Início » Educação » Como citar um apud nas normas ABNT [Citação da Citação]

Como citar um apud nas normas ABNT [Citação da Citação]

Termo é usado para indicar que o autor do texto estudado fez uma citação ao trabalho de outra pessoa; veja como citar um apud

Gabrielle Lancellotti Por
TB Responde

O que é e como citar um apud, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é uma dúvida comum principalmente entre estudantes de graduação, durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento. Para usar o trecho do autor “Y”, segundo a ABNT, o apud é necessário.

Como citar um apud/ Pexels/ Polina Zimmerman

Ou seja, ao aplicar o apud — também chamado de citação da citação — é indicado para a sua banca avaliadora que você usou a obra do autor “X” como fonte de estudo para a sua monografia e, nesse texto, ele cita um conceito do trabalho do autor “Y”.

Como citar um apud [ABNT]

A imagem exibe um trecho da obra “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática”, do organizador e autor Jorge Duarte, publicada em 2010 pela editora Atlas. No trecho sublinhado, Jorge Duarte cita Philip Schlesinger.

Como citar um apud/Gabrielle Lancellotti

Trecho sublinhado:

Philip Schlesinger (1993, p.182) afirma que “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.

É importante destacar que o texto em mãos é de Jorge Duarte, mas a intenção é citar Schlesinger no seu TCC. Sendo assim, pode-se aplicar o apud de algumas maneiras:

1. Incluir os autores e o apud no início da citação

Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p.182, apud DUARTE, 2010, p.307), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.

2. Aplicar o apud no final da citação

Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. 182), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis” (apud DUARTE, 2010, p. 307).

3. Transcrever o trecho com as suas palavras e indicar as referências

A missão de desvendar os códigos por trás dos valores-notícia tem concentrado grande parte dos esforços dos sociólogos, um tema considerado indecifrável pelos jornalistas (SCHLESINGER, 1993, p. 182, apud DUARTE, 2010, p. 307).

Atenção:

De acordo com esse exemplo, na lista bibliográfica (no final do TCC), deve constar apenas a referência ao texto de Jorge Duarte. O apud é usado apenas no desenvolvimento do seu trabalho.

Com informações de: ABNT, Blog PPEC e Guia da Monografia

 

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação