Início » Computador » Western Digital lança HDs WD Gold e Ultrastar com até 20 TB

Western Digital lança HDs WD Gold e Ultrastar com até 20 TB

Com 16, 18 e 20 TB, novos HDs Western Digital WD Gold e Ultrastar DC são voltados a aplicações profissionais e datacenters

Emerson Alecrim Por

Aqui no Tecnoblog, notícias sobre lançamentos de SSDs são frequentes, mas, eles, os discos rígidos, resistem bravamente. A Western Digital, por exemplo, anunciou recentemente HDs de alta capacidade para as séries WD Gold e Ultrastar DC. Nesta última, o modelo mais avançado tem 20 TB de capacidade.

Western Digital Ultrastar DC HC650

Embora esses HDs possam ser usados em desktops convencionais — todos têm formato de 3,5 polegadas e interface SATA III —, eles foram desenvolvidos para datacenters ou aplicações profissionais, daí tamanha generosidade nas capacidades de armazenamento.

Comecemos pela série WD Gold. Ela é composta por modelos que começam com 1 TB, mas as versões recém-anunciadas trazem 16 TB e 18 TB de espaço para dados.

De acordo com a Western Digital, esses HDs são preparados para suportar cargas de trabalho de até 550 TB por ano, por isso, contam com um MTBF (sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas) de 2,5 milhões de horas. Na prática, essa medida indica que os dois novos discos rígidos têm alta durabilidade.

WD Gold de 18 TB

Na família de HDs Ultrastar DC, as novidades ficam por conta dos modelos DC HC550 de 16 TB e 18 TB, além do DC HC650, que traz 20 TB de capacidade. Todos foram anunciados no final de 2019, mas, oficialmente, estão chegando agora ao mercado.

Assim como as unidades WD Gold, os modelos Ultrastar DC HC550 são baseados na tecnologia de gravação magnética convencional (CMR). Já a linha DC HC650 é baseada em gravação magnética em setores sobrepostos (SMR), essencialmente, uma tecnologia que eleva a densidade de armazenamento do disco, mas sem aumentar as suas dimensões físicas.

Tem mais: os novos HDs Ultrastar são os primeiros disponibilizados em escala comercial a contarem com a tecnologia EAMR (sigla em inglês para Gravação Magnética Assistida por Energia), que também aumenta a densidade dos discos.

Todos os modelos anunciados, incluindo os da série WD Gold, trazem também a tecnologia HelioSeal, que preenche o interior da unidade com hélio para, entre outros benefícios, reduzir a força de rotação dos discos para economizar energia.

Nos Estados Unidos, os novos HDs WD Gold podem ser encontrados em varejistas como Amazon com valores de até US$ 593 (preço para o modelo de 18 TB). A Western Digital oferece cinco anos de garantia para eles.

Já os modelos Ultrastar DC HC550 e DC HC650 não tiveram valores divulgados publicamente, mas esses HDs são direcionados a datacenters, categoria em que os preços costumam ser negociados por volume de compra.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

ué? a interface sata III já não seria meio obsoleta pra servers?

Sérgio (@trovalds)

O foco é em atividades de armazenamento em que a escrita é sequencial e leitura não é frequente, como servidores de backup.

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Western Digital? Não obrigado!

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

WD? Sim, obrigado! E um bom SSD da Samsung pra acompanhar!!!

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Boa sorte, vai precisar!

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Então, tenho WD a muito tempo, desde o HD interno de notebook até o de backup (de notebook em uma case) e um de desktop (backup do backup em outra case). Nunca deram problema. Já meu HGST e o meu SEAGATE começaram a ficar estranhos após 3 anos. Perdi dados e agora o smart deles tá acusando problemas.

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Eu tive que trocar um WD Green 3x dentro da garantia num desktop que eu tenho, no outro tive que trocar 1x dentro da garantia tbm, agora parti pra um SSD da Crucial e um externo da Seagate, vamos ver no que vai dar, tá certo que a versão WD Green é a mais barata, mas trocar 3x dentro da garantia é foda

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Eu corro de SSD barato, que dirá HD barato!
SSD = Samsung, WD blue ou um Bom Crucial ou Adata
HD = UM WD Blue (notebook) ou WD Purple/Red (desktop).
Pra vc ter ideia o Green foi descontinuado. Sinal que boa coisa
não era. HD da WD só de Blue pra cima.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Acho difícil esses HDs passarem de 300 MB/s, 400 quando muito, sendo que a interface SATA III entrega uns 550 MB/s, ainda vai durar muito tempo para os HDs.