Microsoft deve lançar Windows 10X para PCs com duas telas só em 2022

Windows 10X, revelado junto com Surface Neo de duas telas, foi replanejado; versão para tela única chegaria em 2021

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface Neo

Se a Microsoft queria chamar atenção, ela conseguiu com o Surface Neo: o dispositivo com duas telas sensíveis ao toque, revelado em outubro de 2019, era uma espécie de tablet que dobrava ao meio e podia ser utilizado como um notebook com teclado físico (!). Ele roda Windows 10X e, justamente por isso, não deverá se tornar realidade tão cedo: o novo sistema operacional deverá ser lançado apenas entre 2021 e 2022.

O Windows 10X sofreu alterações desde seu primeiro anúncio. Originalmente, ele foi projetado como um sistema operacional para dispositivos com duas telas, que traria uma interface redesenhada (sem menu Iniciar tradicional) e teria compatibilidade modular com aplicativos clássicos Win32. Mas, em maio de 2020, a Microsoft informou uma mudança de rota: a plataforma seria lançada primeiro para gadgets com tela única.

A empresa permaneceu em silêncio quanto à data de lançamento, mas a jornalista Mary Jo Foley, conhecida por adiantar anúncios da Microsoft, diz no ZDNet que o plano mais recente da companhia é lançar o Windows 10X na primavera de 2021 no hemisfério norte (ou seja, entre março e junho de 2021). A plataforma será voltada para “dispositivos de tela única projetados principalmente para empresas e educação”.

Windows 10X

Então, entre março e junho de 2022, a Microsoft finalmente lançaria o Windows 10X para “dispositivos de tela única adicionais e de tela dupla”. Não há informações novas sobre o Surface Neo; rumores anteriores diziam que sua chegada ao mercado ficaria para 2021, o que não parece mais uma data factível dado o adiamento significativo do sistema operacional.

Windows 10X tem compatibilidade modular com Win32

O Windows 10X foi anunciado com compatibilidade com aplicativos clássicos do Windows, mas de uma forma modular: apenas quando necessário, ele carregaria um contêiner com os componentes legados do Windows para executar esse tipo de software. Jo Foley diz que a Microsoft não desistiu desse plano, mas a tecnologia não deverá ficar pronta antes de 2022.

Windows 10X

O The Verge informa que a compatibilidade com programas clássicos causou atrasos no desenvolvimento, porque a Microsoft “vem enfrentando problemas de desempenho com aplicativos Win32 no Windows 10X, além de problemas de compatibilidade com aplicativos mais complexos que se integram ao sistema operacional”.

A Microsoft não comenta o cronograma do Windows 10X e de seu dispositivo Surface Neo. Panos Panay, chefe de Windows e Dispositivos na Microsoft, havia explicado no anúncio do adiamento que “o mundo é um lugar muito diferente do que era em outubro passado, quando compartilhamos nossa visão de uma nova categoria de dispositivos Windows de tela dupla”, em referência à pandemia de COVID-19.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados