Início » Computador » Microsoft deve lançar Windows 10X para PCs com duas telas só em 2022

Microsoft deve lançar Windows 10X para PCs com duas telas só em 2022

Windows 10X, revelado junto com Surface Neo de duas telas, foi replanejado; versão para tela única chegaria em 2021

Paulo Higa Por

Se a Microsoft queria chamar atenção, ela conseguiu com o Surface Neo: o dispositivo com duas telas sensíveis ao toque, revelado em outubro de 2019, era uma espécie de tablet que dobrava ao meio e podia ser utilizado como um notebook com teclado físico (!). Ele roda Windows 10X e, justamente por isso, não deverá se tornar realidade tão cedo: o novo sistema operacional deverá ser lançado apenas entre 2021 e 2022.

Microsoft Surface Neo

O Windows 10X sofreu alterações desde seu primeiro anúncio. Originalmente, ele foi projetado como um sistema operacional para dispositivos com duas telas, que traria uma interface redesenhada (sem menu Iniciar tradicional) e teria compatibilidade modular com aplicativos clássicos Win32. Mas, em maio de 2020, a Microsoft informou uma mudança de rota: a plataforma seria lançada primeiro para gadgets com tela única.

A empresa permaneceu em silêncio quanto à data de lançamento, mas a jornalista Mary Jo Foley, conhecida por adiantar anúncios da Microsoft, diz no ZDNet que o plano mais recente da companhia é lançar o Windows 10X na primavera de 2021 no hemisfério norte (ou seja, entre março e junho de 2021). A plataforma será voltada para “dispositivos de tela única projetados principalmente para empresas e educação”.

Windows 10X

Então, entre março e junho de 2022, a Microsoft finalmente lançaria o Windows 10X para “dispositivos de tela única adicionais e de tela dupla”. Não há informações novas sobre o Surface Neo; rumores anteriores diziam que sua chegada ao mercado ficaria para 2021, o que não parece mais uma data factível dado o adiamento significativo do sistema operacional.

Windows 10X tem compatibilidade modular com Win32

O Windows 10X foi anunciado com compatibilidade com aplicativos clássicos do Windows, mas de uma forma modular: apenas quando necessário, ele carregaria um contêiner com os componentes legados do Windows para executar esse tipo de software. Jo Foley diz que a Microsoft não desistiu desse plano, mas a tecnologia não deverá ficar pronta antes de 2022.

Windows 10X

O The Verge informa que a compatibilidade com programas clássicos causou atrasos no desenvolvimento, porque a Microsoft “vem enfrentando problemas de desempenho com aplicativos Win32 no Windows 10X, além de problemas de compatibilidade com aplicativos mais complexos que se integram ao sistema operacional”.

A Microsoft não comenta o cronograma do Windows 10X e de seu dispositivo Surface Neo. Panos Panay, chefe de Windows e Dispositivos na Microsoft, havia explicado no anúncio do adiamento que “o mundo é um lugar muito diferente do que era em outubro passado, quando compartilhamos nossa visão de uma nova categoria de dispositivos Windows de tela dupla”, em referência à pandemia de COVID-19.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jardel (@Jardel)

Infelizmente um produto que provavelmente vai morrer na casca

Giovani Enrico Stiêvano Ponce (@giovaniesponce)

Com certeza vai ser um produto com muitos desafios, porém alguém tem que fazer parte da vanguarda, assim impulsiona outras fabricantes a desenvolverem melhor a ideia. A ideia de um dispositivo mobile de duas telas me atrai bastante, principalmente em oposição aos “phablets” (hoje normalizados) que temos no mercado. O poder da escolha do tamanho do dispositivo, pra mim, é bastante inovador.

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Eu realmente não sei o porquê da Microsoft fazer esses anúncios com tanta antecedência, não parece vantajoso fazer um mega-anúncio como foi desses Surfaces ano passado e depois atrasar ou nem entregar o que foi prometido.

A Microsoft melhorou muito na sua estratégia corporativa, mas parece ainda perdida como sempre na parte de consumidor. Não gostaria, mas não duvido nada do Nadella um dia cansar dessa frente de hardware da Microsoft e cancela-la.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Até lá toda a expectativa já foi perdida.

Marcelo (@Marcelo3M)

Isso aí se realmente chegar a ser lançado, poderia ter outro nome que não seja Windows. Sério, quem cria alguma expectativa com Windows?