O WhatsApp Pagamentos não é a única investida do Facebook em serviços financeiros: a empresa também planeja oferecer produtos como micro-empréstimos, seguros e pensões. Na Índia, o aplicativo de mensagens fechou parcerias com os maiores bancos para incluir pessoas de baixa renda ou que moram em zonas rurais ao sistema financeiro do país.
- WhatsApp libera QR Code para empresas que dispensa número do telefone
- Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro?
A Índia é o maior mercado do WhatsApp no mundo, com 400 milhões de usuários, logo à frente do Brasil, que ocupa a segunda posição. O Facebook trabalhou com o HDFC, maior banco do país, além do ICICI e do Kotak Mahindra, para desenvolver produtos voltados para a população desbancarizada.
Segundo o chefe do WhatsApp na Índia, Abhijit Bose, “nosso objetivo coletivo nos próximos dois a três anos deverá ser ajudar os trabalhadores de baixa renda e a desorganizada economia informal a acessarem facilmente três produtos: seguros, microcrédito e pensões”.
Os testes serão feitos nos próximos meses e, dependendo dos resultados, o WhatsApp poderá investir na parceria com os bancos para ampliar a oferta de produtos financeiros. Bose espera que algumas das apostas funcionem na Índia e futuramente sejam replicados em outros países nos quais o aplicativo atua, segundo o TechCrunch.
Os serviços de crédito se somarão ao WhatsApp Pagamentos, recurso para transferir dinheiro para usuários e empresas que também foi testado pela primeira vez na Índia, em meados de 2018. A empresa ainda aguarda a aprovação final do Banco Central da Índia para expandir o serviço de pagamentos para todos os usuários.
No mercado brasileiro, o WhatsApp Pagamentos chegou em junho em parceria com Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, mas o serviço foi suspenso pelo Banco Central uma semana após o lançamento por risco de “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade. As bandeiras Visa e Mastercard tentam a liberação do recurso do WhatsApp no Brasil.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Será que o whatsapp(facebook) será apenas uma interface para unir os usuários e bancos neste momento ? Ou ele esteja fazendo isso para atuar diretamente no futuro (reduzindo dependência do dinheiro da publicidade) ?
Espero que tenha uma UI bem explícita pra isso.
Sdds quando um app de mensagem só serve pra manda msg
Então torça pra que os superapps não tomem conta do ocidente (difícil não acontecer).
Somos 2. Não gostei de app de banco virando app de compra (Inter), e já n estou gostando do whatsapp tbm
Olha a WeChatização do Zap aí.