Western Digital lança HDs WD Gold e Ultrastar com até 20 TB

Com 16, 18 e 20 TB, novos HDs Western Digital WD Gold e Ultrastar DC são voltados a aplicações profissionais e datacenters

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Western Digital Ultrastar DC HC650

Aqui no Tecnoblog, notícias sobre lançamentos de SSDs são frequentes, mas, eles, os discos rígidos, resistem bravamente. A Western Digital, por exemplo, anunciou recentemente HDs de alta capacidade para as séries WD Gold e Ultrastar DC. Nesta última, o modelo mais avançado tem 20 TB de capacidade.

Embora esses HDs possam ser usados em desktops convencionais — todos têm formato de 3,5 polegadas e interface SATA III —, eles foram desenvolvidos para datacenters ou aplicações profissionais, daí tamanha generosidade nas capacidades de armazenamento.

Comecemos pela série WD Gold. Ela é composta por modelos que começam com 1 TB, mas as versões recém-anunciadas trazem 16 TB e 18 TB de espaço para dados.

De acordo com a Western Digital, esses HDs são preparados para suportar cargas de trabalho de até 550 TB por ano, por isso, contam com um MTBF (sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas) de 2,5 milhões de horas. Na prática, essa medida indica que os dois novos discos rígidos têm alta durabilidade.

WD Gold de 18 TB

Na família de HDs Ultrastar DC, as novidades ficam por conta dos modelos DC HC550 de 16 TB e 18 TB, além do DC HC650, que traz 20 TB de capacidade. Todos foram anunciados no final de 2019, mas, oficialmente, estão chegando agora ao mercado.

Assim como as unidades WD Gold, os modelos Ultrastar DC HC550 são baseados na tecnologia de gravação magnética convencional (CMR). Já a linha DC HC650 é baseada em gravação magnética em setores sobrepostos (SMR), essencialmente, uma tecnologia que eleva a densidade de armazenamento do disco, mas sem aumentar as suas dimensões físicas.

Tem mais: os novos HDs Ultrastar são os primeiros disponibilizados em escala comercial a contarem com a tecnologia EAMR (sigla em inglês para Gravação Magnética Assistida por Energia), que também aumenta a densidade dos discos.

Todos os modelos anunciados, incluindo os da série WD Gold, trazem também a tecnologia HelioSeal, que preenche o interior da unidade com hélio para, entre outros benefícios, reduzir a força de rotação dos discos para economizar energia.

Nos Estados Unidos, os novos HDs WD Gold podem ser encontrados em varejistas como Amazon com valores de até US$ 593 (preço para o modelo de 18 TB). A Western Digital oferece cinco anos de garantia para eles.

Já os modelos Ultrastar DC HC550 e DC HC650 não tiveram valores divulgados publicamente, mas esses HDs são direcionados a datacenters, categoria em que os preços costumam ser negociados por volume de compra.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados