Como conectar o Spotify ao Last.fm

A rede social focada em música pode ser integrada com o aplicativo de streaming e te ajudar a catalogar seus artistas preferidos

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como conectar o Deezer ao Last.fm / Felipe Vinha / Reprodução

Se você é viciado em música, provavelmente conhece o Last.fm. A plataforma permite integração com serviços de streaming, como Spotify e Apple Music. Saiba como conectar o Spotify ao Last.fm.

O Last.fm funciona como uma comunidade virtual focada em interesses musicais. Você pode trocar informações e indicações com fãs da sua banda preferida, por exemplo, e ver sua compatibilidade musical com outros usuários.

Como conectar o Spotify ao Last.fm

Antes de qualquer coisa, é preciso ter cadastro nos dois serviços. Com as contas logadas, siga os passos abaixo:

  1. Entre no site do Last.fm;
  2. Vá até “Ajuda” > “Rastrear minha música”, no rodapé da página, ou entre direto no link de rastreio;
  3. Selecione “Spotify” e clique em “Conectar”;
  4. O Spotify abrirá uma janela pop-up perguntando se você aceita a integração entre as plataformas. Leia e, se estiver de acordo, clique em “Aceito”;
  5. Pronto! Você verá a mensagem de confirmação como na imagem abaixo.
Como conectar o Spotify ao Last.fm/Reprodução/Bárbara Chieregate

Se você permitir o acesso, o Last.fm poderá ver os dados da sua conta do Spotify – nome, nome de usuário, foto de perfil e quantidade de seguidores –, além da atividade no streaming, como o que você escutou recentemente.

Também é possível revogar o acesso a qualquer momento. Se não quiser mais a integração, entre na página Aplicativos do Spotify e clique em “Remover Acesso”.

Como funciona o Scrobbler do Last.fm?

Ao conectar o Scrobbler do Last.fm, a plataforma passa a computar tudo que for ouvido pela sua conta no Spotify, independentemente do dispositivo que está reproduzindo a música ou podcast – celular, tablet ou computador.

Você consegue entrar no seu perfil do Last.fm e visualizar quais foram suas músicas, álbuns e artistas mais tocados na última semana, mês ou ano. O site também mostra informações curiosas no perfil do usuário, como quantas vezes ele ouviu uma faixa, e a compatibilidade musical entre diferentes perfis.

O Last.fm é uma boa ferramenta para quem deseja ter uma noção maior de seus hábitos musicais, quase como uma forma de “catalogar” o que está ouvindo, e com mais precisão do que os apps de streaming.

Com informações de: Spotify

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre last.fm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados