Este será o novo visual do Microsoft Office

Nova interface marcará o fim do Ribbon, adotado desde o Office 2007 e depois integrado a outros produtos da Microsoft

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Office (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft divulgou nesta terça-feira (21) uma prévia da futura interface que será utilizada em aplicativos do Office no computador, no celular e na web nos próximos anos. O novo visual, que marcará o fim de um estilo lançado com o Microsoft Office 2007, quer aumentar o foco e reduzir as distrações na tela.

Eu lembro bem do Office 2007: ele trouxe a primeira grande alteração visual na suíte de produtividade da Microsoft depois de anos de recursos escondidos em menus e barras de ferramentas estreitas. Batizada de Ribbon, a interface se baseava em abas que agrupam os vários recursos de acordo com suas categorias. As ferramentas ficavam em faixas mais altas, com ícones maiores, facilitando o uso em telas de toque.

A interface Ribbon foi implantada aos poucos em outros produtos da Microsoft (até no Paint!) e sofreu adaptações estéticas nos últimos anos, perdendo os tons azulados e amarelados em todo lugar, mas o conceito permaneceu o mesmo. Até agora: o chefe de design do Microsoft Office, Jon Friedman, publicou imagens de interfaces que focam mais no que o usuário está produzindo, não nos recursos dos aplicativos.

Novo Office terá menos distrações

O novo visual será parecido com o que a Microsoft já adota no serviço de comunicação Teams: o destaque das telas será um campo de busca e uma faixa contextual que mostrará comandos relevantes “no momento certo, exatamente quando você precisar deles”. Para quem estava acostumado com um monte de botões na tela, é estranho ver esses conceitos do Word, Excel e PowerPoint:

Novo visual do Microsoft Office

“Para reduzir o estresse e a ansiedade que as distrações criam, perguntamos a nós mesmos, como fabricantes de produtos, como podemos botar menos tarefas no seu caminho ou reduzir o número de notificações. Como podemos ajudá-lo a se sentir bem em fazer uma pausa no trabalho para voltar com uma capacidade de foco renovada? Quais itens visuais irrelevantes podemos remover para que seu conteúdo, não a interface, se torne o único foco?”, diz Friedman no blog Microsoft Design.

Novo visual do Microsoft Office

Uma inteligência artificial poderá “te ajudar de forma proativa em experiências de aplicativos individuais”, apontando erros em fórmulas no Excel ou sugerindo datas de conclusão de tarefas no Planner, mas a ideia é que ela forneça recursos contextuais para que os aplicativos sejam mais integrados e se comuniquem de forma mais natural entre si.

Novo visual do Microsoft Office

Não há uma data exata de quando o novo design será lançado, mas as primeiras mudanças devem aparecer “em um ano ou dois”. A empresa também conduz estudos globais para entender como as pessoas estão trabalhando durante a pandemia de COVID-19 e desenvolver suas interfaces de acordo com as necessidades dos usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados