Como citar um apud nas normas ABNT [Citação da Citação]

Termo é usado para indicar que o autor do texto estudado fez uma citação ao trabalho de outra pessoa; veja como citar um apud

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 1 ano
Como citar um apud nas normas ABNT. (Imagem: Polina Zimmerman / Pexels)

O que é e como citar um apud, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é uma dúvida comum principalmente entre estudantes de graduação, durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Então, vem entender melhor e aprender como fazer da maneira correta.

O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento. Para usar o trecho do autor “Y”, segundo a ABNT, o apud é necessário.

Ou seja, ao aplicar o apud — também chamado de citação da citação — é indicado para a sua banca avaliadora que você usou a obra do autor “X” como fonte de estudo para a sua monografia e, nesse texto, ele cita um conceito do trabalho do autor “Y”.

A imagem exibe um trecho da obra “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática”, do organizador e autor Jorge Duarte, publicada em 2010 pela editora Atlas. No trecho sublinhado, Jorge Duarte cita Philip Schlesinger.

Como citar um apud/Gabrielle Lancellotti

Trecho sublinhado:

Philip Schlesinger (1993, p.182) afirma que “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.

O texto em mãos é de Jorge Duarte, mas a intenção é citar Schlesinger no TCC. Sendo assim, pode-se aplicar o apud de algumas maneiras:

1. Incluir os autores e o apud no início da citação

Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p.182, apud DUARTE, 2010, p.307), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.

2. Aplicar o apud no final da citação

Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. 182), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis” (apud DUARTE, 2010, p. 307).

3. Transcrever o trecho com as suas palavras e indicar as referências

A missão de desvendar os códigos por trás dos valores-notícia tem concentrado grande parte dos esforços dos sociólogos, um tema considerado indecifrável pelos jornalistas (SCHLESINGER, 1993, p. 182, apud DUARTE, 2010, p. 307).

Quando usar o apud?

De acordo com esse exemplo, na lista bibliográfica (no final do TCC), deve constar apenas a referência ao texto de Jorge Duarte. O apud é usado apenas no desenvolvimento do seu trabalho.

Com informações de: ABNT, Blog PPEC e Guia da Monografia

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre ABNT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Canal Exclusivo

Relacionados