Início » Saúde » KFC vai testar nuggets de frango feitos em impressora 3D

KFC vai testar nuggets de frango feitos em impressora 3D

O KFC promete que este tipo de produção dos nuggets diminui 25% das emissões de gases do efeito estufa e não causa dano aos animais

André FogaçaPor

O KFC anunciou que vai começar a testar uma forma diferente de produzir os nuggets que são vendidos na rede de frango frito: por impressão 3D. A ideia envolve tecnologia de carne com base em planta, além de moléculas de frango e tem a Rússia como campo de testes inicial.

kfc frango frito nuggets

A empresa que é responsável pela impressão dos nuggets é a 3D Bioprinting Solutions, que conseguiu criar uma mistura que utiliza carne de frango feita em laboratório, com moléculas de frango mesmo e que consegue criar tecidos e até órgãos internos do animal. O restante do nuggets vem de base de plantas, mais ou menos como estão fazendo outras empresas em hambúrguer, como a Impossible lá dos Estados Unidos ou a Futuro aqui no Brasil.

Do lado do KFC a empresa oferecerá todo material que é necessário, seja por condimentos e especiarias, indo até para a parte de panificação que vai na farinha para a crocância da fritura. A rede americana de frango garante que produzir carne em laboratório resulta em textura e sabores quase idênticos ao do animal, mas sem a adição de qualquer complemento que geralmente vai na ração das aves.

Como a carne é produzida a partir de células em laboratório, também fica de fora o abate de cada frango, mas não há informação de onde é a origem da célula – que pode ser de células multiplicadas de um frango somente ou que resulta em um abate inicial.

O primeiro mercado que receberá estes nuggets é o da Rússia, em Moscou e o início da venda está marcada para algum momento entre setembro e dezembro deste ano. A concorrência já vem utilizando fontes alternativas para proteína do lanche, como é o caso do Burger King que até no Brasil tem versão da carne feita com base em plantas.

Com informações: KFC.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

David Marques Neves (@David_Marques_Neves)

Inicialmente já com 90% frango apenas , mas que irão diminuindo até lançarem o Frango Frito Vegano, “muito mais vegano, ecológico, com proteção nanomolecular contra COVID-19, 21, etc…” com 100% soja e outros vegetais geneticamente “melhorados”.

Juan Hatzfeld dos Santos (@JuanHS)

o futuro é vegano!

imhotep (@imhotep)

Eu não tenho nada contra veganismo.
Mas o pessoal precisa aprimorar os dotes culinários.
Andei indo nuns lugares com uma comida bem fraquinha.
Tem tanta coisa gostosa e tanto prato interessante com legumes e em muitos lugares veganos insistem com a porcaria da carne de soja ou fazem pratos que não têm nenhum gosto.

Quanto a essa carne 3D, achei bem estranha e não sei se quero provar.

Thiago Calazans (@calazans)

Fui em poucos lugares, mas ainda bem que todos lugares veganos que fui tinham comidas bem gostosas. Foda mesmo é o preço

David Diniz (@daviddiniz)

Só por que você quer não é?

Thiago Calazans (@calazans)

Achei interessante, não pretendo parar de comer carne, mas me preocupo com o impacto ambiental que pode ser causado para continuar o fornecimento de carne como é feito hoje em dia. E pode ser interessante até quem está inclinado a ser vegetariano/vegano, por preocupação da preservação dos animais.

Thiago Calazans (@calazans)

Cê nem leu né lek?

Fernando Val (@fval)

Vejo o vaganismo como uma religião e o problema de todas é que não se baseiam em fatos, mas em fé.

Mas concordo que há veganos chatos. Esse são iguais os religiosos radicais.

Adoraria soltá-los na savana africana para eles entenderem o que é a natureza de verdade e que não estamos no topo da cadeia alimentar por força e sim por causa do cérebro.

imhotep (@imhotep)

Eu como carne 1x por semana porque não me faz bem a digestão.
Então já contribuo com toda essa parada.
Não pretendo parar de comer carne tb, a não ser, como já é, por alguma questão de saúde.

@ksio89

Carne 3D com base vegetal

A (@ksssskkkks)

tecnicamente ainda vão usar frango para fazer parte disso. honestamente qual o problema em simplesmente fazer um nugget 100% vegetal normal?? (pergunta retórica)

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Caraca que bagulho nojento. To de boas

Eu (@Keaton)

Esse futuro vegano é tipo o ano do Linux, né?

Mas esse tipo de produto ainda deve precisar ser aprovado pra consumo pelo FDA, não? O que deve requerer muitos anos de testes e etc… tem de ver a aceitação, se não vai ficar com gosto daqueles nuggets que tinham até cartilagem e osso lá nos USA…

² (@centauro)

Sinceramente, pra mim a “carne” vegana só precisa ser tão gostosa, barata e saudável quanto carne, seja essa “carne” vegana feita laboratório ou não.
Checando essas três caixinhas, não vejo motivos pra não consumir “carne” vegana.

*Por barata e saudável, eu quero dizer ter preço parecido ou menor e não trazer nenhum malefício extra à saúde em comparação à carne (válido principalmente para as de laboratório). Claro que comparar malefícios à saúde é complicado, mas enfim.

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Seria interessante, trocar uma ideia com alguns leões vegetarianos hahaha