Início » Brasil » Caixa bloqueia contas do auxílio emergencial após ataque hacker

Caixa bloqueia contas do auxílio emergencial após ataque hacker

Centenas de milhares de contas digitais do Caixa Tem, utilizado para receber auxílio e FGTS emergencial, foram suspensas

Paulo HigaPor

A Caixa bloqueou “centenas de milhares” de contas digitais movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, utilizadas para receber o auxílio emergencial e o FGTS, após uma suspeita de fraude. Segundo o banco, as contas foram acessadas por hackers que se aproveitaram de uma brecha de segurança, o que também causou a suspensão do auxílio de pessoas que não tinham nada a ver com o problema.

Caixa fora do ar

A informação é do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Sem citar números exatos por questões de segurança, Guimarães afirmou nesta terça-feira (21), em entrevista ao InfoMoney, que hackers acessaram centenas de milhares de contas em maio, durante um período de dez dias. A Polícia Federal foi envolvida no caso e acompanha as comunicações do grupo, segundo o presidente.

Como muitas pessoas não tinham celular, o Caixa Tem permitia que um mesmo número abrisse mais de uma conta para receber o auxílio emergencial. Essa característica teria sido aproveitada por hackers para desviar o dinheiro do programa, o que fez o banco suspender as contas suspeitas.

No entanto, mesmo pessoas que não tinham envolvimento com a fraude foram impedidos de utilizar o auxílio emergencial após a ação da Caixa. Isso fez com que algumas recebessem a primeira e segunda parcelas normalmente, mas não conseguissem sacar a terceira. Quem está nessa situação deverá procurar uma agência da Caixa e confirmar sua identidade para que o dinheiro seja liberado.

O presidente da Caixa havia informado ao Estadão no domingo (19) que dados pessoais e de seus contatos, como endereços, telefones, placas de carro e e-mails, foram vazados por hackers em retaliação às medidas adotadas pelo banco para combater fraudes no auxílio emergencial. A família de Guimarães também teria sido ameaçada de morte.

Os responsáveis pelo ataque ao Caixa Tem foram identificados e serão penalizados, segundo a Caixa.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Jesus (@LucasJesus)

Espero que a Caixa aprenda a transferir os benefícios pra outras contas, de outros bancos. Ngm merece ficar dependente da Caixa.

Giovani (@Giovani)

No começo era pra ser assim, eu mesmo recebi a primeira em conta, e nem me preocupei num primeiro momento em fazer conta virtual, mas como o governo quer interferir na vida do cidadão a qualquer custo, inventaram essa merda de todo mundo ter esse lixo instalado no celular, tá aí o resultado, e o fim disso vai ser feijoada. Fui um dos que teve a conta bloqueada, fui na agencia hj torrar no sol na fila com outros infelizes para desbloquear.

Thiago Moraes Barbosa (@thimorbar)

Rapaz o que deve estar tendo de fraudes desde que lançaram esse app não deve estar no gibi, tem gente ficando milionário graças a esse auxílio emergencial.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Negacionismo e despreparo desde o começo do ano.
Havia dezenas de medidas que poderiam ter sido tomadas para evitar problemas sociais e econômicos, mas preferiram o discurso que “é só uma gripezinha”.
A tempestade está longe de terminar…Melhor jair se acostumando.