Gmail terá mudança no visual do app e imagens vazam na internet

As novidades valem para uso corporativo do aplicativo do Gmail que está em dispositivos moveis como Android e também nos iPhones

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
O Gmail vem passando por algumas mudanças visuais, principalmente no aplicativo que acessa o cliente de e-mail do gigante das buscas em dispositivos móveis. Algumas novas mudanças vazaram na internet e elas trazem novas abas na parte inferior da interface e maior integração com ferramentas corporativas do Google. As novidades serão apresentadas em um evento online, mas os slides apareceram antes da hora graças ao engenheiro de software Tahin Rahman, que encontrou os dados e publicou em sua conta no Twitter. De acordo com o que foi publicado, a página inicial do Gmail em app para smartphones mostrará quatro abas que não existem hoje e que trazem recursos corporativos. A primeira é a lista de e-mails da caixa de entrada, seguida de uma do Google Chat (ex-Hangouts), passando para Rooms, para depois cair no Meet e que já estava integrado ao app do iPhone, mas agora chega ao Android e ganha destaque. O Chat mostra exatamente o que você pensou: papo entre duas ou mais pessoas. Já o Rooms é a resposta do Google para apps como Slack, reunindo grupos para projetos da empresa. O Meet finalmente chega ao app do Gmail para mais pessoas e nesta versão ele recebe novos recursos, como botão de “levantar a mão”, a capacidade de deixar o fundo embaçado (como bem faz o Skype atualmente) ou então trocar por uma imagem, além de um momento onde um chat de perguntas e respostas fica visível para todos durante a reunião.

O Gmail vem passando por algumas mudanças visuais, principalmente no aplicativo que acessa o cliente de e-mail do gigante das buscas em dispositivos móveis. Algumas novas mudanças vazaram na internet, elas trazem abas na parte inferior da interface e maior integração com outras ferramentas corporativas do Google.

As novidades serão apresentadas em um evento online, mas os slides apareceram antes da hora graças ao engenheiro de software Tahin Rahman, que encontrou os dados e publicou em sua conta no Twitter. De acordo com o que foi publicado, a página inicial do Gmail em app para smartphones mostrará quatro abas que não existem hoje e que trazem recursos corporativos.

novas abas gmail corporativo

A primeira é a lista de e-mails da caixa de entrada, seguida de uma do Google Chat (ex-Hangouts), passando para Rooms, para depois cair no Meet e que já estava integrado ao app do iPhone, mas agora chega ao Android e ganha destaque generoso. O Chat mostra exatamente o que você pensou: papo entre duas ou mais pessoas. Já o Rooms é a resposta do Google para apps como Slack, reunindo grupos para discutir projetos da empresa.

novas abas gmail corporativo

O Meet finalmente chega ao app do Gmail para mais pessoas e nesta versão ele recebe novos recursos, como botão de “levantar a mão”, a capacidade de deixar o fundo embaçado (como bem faz o Skype atualmente) ou então trocar por uma imagem, além de um momento onde um chat de perguntas e respostas fica visível para todos durante a reunião.

Ainda não existe previsão de lançamento para estes recursos, mas como eles estao em slides de evento que acontece nas próximas semanas, é bem provável que tudo isso também apareça nas próximas semanas ou meses. De qualquer forma, é interessante ver que o Gmail vem aglomerando recursos que o Google teimava de fazer em apps separados.

Fico pensando o que será do app do Google Meet com tudo dele dentro do Gmail.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados