Início » Computador » Apple pode lançar MacBooks Air e Pro de 13 polegadas com ARM em 2020

Apple pode lançar MacBooks Air e Pro de 13 polegadas com ARM em 2020

Rumores apontam que o MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas com ARM podem ser lançados antes do fim do ano

Darlan HelderPor

Nesta quinta-feira, 16 de julho, o DigiTimes divulgou um relatório que mostra que a Apple deve lançar o primeiro MacBook Air e o MacBook Pro, ambos de 13 polegadas, com arquitetura ARM até o final deste ano.

MacBook Pro (16 polegadas)

De acordo com o texto, a cadeia de suprimentos da Apple em Taiwan pode começar a encaminhar os principais componentes para os dispositivos entre os meses de julho (agora) e setembro. Com isso, a Apple já pode começar a produção em massa.

“Como a Apple deve lançar o MacBook Air e o MacBook Pro de 13 polegadas, alimentados pela Apple Silicon, até o final deste ano, espera-se que o total de remessas da linha MacBook atinja 16-17 milhões de unidades em 2020, em comparação com 14,5-15,5 milhões enviados um ano antes”, disseram fontes ao site.

Apple Silicon (ARM)

A informação publicada pela DigiTimes confirma a previsão do analista Ming-Chi Kuo. Anteriormente, Kuo disse que a Apple lançará o MacBook Pro com Apple Silicon antes do fim do ano. Ele também afirma que os computadores serão lançados com visual novo.

Antes da divulgação deste relatório, rumores apontavam que a arquitetura ARM chegaria primeiro no iMac de 24 polegadas. No entanto, essa informação não consta na publicação divulgada hoje.

O relatório ainda traz outras novidades: um iPad de 10,8 polegadas pode ser anunciado agora no segundo semestre. Há informações de que essa versão chegará ao mercado com o chip A12. Um iPad mini de 8,5 polegadas também deve ser oficializado.

O anúncio da transição dos chips Intel para ARM ocorreu no dia 22 de junho, durante a WWDC 2020. No evento virtual, a empresa de Cupertino informou que os primeiros computadores com Silicon serão lançados ainda no segundo semestre deste ano. A companhia pretende concluir a mudança em até dois anos.

Com informações: MacRumors e Wccftech.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Goku SSGSS (@renatodantas)

Logo agora que a Qualcomm está revisando os valores de licenciamento dos chips ARM?

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Será que isso vai impactar e destruir com a estratégia da Apple? Voltará pra Intel ?

² (@centauro)

Isso se preço realmente tiver sido o principal fator pra eles terem mudado, o que é improvável.
Intel vem pisando na bola faz tempo já, prometendo mais do que consegue entregar e comendo deadline pra lá e pra cá, ferrando com qualquer possibilidade de lançamento constante com ganhos reais de desempenho.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Provável que Apple larga a ARM e vá pra uma arquitetura totalmente própria…

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Mais provável é que ela compre ativos da Arm, e passe a ditar as cartas. A Apple embora seja Arm, ela faz diversas modificações no design da arquitetura.

Um exemplo é que essa mudança apara 5nm, se ela seguisse o projeto padrão, seriem 15% mais poder de processamento e 30% de economia energética. Porém a Apple tem seus próprios truques e otimizações. Então os resultados que ela pode atingir, são superiores a esses.