Início » Aplicativos e Software » Este será o novo visual do Microsoft Office

Este será o novo visual do Microsoft Office

Nova interface marcará o fim do Ribbon, adotado desde o Office 2007 e depois integrado a outros produtos da Microsoft

Paulo Higa Por

A Microsoft divulgou nesta terça-feira (21) uma prévia da futura interface que será utilizada em aplicativos do Office no computador, no celular e na web nos próximos anos. O novo visual, que marcará o fim de um estilo lançado com o Microsoft Office 2007, quer aumentar o foco e reduzir as distrações na tela.

Novo visual do Microsoft Office

Eu lembro bem do Office 2007: ele trouxe a primeira grande alteração visual na suíte de produtividade da Microsoft depois de anos de recursos escondidos em menus e barras de ferramentas estreitas. Batizada de Ribbon, a interface se baseava em abas que agrupam os vários recursos de acordo com suas categorias. As ferramentas ficavam em faixas mais altas, com ícones maiores, facilitando o uso em telas de toque.

A interface Ribbon foi implantada aos poucos em outros produtos da Microsoft (até no Paint!) e sofreu adaptações estéticas nos últimos anos, perdendo os tons azulados e amarelados em todo lugar, mas o conceito permaneceu o mesmo. Até agora: o chefe de design do Microsoft Office, Jon Friedman, publicou imagens de interfaces que focam mais no que o usuário está produzindo, não nos recursos dos aplicativos.

Novo Office terá menos distrações

O novo visual será parecido com o que a Microsoft já adota no serviço de comunicação Teams: o destaque das telas será um campo de busca e uma faixa contextual que mostrará comandos relevantes “no momento certo, exatamente quando você precisar deles”. Para quem estava acostumado com um monte de botões na tela, é estranho ver esses conceitos do Word, Excel e PowerPoint:

Novo visual do Microsoft Office

“Para reduzir o estresse e a ansiedade que as distrações criam, perguntamos a nós mesmos, como fabricantes de produtos, como podemos botar menos tarefas no seu caminho ou reduzir o número de notificações. Como podemos ajudá-lo a se sentir bem em fazer uma pausa no trabalho para voltar com uma capacidade de foco renovada? Quais itens visuais irrelevantes podemos remover para que seu conteúdo, não a interface, se torne o único foco?”, diz Friedman no blog Microsoft Design.

Novo visual do Microsoft Office

Uma inteligência artificial poderá “te ajudar de forma proativa em experiências de aplicativos individuais”, apontando erros em fórmulas no Excel ou sugerindo datas de conclusão de tarefas no Planner, mas a ideia é que ela forneça recursos contextuais para que os aplicativos sejam mais integrados e se comuniquem de forma mais natural entre si.

Novo visual do Microsoft Office

Não há uma data exata de quando o novo design será lançado, mas as primeiras mudanças devem aparecer “em um ano ou dois”. A empresa também conduz estudos globais para entender como as pessoas estão trabalhando durante a pandemia de COVID-19 e desenvolver suas interfaces de acordo com as necessidades dos usuários.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rayson Silva (@scibra)

Pra mim isso tá parecendo uma imitação do Google Docs. Prefiro o Ribbon, pra produtividade é perfeito.

Thiago Xavier (@thiagolead)

Ficou bem legal. As algo que me afasta do Office 365é ele ser completo de mais.

Eu consigo fazer tudo o quero no Google Docs. Eu fico perdido quando entro no Office.

Mas pelo jeito eles simplificaram muito a inferface.

Edilson Junior (@Edilson)

Acho que a palavra seria “complexo”, não é meu amigo? Eu concordo também que o atual Office enche a interface desnecessariamente. Recentemente o Outlook passou por uma reformulação na Ribbon que concentrou os recursos mais essenciais. No mais, o vídeo não diz muita coisa, mas se é um começo de uma reinvenção da suite, eu já acho muito bom.

imhotep (@imhotep)

Não capando recursos, pra mim é ok.

Qd o ribbon foi criado, achei ruim pq estava acostumado com os menus. Mas depois percebi que o ribbon era lógico e intuitivo.

Vamos ver como vai ser agora.

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Se a equipe de design dos softwares da Microsoft fosse tão boa quanto a equipe que produz esses vídeos, teríamos o sistema mais bonito do mundo…

Jhonny (@jokalokao)

O histórico da Microsoft tentar simplificar as coisas não tem sido bom. Exemplo o fim do painel de controle. Não me parece uma boa ideia

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Lembro que quando a Ribbon surgiu muita gente reclamava justamente do espaço extra ocupado pela interface, ruim para quem usava um escopo fixo de recursos mas tornava mais fácil encontrar/descobrir recursos avançados. Uma interface contextual inteligente poderia resolver os dois problemas, vejamos como vai funcionar isso aí.

É para um público específico, mas o Sublime Text revolucionou essa questão de menus com a busca fuzzy para ter acesso rápido a tudo (sem decorar atalhos) e deixar a interface limpa para quando você está focado no conteúdo (código no caso). Gostei tanto que acostumei a usar tudo assim quase, só abro aplicativos/arquivos usando Spotlight.

@bkdwt

Microsoft e design na mesma frase? Hahahahaa
E mais um futuro design como os outros vários 500?

🤷‍♀️ (@xavier)

Eu fico um pouco receoso ao ter uma interface tão enxuta quanto estas exibidas.
Claro, quanto mais limpo melhor, mas até mesmo na ribbon eu preciso ficar adicionando atalhos na barra superior, pois senão a cada vez que precisar usar essas funções seriam 2 cliques a mais.

Pra mim, o melhor mesmo seriam 2 interfaces distintas: Foco e completa.

🤷‍♀️ (@xavier)

Ícones também. Existe alguns legados do XP (ou seriam do 98? )
Se me lembro bem, atualmente no Windows 10 existem pelo menos 4 estilos distintos.

João Victor 🇭🇰 (@victaao)

Tá, mas quem pediu por isso? A interface Ribbon funciona muito bem, obrigado. Isso aí tá com cara de que vai vir junto com redução de recursos, o que não é nada bom. É exatamente por possuir tantos recurso bons que eu sinto dificuldade em migrar do Office para o Docs, por exemplo, sempre sinto falta de algo.

Paulo Higa (@higa)

Tá, mas lembra da história da Ford e os cavalos mais rápidos?

Jonathan Lima (@Jonathan_Lima)

Bom pra quem visualiza, ruim pra quem edita.

André Sousa (@sousaandre)

Esses vídeos de conceitos da Microsoft são sempre tão bonitos, meu sonho que um dia cheguem aos produtos finais.

@Fabiofs

Não consigo usar o Docs, parece ser bem mais difícil

Exibir mais comentários