no visual do app e imagens vazam na internet

As novidades valem para uso corporativo do aplicativo do Gmail que está em dispositivos moveis como Android e também nos iPhones

André Fogaça Por

O Gmail vem passando por algumas mudanças visuais, principalmente no aplicativo que acessa o cliente de e-mail do gigante das buscas em dispositivos móveis. Algumas novas mudanças vazaram na internet, elas trazem abas na parte inferior da interface e maior integração com outras ferramentas corporativas do Google.

O Gmail vem passando por algumas mudanças visuais, principalmente no aplicativo que acessa o cliente de e-mail do gigante das buscas em dispositivos móveis. Algumas novas mudanças vazaram na internet e elas trazem novas abas na parte inferior da interface e maior integração com ferramentas corporativas do Google. As novidades serão apresentadas em um evento online, mas os slides apareceram antes da hora graças ao engenheiro de software Tahin Rahman, que encontrou os dados e publicou em sua conta no Twitter. De acordo com o que foi publicado, a página inicial do Gmail em app para smartphones mostrará quatro abas que não existem hoje e que trazem recursos corporativos. A primeira é a lista de e-mails da caixa de entrada, seguida de uma do Google Chat (ex-Hangouts), passando para Rooms, para depois cair no Meet e que já estava integrado ao app do iPhone, mas agora chega ao Android e ganha destaque. O Chat mostra exatamente o que você pensou: papo entre duas ou mais pessoas. Já o Rooms é a resposta do Google para apps como Slack, reunindo grupos para projetos da empresa. O Meet finalmente chega ao app do Gmail para mais pessoas e nesta versão ele recebe novos recursos, como botão de “levantar a mão”, a capacidade de deixar o fundo embaçado (como bem faz o Skype atualmente) ou então trocar por uma imagem, além de um momento onde um chat de perguntas e respostas fica visível para todos durante a reunião.

As novidades serão apresentadas em um evento online, mas os slides apareceram antes da hora graças ao engenheiro de software Tahin Rahman, que encontrou os dados e publicou em sua conta no Twitter. De acordo com o que foi publicado, a página inicial do Gmail em app para smartphones mostrará quatro abas que não existem hoje e que trazem recursos corporativos.

novas abas gmail corporativo

A primeira é a lista de e-mails da caixa de entrada, seguida de uma do Google Chat (ex-Hangouts), passando para Rooms, para depois cair no Meet e que já estava integrado ao app do iPhone, mas agora chega ao Android e ganha destaque generoso. O Chat mostra exatamente o que você pensou: papo entre duas ou mais pessoas. Já o Rooms é a resposta do Google para apps como Slack, reunindo grupos para discutir projetos da empresa.

novas abas gmail corporativo

O Meet finalmente chega ao app do Gmail para mais pessoas e nesta versão ele recebe novos recursos, como botão de “levantar a mão”, a capacidade de deixar o fundo embaçado (como bem faz o Skype atualmente) ou então trocar por uma imagem, além de um momento onde um chat de perguntas e respostas fica visível para todos durante a reunião.

Ainda não existe previsão de lançamento para estes recursos, mas como eles estao em slides de evento que acontece nas próximas semanas, é bem provável que tudo isso também apareça nas próximas semanas ou meses. De qualquer forma, é interessante ver que o Gmail vem aglomerando recursos que o Google teimava de fazer em apps separados.

Fico pensando o que será do app do Google Meet com tudo dele dentro do Gmail.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Willian M. (@willmarq)

E aquela interface pré-histórica das configurações no desktop, quando matam?

Bruno Who? (@brunossn)

É impressionante o descaso do Google com o Gmail. Desde o lançamento até hoje possui a mesma interface basicamente. E o inbox, que era uma baita evolução, pra variar foi enterrado.

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Outlook guys

Renato Garcia (@Renato)

Amava o Inbox, era muito prático e intuitivo. Saudades!

imhotep (@imhotep)

Pra mim é tudo a mesma coisa - Gmail, Outlook, Yahoo, etc. Só muda a interface.

A novidade do Gmail há 16 anos era o agrupamento de emails em conversas. Acho isso útil até hoje e outros serviços fizeram o mesmo. Outra coisa que era diferencial no Gmail era o filtro de spam, mas até isso o Outlook alcançou.

Fora que o Gmail tem aqueles temas que funcionam para todos os gostos (o meu é preto, com uma imagem desfocada no fundo).

Então, hoje em dia, vai do gosto da pessoa. Não tem muito o que fazer.

Quanto ao Inbox, a ideia era boa mas organizava mal meus emails e considerava como não importantes, mensagens que eram importantes e vice versa. Perdi a confiança e não sinto falta.

Sammy (@Sammy)

@imhotep Você explodiu minha mente, antigamente eu recebia trilhares de spam no Hotmail, hoje raramente aparece mais que 1 ou 2, e olha que meu email é de 2009, eles limparam quase que totalmente os spam.

Já sobre o Gmail, nem me importo tanto com a demora deles com funções, sendo intuitivo e trazendo os emails seguros para caixa de entrada, está show.

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Na época do lançamento do Gmail o normal para webmail era disponibilizar 2Mb na caixa de entrada. Tudo mundo usava mesmo cliente no desktop, puxando via POP/IMAP. A maior revolução dele, portanto, foi disponibilizar de cara 1GB de armazenamento, e crescendo… Tinha até um contador na página inicial, quem se lembra? E foi um dos primeiros lançamentos na web, que se inspirou no Dropbox e se espalhou via convite. Conseguir um convite para o Gmail era difícil, tinha até gente vendendo, rs…

Fui olhar aqui a idade da minha conta e consegui entrar só dia 25/08/2004, sendo que o lançamento do serviço foi em 01/04 do mesmo ano. E desde então, estou lá. Larguei mão dos clientes de email e o Google passou a ser dono das minhas informações.

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Saudades do inbox também. Muito intuitivo.
Única coisa que consigo fazer semelhante é o hábito de arquivar as conversas.

Daniel Neves (@danielneves)

Como você consegue ver a idade da sua conta?

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Eles mandam um e-mail de boas vindas

Daniel Neves (@danielneves)

eu já apaguei kkkk

CAV (@cav)

Interessante.
No meu caso, o Outlook.com está gerenciando mal a pasta de spam, classificando como tal mensagens de remetentes confiáveis, com mensagens que já chegaram a ir para a caixa de entrada tranquilamente.
E mesmo marcando como “Não é lixo eletrônico”, parece que esse mecanismo não aprende, e continua classificando emails confiáveis como spam.