Android 11 facilitará logins em redes Wi-Fi públicas

O recurso exibe um botão nos ajustes da rede Wi-Fi no Android 11, que reabre o site de login caso o usuário tenha saído dele sem querer

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
android-pixabay

O segundo beta do Android 11 já está rodando nas mãos de desenvolvedores e um recurso novo chamou atenção de algumas pessoas: ele vai facilitar a conexão em redes Wi-Fi públicas. A ajuda acontece com a página de “aceite” ou login que pode aparecer em alguns destes pontos.

Em diversas redes Wi-Fi públicas que existem pelo mundo, como aeroportos, cafeterias, restaurantes, praças ou até no transporte público (e isso vale para o Brasil), um dispositivo somente entra na internet depois de passar por uma página que pode ter apenas um botão para aceitar os termos de uso, ou então o preenchimento de alguns dados e até o login do usuário.

O Android 11 passou a facilitar este processo, mas desde que o outro lado também trabalhe para uma mão lavar a outra. Atualmente o Android já envia uma notificação quando a rede exige algum tipo de autenticação, mas no Android 11 a página de acesso poderá ser acessada a partir da área de configurações do Wi-Fi, que fica no menu de ajustes do aparelho.

android 11 abrir site autenticacao wifi publico

Este passo pode parecer pouco importante, mas existem algumas redes Wi-Fi que somente liberam o acesso se o usuário acessa o site correto, bloqueando todo o restante da internet. Alguns direcionam todo o tráfego para este endereço, enquanto outros não fazem isso e o usuário que se vire para saber o endereço para poder dar o “aceite” se ele acabou saindo antes.

O único detalhe que pode deixar a nova experiência menos comum é que o site de acesso também precisa utilizar uma API que identifica o endereço como um portal de autenticação. A partir do momento que o portal está claramente identificado, basta o Android 11 entrar na rede Wi-Fi que o botão de acesso aparece – se o usuário sair da página de login sem querer.

O Android 11 deve ser lançado para o público e fabricantes nos próximos meses, mas apenas no ano que vem que novos aparelhos devem começar a receber a nova versão do sistema operacional móvel do Google.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados