A Microsoft divulgou nesta terça-feira (21) uma prévia da futura interface que será utilizada em aplicativos do Office no computador, no celular e na web nos próximos anos. O novo visual, que marcará o fim de um estilo lançado com o Microsoft Office 2007, quer aumentar o foco e reduzir as distrações na tela.
- 4 formas de baixar e/ou usar o Microsoft Office grátis
- Guia do Microsoft Word: 20 dicas para editar texto
Eu lembro bem do Office 2007: ele trouxe a primeira grande alteração visual na suíte de produtividade da Microsoft depois de anos de recursos escondidos em menus e barras de ferramentas estreitas. Batizada de Ribbon, a interface se baseava em abas que agrupam os vários recursos de acordo com suas categorias. As ferramentas ficavam em faixas mais altas, com ícones maiores, facilitando o uso em telas de toque.
A interface Ribbon foi implantada aos poucos em outros produtos da Microsoft (até no Paint!) e sofreu adaptações estéticas nos últimos anos, perdendo os tons azulados e amarelados em todo lugar, mas o conceito permaneceu o mesmo. Até agora: o chefe de design do Microsoft Office, Jon Friedman, publicou imagens de interfaces que focam mais no que o usuário está produzindo, não nos recursos dos aplicativos.
Novo Office terá menos distrações
O novo visual será parecido com o que a Microsoft já adota no serviço de comunicação Teams: o destaque das telas será um campo de busca e uma faixa contextual que mostrará comandos relevantes “no momento certo, exatamente quando você precisar deles”. Para quem estava acostumado com um monte de botões na tela, é estranho ver esses conceitos do Word, Excel e PowerPoint:
“Para reduzir o estresse e a ansiedade que as distrações criam, perguntamos a nós mesmos, como fabricantes de produtos, como podemos botar menos tarefas no seu caminho ou reduzir o número de notificações. Como podemos ajudá-lo a se sentir bem em fazer uma pausa no trabalho para voltar com uma capacidade de foco renovada? Quais itens visuais irrelevantes podemos remover para que seu conteúdo, não a interface, se torne o único foco?”, diz Friedman no blog Microsoft Design.
Uma inteligência artificial poderá “te ajudar de forma proativa em experiências de aplicativos individuais”, apontando erros em fórmulas no Excel ou sugerindo datas de conclusão de tarefas no Planner, mas a ideia é que ela forneça recursos contextuais para que os aplicativos sejam mais integrados e se comuniquem de forma mais natural entre si.
Não há uma data exata de quando o novo design será lançado, mas as primeiras mudanças devem aparecer “em um ano ou dois”. A empresa também conduz estudos globais para entender como as pessoas estão trabalhando durante a pandemia de COVID-19 e desenvolver suas interfaces de acordo com as necessidades dos usuários.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Pra mim isso tá parecendo uma imitação do Google Docs. Prefiro o Ribbon, pra produtividade é perfeito.
Ficou bem legal. As algo que me afasta do Office 365é ele ser completo de mais.
Eu consigo fazer tudo o quero no Google Docs. Eu fico perdido quando entro no Office.
Mas pelo jeito eles simplificaram muito a inferface.
Acho que a palavra seria “complexo”, não é meu amigo? Eu concordo também que o atual Office enche a interface desnecessariamente. Recentemente o Outlook passou por uma reformulação na Ribbon que concentrou os recursos mais essenciais. No mais, o vídeo não diz muita coisa, mas se é um começo de uma reinvenção da suite, eu já acho muito bom.
Não capando recursos, pra mim é ok.
Qd o ribbon foi criado, achei ruim pq estava acostumado com os menus. Mas depois percebi que o ribbon era lógico e intuitivo.
Vamos ver como vai ser agora.
Se a equipe de design dos softwares da Microsoft fosse tão boa quanto a equipe que produz esses vídeos, teríamos o sistema mais bonito do mundo…
O histórico da Microsoft tentar simplificar as coisas não tem sido bom. Exemplo o fim do painel de controle. Não me parece uma boa ideia
Lembro que quando a Ribbon surgiu muita gente reclamava justamente do espaço extra ocupado pela interface, ruim para quem usava um escopo fixo de recursos mas tornava mais fácil encontrar/descobrir recursos avançados. Uma interface contextual inteligente poderia resolver os dois problemas, vejamos como vai funcionar isso aí.
É para um público específico, mas o Sublime Text revolucionou essa questão de menus com a busca fuzzy para ter acesso rápido a tudo (sem decorar atalhos) e deixar a interface limpa para quando você está focado no conteúdo (código no caso). Gostei tanto que acostumei a usar tudo assim quase, só abro aplicativos/arquivos usando Spotlight.
Microsoft e design na mesma frase? Hahahahaa
E mais um futuro design como os outros vários 500?
Eu fico um pouco receoso ao ter uma interface tão enxuta quanto estas exibidas.
Claro, quanto mais limpo melhor, mas até mesmo na ribbon eu preciso ficar adicionando atalhos na barra superior, pois senão a cada vez que precisar usar essas funções seriam 2 cliques a mais.
Pra mim, o melhor mesmo seriam 2 interfaces distintas: Foco e completa.
Ícones também. Existe alguns legados do XP (ou seriam do 98? )
Se me lembro bem, atualmente no Windows 10 existem pelo menos 4 estilos distintos.
Tá, mas quem pediu por isso? A interface Ribbon funciona muito bem, obrigado. Isso aí tá com cara de que vai vir junto com redução de recursos, o que não é nada bom. É exatamente por possuir tantos recurso bons que eu sinto dificuldade em migrar do Office para o Docs, por exemplo, sempre sinto falta de algo.
Tá, mas lembra da história da Ford e os cavalos mais rápidos?
Bom pra quem visualiza, ruim pra quem edita.
Esses vídeos de conceitos da Microsoft são sempre tão bonitos, meu sonho que um dia cheguem aos produtos finais.
Não consigo usar o Docs, parece ser bem mais difícil
A única coisa que entendi do vídeo é que agora vai ser tudo transparente.
Achei o vídeo muito bem feito, mas inútil. Não deu pra observar as mudanças. Meu trabalho é 100% realizado no Office (Excel, Word, outlook, teams e sharepoint). Os menus são bons, mas muitos recursos úteis ficam ocultos ou difíceis de se achar rápido, por outro lado, vários outros recursos inúteis que ficam aparecendo o tempo todo. Espero ver uma simplificação e otimização da suíte. Microsoft tem não tem um histórico bom com simplificado (painel de controle).
esse vídeo mais parece algo de um episódio de black mirror do que algo que a microsoft tenha a intenção de entregar
Eu até hoje não entendo pq o mecanismo do Excel é fórmulas, se 90% dos usuários não são matemáticos. O PROCV poderia muito bem ser um botão que a pessoa clica, escolhe o que ela deseja encontrar e a tabela onde quer pesquisar e pronto. Não tem a mínima necessidade de fazer fórmulas difíceis que qualquer errinho fica tudo errado. Sinto que a suíte parou em 2005. Monopólio é ruim por isso, se tivesse concorrência à altura aposto que teríamos algo mais intuitivo. Google Sheets infelizmente só quer imitar o Excel, Google perdendo uma grande oportunidade.
Acho o Procv do Libreoffice melhor. Em geral o Calc do Libreoffice mantem boa compatibilidade com o MS Office, mas pra algumas coisas uso o Softmaker Office,
mais compatível.
Correção: São 6 estilos diferentes.
Fluent (Pós Windows Build 1903), MDL2 (Windows 10), Metro (Windows 8/8.1), Aero (Ainda é usado como engine do Windows 10, só ver na instalação do Windows), Windows Classic (Windows 2000/95/98) e por baixo do capô: MS-DOS.
Uma fórmula simples com Procv vc faz em 0,1s. Se tiver que clicar em um, dois, ou até mais ícones, lá se vão vários segundos. A produtividade, pra quem já tem prática, vai pro espaço.
E agrupar várias janelas em abas, cadê? Desde o finado addon Office Tabs, que parou de funcionar a contento a partir do Office 2013, sinto falta disso. É um recurso de produtividade tão simples que fica difícil entender o porquê de não haver essa opção ainda.
Curiosamente o Softmaker (Office Indie) tem isso.
Eu estou falando de estilos de ícones, então o que está embaixo do capô e DOS, não entram na conta.
Vc disse bem, pra quem tem prática. 10% tem essa agilidade. Os outros 90% tem dificuldade com fórmulas e ficaria muito mais intuitivo em forma de menus.
A verdade é que esse menu já existe, e está dividido em categorias.
Mas não está tão acessível quanto deveria.
Você que é da AU, como eu: usa AutoCAD na interface clássica ou ribbon? kkk
Eu tiro quase todos os ícones. Desenho pelo teclado. Mas nunca gostei da ribbon, pq ocupa espaço demais.
Para fórmulas simples vc tem as janelas. Basta clicar no botão da função. É bem intuitivo e ela explica item a item do que compõe a fórmula.
Agora, à medida em que a fórmula se torna mais longa, o que é normal para quem trabalha com Excel, a digitação pelo teclado é mais rápida.
Acho que a grande dificuldade das pessoas é que muitas delas não sabem usar o Excel além de formulas mais simples como soma, média.
O Procv, proch já confunde muito o leigo.
Então faz parte da curva de aprendizado.
Nossa não dá pra ver nada no vídeo, acho que ainda é um conceito beeem inicial. E pelo histórico da MS com design, tome tempo para chegar. Mas espero que fique bonito, realmente o Office ainda tem a interface nada amigável (acredite, quase ninguém sabe mexer no PP ou Excel).
Windows sempre se inspirando no KDE e agora o Office inspirando-se no Google Docs…
Pior que é bem isso…
Eu nunca entendi o Ribbon. Concordo que ele é mais acessível que os antigos menus escondidos, porém ele tem graves defeitos de usabilidade:
Os ícones mudam de tamanhos e posições de acordo com o tamanho da tela, destruindo a memória muscular; A depender do que você selecionar, novas abas irão aparecer, essas com cores, deixando tudo ainda mais confuso; A maioria das funções mais usadas estão escondidas em abas secundárias, enquanto a primeira aba tem diversas coisas sem utilidade; Conflita ou até impede uma interface com abas (talvez por isso até hoje o Office não tenha abas); Ocupa muito espaço vertical, o que não faz sentido em telas widePra mim, a prova de que o Ribbon não funciona é que ele não é adotado por todos os programas da Microsoft, e dificilmente você vê outra empresa utilizando tal recurso.
De resto, vamos aguardar pra ver em que década essa nova interface é lançada. A equipe de design da Microsoft é ótima em fazer lindos vídeos sobre recursos que nunca serão lançados, como o fluent design ou os “novos” ícones do Windows.
Eu achei o conceito do novo painel de controle bem superior, o antigo era muito confuso e inconsistente.
O problema é que a Microsoft fez o serviço pela metade, e até hoje temos que conviver com dois (!!) paineis de controle no Windows.
Confuso talvez, mas o problema com o modelo atual é que muitas configurações estão muito escondidas ou em alguns casos foram removidas.
Pra mim isso é remover funcionalidades e é mais importante que ser confuso e inconsistente
Achei muito bonito. Acho q é mesmo o fim dos designs coloridos… chato q não deu pra observar se será prático assim…
Vira logo a Branca de Neve que é mais fácil