Microsoft Outlook fecha sozinho e dá erro após atualizações

Atualizações recentes são a causa provável da falha, segundo Microsoft; Outlook dá erro 0xc0000005

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Outlook

O aplicativo do Microsoft Outlook para Windows não está funcionando para um grupo de pessoas ao redor do mundo nesta quarta-feira (15): ele fecha sozinho imediatamente após a abertura, impedindo que usuários do Microsoft 365 leiam seus e-mails no desktop. A empresa investiga o caso e diz que atualizações recentes são a possível causa da falha.

O Downdetector, que monitora quando um serviço está fora do ar, registrou um aumento significativo nas reclamações contra o Outlook.com por volta das 13h30 (horário de Brasília). O problema, no entanto, não deve afetar usuários do serviço de e-mail gratuito da Microsoft na web, nem dos aplicativos do Outlook para Android e iPhone.

Segundo o Bleeping Computer, o outlook.exe dá erro 0xc0000005 logo após a abertura. A falha acontece em todo o mundo e, aparentemente, surgiu depois da instalação de atualizações recentes.

No Twitter, a Microsoft informou estar “investigando se uma atualização implantada recentemente pode ser a fonte desse problema”. O painel de integridade do Microsoft 365 diz que “nossa investigação inicial dos dados disponíveis indica que atualizações recentes são a causa provável”. Em nota publicada às 14h30, a Microsoft afirmava que usuários do Outlook na web e nos aplicativos móveis não são afetados.

O aplicativo do Outlook não funcionou durante toda a tarde desta quarta-feira (15). Por volta das 16h30, a Microsoft informou que identificou a possível causa da falha e já estava aplicando uma correção.

“Confirmamos que nossas correções são efetivas e os usuários terão o serviço restaurado assim que nossa solução chegar a seus respectivos ambientes; no entanto, a implantação para todos os usuários afetados pode demorar várias horas para ser concluída”, informou a Microsoft. A empresa diz que o problema deverá ser solucionado completamente às 18h30.

Como corrigir erro 0xc0000005 do Outlook

Enquanto a Microsoft não distribui a correção para todos os usuários, uma solução rápida é iniciar o Outlook em modo seguro (safe mode). Para isso, mantenha o botão Ctrl pressionado no teclado e então abra o aplicativo. O Outlook perguntará se você deseja iniciar no modo seguro; confirme a operação e o programa será executado.

Atualizado às 16h33.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados